A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Érica Nunes • 20/5/2022 • Relatório de pesquisa • 391 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
TEMA: “A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL”.
A proposta do tema foi por causa da experiência vivida durante o estágio supervisionado na educação infantil, onde pude entender como o lúdico é importante e que as crianças precisam brincar, no jogo elas erram, tentam, ariscam, criam, ou seja, aprendem. Porque a criança aprende brincando e brinca aprendendo. E a brincadeira favorece o saber, o conhecimento e a compreensão do mundo.
O objetivo desse trabalho é de esclarecer a importância dos jogos no contexto da educação infantil, mostrando que o lúdico é um importante no processo ensino e aprendizagem, pois, através do lúdico as crianças desenvolvem além de suas capacidades afetivas, motoras e cognitivas, como possibilitam a construção da sua autoconfiança e autonomia, qualidades fundamentais para seu desenvolvimento.
Este trabalho foi elaborado através de levantamentos bibliográficos de autores que falam sobre o tema proposto, e com uma pesquisa de campo na unidade Irmã Dourado, buscando informações quanto a importância dos jogos na construção do conhecimento, especialmente na educação infantil.
Na pesquisa de campo, eu pude aprender que nós educadores temos o papel de motivador, pois, educar não se limita a repassar informações e sim ajudar a desenvolver as potencialidades do indivíduo. Nós ¬ enquanto educadores ¬ devemos recuperar a ludicidade das nossas crianças, pois ao brincar, elas adquirem não só conhecimentos escolares, mas também sobre a vida. Educar é preparar para a vida.
Jogos e brincadeiras realizadas com as crianças na unidade Irmã Dourado
• Dentro e fora; Toca do coelho; Caixa surpresa; Morto-Vivo; Caixa de sensações; Que Som é esse?; Caminho Colorido.
Autores estudados que se destacam:
• KISHIMOTO (2003) grande estudiosa sobre o assunto no Brasil. A autora fala da função lúdica: O brincar e jogar é um processo natural da vida de cada sujeito, por isso o lúdico, reúne dentro da mesma situação o brincar e o educar. É a especificidade do brinquedo educativo.
• PIAGET (1978) a ludicidade é a mostra do desenvolvimento da inteligência que está ligada aos estágios do desenvolvimento cognitivos, ou seja, a atividade lúdica é o berço das atividades intelectuais da criança por isso, indispensável à prática educativa.
• VYGOTSKY (1994) a criança sempre está aprendendo, antes de desenvolver suas habilidades e capacidades, aprende através de influências externas, é um ser interativo. As teorias de Vygotsky e Piaget são diferentes sobre o desenvolvimento cognitivo, porém, os dois autores reforçam a importância do brincar no desenvolvimento infantil.
...