A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: parasempre2001 • 12/3/2021 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é “o não brincar”. É através do brincar que a criança se relaciona com o mundo, com as pessoas que estão ao seu redor e com ela mesma. Através das brincadeiras, ela expõe o que sabe e aprende coisas novas, de acordo com o ambiente em que ela esta inserida. Essas categorias incluem: o movimento e as mudanças da percepção resultantes essencialmente da mobilidade física das crianças; a relação com os objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e associação entre eles; a linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para brincar; os conteúdos sociais, como papéis, situações, valores e atitudes que se referem à forma como o universo social se constroem e finalmente, os limites definidos pelas regras, constituindo-se em um recurso fundamental para brincar. Estas categorias de experiências podem ser agrupadas em três modalidades básicas, quis sejam brincar de faz de conta ou com papéis, brincar com materiais de construção e brincar com regras.
Por meio das brincadeiras os professores podem observar e construir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem. É preciso que o professor tenha consciência que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa. Através da brincadeira a criança, pesquisa, percebe, questiona, se orienta, cria normas, obedece as regras, imagina, resolve problemas, aprende a regular seu comportamento de acordo com as situações, a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos, cria relações sociais com os outros sujeitos, crianças e adultos. Desenvolve seu aspecto físico motor, aspecto social, emocional artístico, lúdico, percepção do mundo, interação, diversidade e individualidade, proximidade com as práticas sociais reais, aprendizagem significativa e conhecimentos prévios. [pic 1]
Título do jogo: Jogando e Aprendendo.
Objetivos:
Aprender a preservar o meio ambiente.
Dar exemplo com cartazes de como podemos contribuir de forma positiva para a conservação do meio ambiente, como a separação do lixo.
Conscientizar nossos alunos da importância de preservar o meio ambiente.
Material necessário:
6 - caixas de sapatos ou latas de leite.
5 - tintas guache, azul, verde, vermelho, amarelo, laranja.
1 – dado.
2 sacolas plásticas identificadas uma como lixo orgânico e a outra como inorgânico.
Folhas de papel ofício pra confeccionar as fichas de perguntas.
CONSTRUÇÃO DO JOGO
Pinte cada lata com as cores pedidas, depois de secas identifique cada uma por tipo de lixo. Ex. azul (papel), verde (vidro), vermelho (plástico), amarelo (metal), laranja (pilha e bateria). Nas folhas de ofício escreva ou digite 24 ações corretas e erradas sobre o lixo em forma de fichas. Nas caixas ou latas enumere de acordo com a quantidade que tem no dado, ou seja 1 à 6 e dentro das caixas coloque 4 fichas que estará escrita as ações.
...