A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO NÃO ESCOLAR
Por: Bellcardoso • 6/5/2018 • Projeto de pesquisa • 2.760 Palavras (12 Páginas) • 964 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇAO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA
EM PEDAGOGIA[pic 1][pic 2][pic 3]
MARIA ISABEL CARDOSO GONÇALVES
A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO NÃO ESCOLAR DE INHUMA (CAPS - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL)
Inhuma-PI
2017
MARIA ISABEL CARDOSO GONÇALVES[pic 4]
A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO NÃO ESCOLAR DE INHUMA (CAPS - CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL)
Projeto de Pesquisa exigido como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos Teórico-metodológicos da Pesquisa Educativa II, Orientadora Professora Mestra: Amanda Ribeiro da Silva.
Inhuma-PI
2017
SUMÁRIO[pic 5]
1. Introdução ........................................................................................................... 03
1.1 Tema e delimitação do tema ....................................................................... 03
1.2 Justificativa .................................................................................................. 03
1.3 Problema ...................................................................................................... 04
1.4 Questões norteadoras ................................................................................ 04
1.5 Objetivos geral ............................................................................................. 04
1.6 Objetivos específicos .................................................................................. 04
2 Referencia Teórico .............................................................................................. 05
2.1 O pedagogo no espaço escolar ..................................................................05
2.2 O pedagogo no espaço não escolar............................................................06
3 Metodologia ..........................................................................................................08
3.1 Modalidade de pesquisa e abordagem ........................................................08
3.2 Campo de pesquisa .......................................................................................08
3.3 Sujeito da pesquisa .......................................................................................09
3.4 Instrumento de pesquisa ..............................................................................09
4 Cronograma ..........................................................................................................10
Referências Bibliográficas
1 – INTRODUÇÃO
1.1- Tema e Delimitação
A atuação do profissional tantos nos espaços escolares como não, precisa ter uma reflexão mais ampliada, esse trabalho vai enfatizar essa aprendizagem nas organizações e as mudanças sobre o real valor do pedagogo, tendo a necessidade de integrar sua condição de qualidade de vida, reforçando a responsabilidade e inclusão social.
A figura do pedagogo atuando em espaços não escolares ainda é um pouco incompreendida pela sociedade, precisam-se mostra que o Pedagogia vai muito além de uma simples sala de aula o Pedagogo tem vários horizontes a serem desbravados. Muitos não entendem como a pedagogia, ligada somente a os espaços educacionais, pode ter um vínculo social, mais uma prova desse processo educativo é inter-relacionar o desenvolvimento da sociedade com os diversos espaços de interação social.
A instituição escolhida foi o CAPS (Centro De Atenção Psicossocial) da Cidade de Inhuma-PI, que atende pessoas com problemas mentais que necessitam de atendimentos não só educacionais mais também sociais. Ela conta com serviço de um pedagogo que é responsável por desenvolver projetos que façam a interação com todos os envolvidos.
Uma das grandes dificuldades dos pedagogos é de não saberem onde usarem os seus conhecimentos. As organizações passam a ser, espaços de processos de aprendizagem, saber como cada pessoal constroem seu conhecimento e como eles se aplicam a sua realidade.
1.2 – JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido de acordo com a curiosidade e interesse de se entender e explicar aos demais que o Pedagogo vai além da sala de aula.
Com o interesse e a curiosidade de se conhecer o perfil profissional do pedagogo nas instituições não formais escolhe esse tema para abordar as importâncias da profissão e como se dá a inserção dos pedagogos nas instituições não escolares.
Com as diversas mudanças que vem ocorrendo nos últimos anos, pode-se perceber a interversão das mudanças nas áreas da educação e profissionais de várias áreas, no qual demais relevâncias nesse projeto o pedagogo.
Esse trabalho tem como objetivo investigar e apresentar a relação ao perfil do pedagogo que opera nos espaços não formais, realizando o enfoque do novo profissional na qual a sociedade requer, mostrando a capacidade de integrar a dimensão e a preocupação com as práticas pedagógicas e gestão do trabalho comunitário.
1.3 – PROBLEMA
Com essa tema pretendo descobrir a verdadeira importância do pedagogo nos espaços não formais especificamente no CAPS (Centro De Atenção Psicossocial) de Inhuma, analisando cada etapa no ambiente de trabalho.
Esclarecer a função dele e a grande relevância que ele tem para os demais colegas de trabalho, assim dando ênfase a seus projetos e avaliações feitas pelo Pedagogo. Nessa entendimento busco responder a seguinte questão: Qual a importância do pedagogo nos espaços não escolares?
1.4 – QUESTÕES NORTEADORAS
- Qual a importância no Pedagogo no espaço não escolar?
- Qual os projetos que o Pedagogo desenvolvem nesse ambiente?
- Como é feito o trabalho do Pedagogo nesse tipo de espaço?
1.5 – OBJETIVO GERAL
Analisar o papel do pedagogo e sua importância nas instituições não escolares, como fator importante na sua construção como profissional.
1.6 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Discutir a contribuição do pedagogo nos espaços não escolares;
- Descrever o papel do pedagogo no Centro de Atenção Psicossocial de Inhuma-PI;
- Identificar as dificuldades de atuação nesses espaços não escolares.
2 - REFERENCIAL TEÓRICO
Podemos seguir várias profissões e profissionais sendo substituídas por novas técnicas e com novos encargos no conhecimento e no perfil do profissional. Como educadora e futura professora de pedagogia, senti a necessidade desta pesquisa com a vontade de mostrar aos demais pedagogos a capacidade de execução no ambiente que ultrapassem as unidades escolares e aumentar suas áreas de atuação assim se tornando bastante importante e cada vez mais procurados. Para isto é muito importante que o curso ofereça elementos que façam com que os profissionais tenham segurança e procurem se perfeiçoar cada vez mais. É preciso que a universidade disponibilize ao aluno materiais e espaço para que possa pesquisar e atuar nessa área, pois a pedagogia vai muito além de uma simples sala de aula o curso de pedagogia nos disponibilizar trabalhar em diversas áreas inclusive nos espaço não escales onde a profissão ainda é um muito desconhecido e tem pouco recursos.
...