A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: embea • 12/6/2019 • Projeto de pesquisa • 3.503 Palavras (15 Páginas) • 729 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA- MODALIDADE A DISTÂNCIA
CLECI DA SOUZA CAVALLARI
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CÉU AZUL
2019
CLECI DA SOUZA CAVALLARI
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá.
Profa . Me. Kethlen Leite de Moura
CÉU AZUL
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 8
3 OBJETIVOS 9
3.1 GERAL 9
3.2 ESPECÍFICOS 9
4 INDICAÇÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO 10
5 METODOLOGIA 13
5.1 Pesquisa Bibliográfica ……………………………………………………………...13
5.2 Pesquisa Documental ……………………………………………………………....13
5.3 Pesquisa Qualitativa………………………………………………………………...14
6 CRONOGRAMA......................................................................................................14
REFERÊNCIAS 1
1 INTRODUÇÃO
O termo Ludicidade é utilizado e vem sendo debatido por várias pessoas, principalmente por professores. Segundo o dicionário Aurélio ludicidade significa: “qualidade do que é lúdico”.
Ludicidade são atividades de caráter livre, para que uma brincadeira seja considerada lúdica ela deve ser de escolha da criança participar ou não dela (HUI ZINGA, 1996; BROUGÈRE 2010).
Atualmente observa-se a necessidade da ludicidade estar sempre presente no cotidiano escolar, isso vem contribuindo com as concepções psicológicas e pedagógicas do desenvolvimento infantil. Dessa forma as atividades lúdicas ajudam a vivenciar fatos e favorecer aspectos da cognição.
Brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino-aprendizagem e para que se estruturem também os conceitos de interação e cooperação.
As brincadeiras permitem que o (a) professor (a) trabalhe com o concreto ou abstrato, permite diversas maneiras e formas das crianças realizarem determinada atividade proposta, prevalecendo um aprendizado significativo e divertido.
A pesquisa tem como objetivo descrever a importância da ludicidade na Educação Infantil. Visa apresentar uma revisão bibliográfica sobre a relevância da ludicidade na Educação Infantil para o aprendizado e desenvolvimento das crianças que são sujeitos históricos, sociais e culturais.
A partir das discussões e leituras acerca do tema proposto na pesquisa, buscou-se responder ao problema de: qual a relevância da ludicidade para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que frequentam a Educação Infantil?
2 JUSTIFICATIVA
A educação infantil é a fase inicial da vida escolar da criança, onde ela se desperta para o mundo de curiosidades e aprendizagem, sendo o professor responsável em organizar e incentivar a criança pela busca pelo interesse.
A ludicidade é fundamental na aprendizagem das crianças da educação infantil e o seu uso como recurso pedagógico ajuda na construção da identidade cultural e na formação de indivíduos, além de desenvolver a atenção memória e imaginação.
A ludicidade não se delimita apenas aos jogos, as brincadeiras e aos brinquedos, ela está relacionada a toda atividade livre e prazerosa, podendo ser realizada em grupo ou individual. As brincadeiras na Educação Infantil são atividades lúdicas bastante utilizadas pelos professores (as) nas salas de aula, elas representam muito mais do que um “faz de conta”, é um momento privilegiado, que oferece as crianças a possibilidade de experimentarem situações novas, compartilharem experiências, bem como as preparam para superar novos desafios.
Através dessa pesquisa, buscamos apresentar a forma que o brincar ajuda na aprendizagem e no desenvolvimento psicomotor cognitivo e afetivo das crianças principalmente na etapa mais significativa do ser humano na educação infantil.
3 OBJETIVOS
3.1 GERAL
Compreender a importância da brincadeira na educação infantil, observando como a brincadeira pode contribuir para o desenvolvimento da criança.
3.2 ESPECÍFICOS
1. Analisar se são desenvolvidas atividades lúdicas no maternal II;
2. Propor atividades lúdicas que estimulem o ensino aprendizagem;
3. Desenvolver o aprendizado através de jogos pedagógicos e brincadeiras que estimulem o coletivo, a cooperação e a capacidade de raciocínio e interação das crianças.
4 INDICAÇÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO
Para a compreendermos a aprendizagem e o desenvolvimento dos sujeitos, seguimos os estudos de Vygotski, nos baseando na Teoria Histórico-Cultural. Vygotski ao longo da sua trajetória de estudos buscou compreender a origem e o desenvolvimento do homem, principalmente com relação ao desenvolvimento dos processos psicológicos e da história individual.
Afirmava
...