A HISTORIA NA EDUCAÇÃO
Por: Juliana Goettinaer • 3/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 72 Visualizações
O docente e a comunidade escolar possuem diversos documentos que são referencias e norteiam seus trabalhos. Sendo um deles a BNCC (Base Nacional comum curricular), ele é um documento criado para as organizações de ensino em instituições públicas e privadas, sendo uma referência para preparação e elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o Ensino Básico. Este documento põe em andamento o que está previsto no artigo Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Segundo essa Lei, é dever do Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”. Segundo o site, a Lei 11.645 de 2008 à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) alterou o artigo 26, e nele é definido a obrigatoriedade do ensino sobre cultura e história afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. Como conteúdo programático no artigo fica incluído: “diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”. Essa abordagem do negro, o seu papel social, o seu espaço na História, sua cultura Afro-Brasileira e sua inserção no nosso continente. Sabemos que é através da ciência acerca da diversidade cultural e um diálogo equilibrado entre as culturas e consequentemente entre as pessoas que é possível explorar e apropriar-se de conhecimentos que se propõem a identificar suas origens, torna-se fundamental e indispensável, para então podermos nos reconhecer como parte importante da História na qual estamos inseridos, colaborando para elevar e aumentar seus aspectos sejam eles: biológicos, físicos, econômicos e econômicos. Como citado pela autora Ana Cláudia: “O uso do documento histórico na escola exige tratamento didático, oportunizando ao aluno dialogar com realidades do passado, construindo o sentido de análise e contribuindo para a significação do saber histórico adquirido O estudo dessa cultura é a parte fundamental para a construção da identidade e entendimentos de todos.” Com isso, busquei uma atividade para as crianças em que elas pudessem reconhecer a influência e a importância dos negros para a cultura brasileira.
Atividades:
Manifestações culturais: Primeira atividade seria apresentar aos alunos o significado do termo “manifestações culturais”, pediria também que eles pesquisassem algumas das manifestações culturais afro-brasileiras. Os alunos iriam observar atentamente e descrevê-las em detalhes, conforme suas vivências e percepções. Para mobilizar os alunos e possibilitar uma reflexão levantaria as seguintes questões:
- Qual a etnia da maioria das pessoas que aparecem nas imagens?
- Qual destas manifestações culturais você já vivenciou em seu dia a dia?
- Como você vivenciou esta manifestação? O que achou dela?
- Quais destas manifestações você sabe o nome?
- Quais destas manifestações você conhece alguma característica? O que você conhece?
- Qual a etnia das pessoas representadas na imagem?
- Por que as letras foram coloridas de verde, amarelo e azul?
- Qual o significado da expressão afro-brasileira?
- Você conhece alguma manifestação da cultura afro-brasileira? Vamos tentar lembrar de algumas delas através das imagens a seguir.[pic 1]
Seria apresentado a elas imagens de algumas manifestações sem introduzir o nome da manifestação cultural presente nela. Segue abaixo algumas imagens que seria apresentado:
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6][pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10][pic 11]
Após a exposição oral dos alunos, seria solicitado aos mesmos que registrem no caderno as descobertas que fizeram, podendo ainda que fosse registrado em forma de texto coletivo. Como: o que é uma manifestação cultural, o que é uma manifestação cultural afro-brasileira, exemplos de manifestações culturais afro-brasileiras. Debatendo a importância de valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras Após a inserção e o trabalho da atividade 1, finalizaríamos o estudo desta temática, debatendo com os alunos a importância de valorizar as manifestações que eles próprios destacaram na atividade anterior. Para dinamizar a discussão seria exposto o vídeo “Lua de São Benedito” (6min25seg.) que aborda a importância de se preservar a Festa da Congada. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m1KVT6ELXPw.
...