A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Por: vanessaferreira3 • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera Educacional
TUTORA CARLA DE OLIVEIRA
PROJETO MULTIDICIPLINAR II
A importância do brincar
Novembro 2014
O brincar e a sua importância.
O ato do brincar na educação infantil possibilita a descoberta e o aprendizado. É uma maneira de identificarmos as dificuldades e conhecermos melhor o aluno e entende-lo.
É através da brincadeira que a criança passa o tempo faz descobertas e mostra a sua personalidade e dificuldades.
Para a criança, brincar é um processo permanente de descoberta.
É um processo flexível que mostra a importância do brinquedo na área motora cognitiva e afetiva da criança.
A brincadeira facilita a compreensão, a autoestima a interação e as descobertas do mundo.
Piaget identifica que ao ato do brincar desenvolve a inteligência da criança através do equilíbrio entre assimilação e acomodação, e a construção do conhecimento.
O jogo como forma de desenvolvimento infantil contribui na confiança que a criança tem e conduz a fantasia e a criatividade da criança.
Com base na teoria de Emília Ferreiro e Piaget percebemos que é um excelente recurso pedagógico a ser usado quando a criança entra na escola.
Os primeiros anos de vida da criança são muito importantes para a formação futura.
O estimulo a aspectos motores, cognitivos e afetivos são importantes assim à brincadeira ou os jogos entram no contexto da realidade cultural doa aluno.
O brinquedo é um ótimo mediador entra a criança e a realidade, é uma forma de adequar a criança ao mundo externo de forma agradável.
Para que aja o ato do brincar é fundamental que a criança viva em sociedade só assim a criança aprende a brincar, a expressar a afetividade e aprende também que se ganha e também se perde.
É muito importante também que o professor seja mediador desta ação, e que próprio acredite na importância de tal fato.
Um método muito importante e muito usado são as brinquedotecas. É um espaço criado para favorecer a brincadeira e o desenvolvimento do aluno.
É um espaço onde temos vários cantinhos espaços bem criativo bem decorado, um espaço magico criado para dar oportunidade às crianças de brincar de forma enriquecedora.
As dificuldades que o ato brincar enfrenta.
Percebe- se que a família e professores querem que a criança aprenda a ler e escrever o quanto antes, querem lhe passar mais conteúdo, pois acham que assim e melhor para seu desenvolvimento. Com isso o lúdico muitas vezes fica deixado de lado.
O brincar ainda é visto por algumas pessoas com algo improdutivo.
Uma das grandes dificuldades encontradas no campo educacional tem sido também conciliar os conteúdos das diversas disciplinas e o oferecimento de atividades lúdicas. Muitas vezes a escola oferece os conceitos das disciplinas distante da realidade dos alunos.
Percebi também a falta de recursos nas escolas, nem todas tem os materiais necessários para trabalhar as atividades. Geralmente as professoras costumam improvisar.
Um fator muito critico também é o a família que ainda vive nos tempos de que escola era somente para ler e escrever, e quando as crianças chegam em casa contando que brincaram bastante os pais acham ruim. Não entendem que o lúdico faz parte da alfabetização.
...