A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: daniarantes • 28/4/2019 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 148 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
DANIELE DE SOUZA ARANTES
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA UM APRENDIZADO EFETIVO
Varginha
2009
IDENTIFICAÇÃO
Daniele de Souza Arantes – RU: 138532
Telessala: Varginha/MG
Tutor: Antônio Carlos Figueiredo
TEMA
O presente projeto se propõe a pesquisar sobre A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil para um aprendizado efetivo.
PROBLEMA
O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intra-uterina realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento. Os movimentos são capazes de expressar o que sentimos, os nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente. O movimento humano é construído em função de um objetivo, a partir de uma intenção como expressividade íntima.
Partindo deste pressuposto e relacionando-o à Educação, pode-se dizer que é na Educação Infantil que a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal, localizando-se no tempo e no espaço. É por meio dos movimentos (atividades), que as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
Diante do exposto é que se questiona: Qual a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil para um aprendizado efetivo? Como deve ser o trabalho do professor para com os pequenos aprendizes? Deve-se utilizar de brincadeiras soltas ou direcionadas?
OBJETIVOS
Pretende-se com este projeto fazer um estudo a respeito da Psicomotricidade na Educação Infantil, bem como saber como deve ser a conduta do educador no trabalho diário de maneira a contribuir para o desenvolvimento psicomotor adequado para cada faixa etária para que aconteça um aprendizado efetivo.
JUSTIFICATIVA
O movimento é o veículo de comunicação e transformação do indivíduo sobre o mundo que o rodeia. O corpo, a mente, o outro, o eu, a ação, o pensamento, a percepção, o real, o imaginário, a expressão, o afeto, estão estritamente ligados na criança desde a primeira idade e com o passar do tempo vão se diferenciando e cada qual tomando sua função no desenvolvimento do indivíduo.
Wallon (1995) relata que o movimento não é puramente um deslocamento no espaço, nem uma simples contração muscular, e sim, um significado de relação afetiva com o mundo, assim, o movimento é a única expressão e o primeiro instrumento do psiquismo. Neste contexto, pode-se dizer que o desenvolvimento motor é precursor de todas as demais áreas.
Partindo destes conceitos é que se justifica este projeto, pois a psicomotricidade está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo, pois a abordagem da Psicomotricidade permite ainda, a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
A psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que auxilia o educador a promover ações preventivas e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, desde que o professor esteja sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno (lembrando, que as crianças passam por fases diferentes uma das outras e cada fase exige atividades propicias para cada determinada faixa etária), colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto, estabelecendo com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado.
...