A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO AMBIENTE PEDAGÓGICO
Por: Dafne Beatriz • 25/3/2018 • Artigo • 16.119 Palavras (65 Páginas) • 308 Visualizações
ETEP FACULDADES
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO AMBIENTE PEDAGÓGICO
Edineide Maria Sousa Santos
Thais Eriana De Paula Correia
Jacareí
2015
TERMO DE APROVAÇÃO
Edineide Maria de Sousa santos
Thaís Eriana De Paula Correia
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO AMBIENTE PEDAGÓGICO
Trabalho de conclusão do curso em Pedagogia, licenciatura plena, pela ETEP Faculdades, apresentado a banca examinadora, formada pelos professores abaixo:
____________________________________________________________________
Jacareí
2015
AGRADECIMENTOS
Ao meu Deus pela dádiva da vida, e por ter ajudado a manter a fé nos momentos mais difíceis. Ele que tem me sustentado me livrado de todo mal e me dado saúde física mental e espiritual, por tudo que tens feito na minha vida. Aos meus pais Francisco e Maria Angelita, que torcem e intercedem por mim.
Aos meus três filhos, Eduardo Felipe, Dáfne Beatriz e Matheus, que são minha base meu referencial, minhas heranças, o meu esposo Paulo que me acompanhou em todo esse processo, teve paciência e entendimento na minha falta, os meus professores que acreditaram em mim, e me fizeram entender que eu poderia ir além. Pra mim essa foi uma das melhores fases de minha vida, aprendi muito, em cada experiência que experimentei etambém aos meus professores, pela dedicação.
Edineide Maria de Sousa Santos
Eu agradeço a Deus por ter nos dado sabedoria em ter escolhido esse tema, agradeço a minha amiga Edineide pela parceria, por acreditar numa educação com qualidade, e que podemos fazer a diferença na vida de uma criança, com respeito, carinho e afetividade.
Thaís Eriana de Paula Correia.
DEDICATÓRIA
Dedico a Deus, pois sem ele eu não teria forças pаrа continuar essa longa jornada, por ter me dado fôlego, força, coragem e determinação.
Dedico também ао meu esposo, Paulo Santos, qυе de forma especial е carinhosa mе dеυ força е coragem, mе apoiando nos momentos de dificuldades, e aos meus queridos filhos Eduardo Felipe, Dáfne Beatriz e Matheus, qυе embora não tivessem conhecimento disto, mas iluminaram de maneira especial os meus pensamentos mе levando а buscar mais conhecimentos. Е também aos meus pais, Francisco е Maria Angelita, а quem еυ oro todas às noites e sou grata pela a existência.
Edineide Maria de Sousa Santos
Dedico esse trabalho a Deus, e a minha família, e a todas as futuras pedagogas que podem usar a afetividade no ambiente escolar, para conquistar seus alunos, e motiva-los a sempre estudar. E dedico esse trabalho a professora Elenice Turci.
Thais Eriana De Paula Correia
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................
CAPÍTULOI - AFETIVIDADE E EDUCAÇÃ......................................
- A Afetividade na Educação
- A Pedagogia do Afeto
CAPÍTULOII - AFETIVIDADE: PONTO FORTE PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM..........................................
CAPÍTULO III - O PROFESSOR AFETIVO AJUDANDO A SUPERARAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.............................................
3.1 A Relação Professor e aluno – O afeto quebrando barreiras....
CONSIDERAÇOES FINAIS.....................................................................
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
RESUMO
Com base na visão de alguns teóricos, este trabalho trata da importância do afeto na relação professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem, visto que é a inclusão ou não do afeto no processo educativo que norteará a conduta do educando na vida pessoal e social. Na sala de aula, muitas vezes, alguns professores têm privilegiado os conteúdos escolares esquecendo-se de que, ali estão seres humanos em busca de um espaço ou um olhar que possibilite a construção de uma aprendizagem. Nossa proposta enquanto, profissional da educação, é refletir sobre a importância de uma tomada de consciência do nosso papel para possibilitarmos ao aluno, um desenvolvimento afetivo sadio, que o leve à Construção de uma personalidade autônoma, atuando como sujeito de si mesmo. É através da afetividade que o aluno adquire autonomia e confiança para desempenhar uma das tarefas mais difícil da vida. Ele aprende a aprender, e isso é muito gratificante para o professor.É imprescindível ver o aluno como ser individual pensante que constrói o seu mundo, espaço e o conhecimento com sua afetividade, suas percepções, sua expressão, sua crítica, sua imaginação, seus sentidos. A afetividade no ambiente escolar contribui para o processo ensino-aprendizagem considerando uma vez, que o professor não apenas transmite conhecimentos, mas também ouve os alunos e ainda estabelece uma relação de troca. Deve dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, expondo opiniões, dando respostas e fazendo opções pessoais.É importante destacar que a afetividade não se dá somente por contato físico; discutir a capacidade do aluno, elogiar seu trabalho, reconhecer seu esforço e motivá-lo sempre, constituem formas cognitivas de ligação afetiva, mesmo mantendo-se o contato corporal como manifestação de carinho.
...