A IMPORTÂNCIA DO GESTOR EDUCACIONAL FRENTE À INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Por: Paola Nahuana • 14/11/2019 • Artigo • 5.094 Palavras (21 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
FAC
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR EDUCACIONAL FRENTE À INSTITUIÇÃO DE ENSINO
CAMILA
Francisco Beltrão- PR
Outubro-2018
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
FAC
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR EDUCACIONAL FRENTE À INSTITUIÇÃO DE ENSINO
CAMILA
Artigo científico apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de especialista no curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar do Instituto Souza– Paraná.
Francisco Beltrão- PR
Outubro-2018
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR EDUCACIONAL FRENTE À INSTITUIÇÃO DE ENSINO
CAMILA
RESUMO
O gestor é de suma importância para um bom funcionamento da instituição escolar, ao trabalho em grupo bem como para a aprendizagem do educando. E o mesmo deve compreender, e conhecer o processo que embasam toda e qualquer administração escolar assim o gestor é um sujeito desse essencial para escola estimula o sucesso e toda equipe. Esse artigo, primeiramente visa apresentar importância do gestor escolar , o papel que o mesmo desempenha, apresentou-se também a sua função essencial, pois tudo o que o cerca está em constante mudança. Posteriormente as transformações ocorridas acerca do papel dos gestores historicamente, além d o trabalho do mesmo desenvolvido juntamente com os professores. Vale ressaltar também a importância do mesmo para o aprimoramento da participação da família assim percebeu-se que o gestor deve desenvolver junto a toda a equipe da escola o espírito de liderança de modo que o mesmo possa motivar a todas as pessoas envolvidas, vendo assim todas as exigências do desenvolvimento de uma instituição de ensino.
Palavras-chaves: Instituição Escolar; Equipe; Liderança; Gestor Escolar.
1-INTRODUÇÃO
Através da gestão escolar se possibilita uma maior e ativa colaboração da comunidade na instituição de ensino de maneira a ajudar na escolha das decisões a serem seguidas pela entidade, às diretrizes organizacionais que embasam dos professores a sua atuação, servindo como um canal no qual os agentes sociais possam ter uma possibilidade de dar sugestões acerca dos elementos os quais são relevantes á implantação de um ensino efetivo e qualitativo.
Atualmente a sociedade almeja uma educação, escola que possua qualidade, assim para que esse ideal se efetue a mesma deve ter metodologias que ajudem na gestão escolar, inserindo em sua estrutura a ativa participação da comunidade, buscando estabelecer uma tentativa de coordenar praticas com o intuito de proporcionar o melhoramento da própria estrutura institucional.
De acordo LIBÂNEO (2008) os termos, organização, administração e a gestão escolar são utilizados nos processos organizacionais com o significado de articulação das partes de um todo, com a intuito de promover condições fundamentais para realização de ações. Desse modo, administrar se resume ao ato de governar por em prática o conjunto de normas e funções. Em síntese gestão significa gerir, administrar, dirigir e controlar.
Em prol da efetivação do ensino de fato é fundamental agir de maneira competente onde o diálogo, o companheirismo ético sejam utilizados pelos profissionais que trabalham na educação. O Gestor escolar se caracteriza tal como o administrador de forma democrática da comunidade escolar, o qual faz a orientação de seus servidores nas ações a serem tomadas pela escola devendo atender as diversidades, desenvolvendo assim o senso de responsabilidade, bem como deve ser aberta ao diálogo, além de estimular o espírito de colaboração por meio de uma ação de uma atuação em grupo.
Pois o papel do diretor se apresenta como um líder, um sujeito que consegue aglutinar os anseios, desejos e expectativas da comunidade escolar simultaneamente em que articula o engajamento e participação de todas as pessoas que fazem parte da instituição escolar na gestão de um projeto comum. (LIBÂNEO, 2001)
LUCK (2005) discorre que o papel do gestor se mostra como aquele que faz a relação de conhecimentos e habilidades nas áreas: administrativas; relacionamento interpessoal e pedagógico, além da reflexão sobre as suas ações, para que desse modo possa liderar de forma competente na instituição escolar.
Assim, esse artigo teve como objetivo demonstrar a suma importância do Gestor Educacional dentre a instituição escolar além de analisar qual é o seu papel e perceber como se desenvolve essa organização escolar buscou-se perceber e estudar o papel efetivo na elaboração de discussões planejamento e encaminhamentos nas instituições escolares conjuntamente a comunidade professores e demais envolvidos utilizando-se do Projeto Político Pedagógico (PPP) numa gestão democrática participativa.
2- A FUNÇÃO ESSENCIAL DA GESTÃO ESCOLAR
A questão sobre gestão Educacional vem ganhando espaço, sendo mais discutida e isso devido à importância e a essencialidade da participação de forma consciente de todos os sujeitos envolvidos na instituição de ensino. As dificuldades e desafios a serem vencidos surgem para direção e docentes frente aos fatos sociais que por conseqüência influenciam o ensino em sua totalidade. LIBÂNEO (2008) discorre que a organização, administração e gestão escolar são termos utilizados nos processos organizacionais, onde organizar tem como significado articulação das partes de um todo, promovendo condições essenciais para realização de uma ação. administrar se resume ao ato de governar colocar em prática um conjunto de normas e funções, assim gestão significa em suma gerir e administrar dirigir e controlar
...