A IMPORTANCIA DO COORDENADOR PEDAGOGICO
Por: ludmilapdias • 19/7/2021 • Monografia • 11.670 Palavras (47 Páginas) • 384 Visualizações
Ludmila dos Passos Dias
A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DIANTE DAS NECESSIDADES DA ESCOLA
Vitória – ES
2017
Ludmila Passos Dias
A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DIANTE DAS NECESSIDADES DA ESCOLA
Artigo, apresentado a Faculdade Entre Rios do Piauí ( FAERPI) no qual aprendemos as bases teóricas e os apontamentos para a importância do coordenador pedagógico diante das necessidades da escola integrando conhecimentos e princípios de diversas ciências. sob a orientação do professor :Mateus Duarte .
VITÓRIA – ES
2017
A IMPORTÂNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DIANTE DAS NECESSIDADES DA ESCOLA
Ludmila dos Passos Dias
RESUMO
Este trabalho discute como surgiu e qual é o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente sua atuação diversificada dentro da unidade escolar, local do exercício de liderança deste profissional, certamente se mostram pontuais na organização e desdobramento das atribuições do coordenador em relação ao seu papel, em relação ao seu compromisso teórico-metodológico, ao estabelecimento de ensino um clima organizacional propício ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que respeite as distintas vozes que se apresentam no âmbito escolar. Por meio de uma revisão de literatura, de discussões e análise de vivências no cotidiano da escola, selecionei alguns pontos recorrentes para a discussão do objeto de estudo, o que me possibilitou a constatar que a prática pedagógica se constrói pela contribuição de todos os atores sociais, cujo sujeito facilitador, pode ser materializado, dentre outros, na figura do coordenador pedagógico.
Palavras-chave: como surgiu, formação de professores, coordenador pedagógico
ABSTRACT
This paper discusses how the pedagogical coordinator came to play in the daily life of the school in front of his diversified performance within the school unit, the place where the professional's leadership is exercised. They are sure to be punctual in the organization and unfolding of the coordinator's duties in relation to his / her role , In relation to its theoretical-methodological commitment, to the educational establishment an organizational climate conducive to the development of a pedagogical work that respects the different voices that present themselves in the school scope. Through a review of literature, discussions and analysis of experiences in the daily life of the school, I selected some recurrent points for the discussion of the object of study, which enabled me to verify that the pedagogical practice is built by the contribution of all social actors , Whose facilitator subject can be materialized, among others, in the figure of the pedagogical coordinator.
Keywords: how it came about, teacher training, pedagogical coordinator
INTRODUÇÃO
A realidade contemporânea demanda profissionais da educação críticos e transformadores de um panorama de perplexidade diante das aceleradas mudanças sociais, das novas configurações do mundo do trabalho e das novas exigências de aprendizagem. Como afirma Alarcão (2008: 32).
O grande desafio dos professores é ajudar desenvolver nos alunos, a capacidade de trabalho autônomo e colaborativo, mas também, o espírito crítico. O desenvolvimento do espírito crítico se faz no diálogo, no confronto de ideias e de práticas, na capacidade de ouvir o outro, mas também ouvir a si próprio e de auto criticar. E isto só é possível num ambiente humano de compreensiva aceitação.
Se a escola como instituição não quiser estagnar, deve interagir com as transformações ocorridas, no mundo e no ambiente que a rodeia. Deve entrar na dinâmica atual marcada pela abertura, pela interação e pela flexibilidade. As instituições, à semelhança das pessoas são sistemas abertos, estão em permanente interação com o ambiente que as cerca, que as estimula ou condiciona que lhes cria contextos de aprendizagem.
A educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino, para que isso se torne realidade são necessárias ações que sustentem o trabalho em equipe. As organizações precisam cada vez mais de profissionais responsáveis, dinâmicos e inteligentes, com habilidades para resolver problemas e tomar decisões.
Um desses profissionais é o coordenador pedagógico, que tem que ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é necessário percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informações e refletindo sobre sua prática como nos fala Nóvoa (1992: 36) “a experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação”. Com esse pensamento ainda é necessário destacar que o trabalho deve acontecer com a colaboração de todos, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre pronto para motivar a sua equipe. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização do profissional.
A atribuição essencial do coordenador pedagógico está associada ao processo de formação em serviço dos professores. Processo denominado de Educação Continuada, tanto nos textos oficiais de secretarias municipais e estaduais de educação, como na literatura recente sobre formação em serviço. A Educação Continuada se faz necessária pela própria natureza do saber e do fazer humano, como práticas que se transformam constantemente.
A formação continuada de professores justifica-se para que se criem condições geradoras de competências e inovações para intervenções propositivas nas situações que vão ocorrendo. É uma concepção de formação que faz das práticas profissionais dos professores contextos de “requalificação do coletivo de trabalho.” (NÓVOA, 1992: 32). É o conhecimento construído naquilo que Schon (1987 apud ALARCÃO 2008) designa por reflexão na ação e reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação.
...