A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
Por: elegal • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 832 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
1 TEMA
Neste trabalho será abordada a importância da metodologia cientifica na elaboração de trabalhos cientificos aos graduandos que ingressam nas universidades.
2 OBJETIVOS
Objetivo geral
O objetivo da metodologia cientifica é resgatar no aluno a capacidade de pensar para então comprovar a lógica, o rigor e a coerência nas suas pesquisas científicas.
Objetivos específicos
- Reconhecer a importância da Metodologia Científica no processo ensino-aprendizagem;
- Despertar o interesse pela pesquisa;
- Refletir sobre a importância da leitura;
3 JUSTIFICATIVA
A Metodologia cientifica é a disciplina que ensina as normas técnicas que devem ser seguidas nas pesquisas científicas. É considerada como a ciência que ensina a pesquisar a partir de métodos científicos. Ou seja, vai inserir o aluno no mundo dos procedimentos racionais, sistemáticos e lógicos para a construção do seu conhecimento acadêmico de maneira que possa compreender e avaliar os vários métodos disponíveis para a realização de seu trabalho acadêmico. Segundo Severino (2000) Metodologia é [...] um instrumental extremamente útil e seguro para a gestação de uma postura amadurecida frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação universitária enfrenta. [...] São instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo intrínseco do ensino e da aprendizagem universitária.
De acordo com Ruiz (1985, p.16): O objetivo da Metodologia Científica é tomar os neo-universitários pela mão e caminhar ao seu lado, acompanhando-os em seus primeiros passos de vida universitária, indicando o caminho certo na procura do saber superior, iluminando problemas para que melhor possam vê-los a assumir e a desenvolver hábitos de estudo e técnicas de trabalho que tornem realmente produtivos os anos de vida universitária, tão preciosos e, não raro, tão mal aproveitados.
No entanto, além da Metodologia Científica introduzir o aluno no mundo dos procedimentos lógicos, sistemáticos e racionais, ela instiga o mesmo a pensar. Segundo Libânio (2001, p. 39): O primeiro objetivo da disciplina de Metodologia Científica é resgatar em nossos alunos a capacidade de pensar. Pensar significa passar de um nível espontâneo, primeiro e imediato a um nível reflexivo, segundo, mediado. O pensamento pensa o próprio pensamento, para melhor captá-lo, distinguir a verdade do erro. Aprende-se a pensar à medida que se souber fazer perguntas sobre o que se pensa.
Mas pensar não é tudo. Além de pensar, é necessário agir. O pensamento impulsiona o ser humano na busca de novos conhecimentos, tornando-o crítico e criativo para então, produzir novas formas de conhecimento dos quais possa se beneficiar. De acordo com Beirão (2010): “O desafio da universidade contemporânea é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é ‘dominar o desconhecimento’, ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa”.
Ainda, com a Metodologia Cientifica o aluno terá que se apropriar da arte da leitura, pois só ela vai ensiná-lo a pensar e ampliará sua capacidade intelectual. Segundo Ruiz (1985, p.35), “A leitura amplia e integra os conhecimentos, desonerando a memória, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência pelo contato com formas e ângulos diferentes sob os quais o mesmo problema pode ser considerado”. O referido autor assevera: “[...] Quem lê constrói sua própria ciência; quem não lê memoriza elementos de um todo que não se atingiu [...]”.
Vê-se então que, quem lê mais quase sempre sabe mais, ela constitui em fator decisivo de estudo, pois propicia ampliação de conhecimentos, obtenção de informações, abertura de novos horizontes para a mente e a sistematização do pensamento. A leitura oferece grandes oportunidades, independentemente da área de atuação profissional, pois como afirmam Lakatos e Marconi (2007, p. 15): ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte dos conhecimentos é obtida através da leitura, que possibilita não só a ampliação, como também o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou científico.
...