A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COLABORATIVAS ENTRE GESTORES E PROFESSORES
Por: Fabiana_123456 • 30/4/2016 • Artigo • 3.686 Palavras (15 Páginas) • 469 Visualizações
INSTITUTO MINEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – IMES[pic 1]
FACULDADE DE PINHAIS – FAPI
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
FABIANA RODRIGUES DA COSTA
A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COLABORATIVAS ENTRE GESTORES E PROFESSORES
GOVERNADOR VALADARES
2015
[pic 2]
FABIANA RODRIGUES DA COSTA[pic 3]
A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COLABORATIVAS ENTRE GESTORES E PROFESSORES
Artigo apresentado ao Curso de Pós-graduação em Gestão Educacional do Instituto Mineiro de Educação Superior – IMES, como requisito parcial para obtenção do título de Gestão Educacional.
Professora Orientadora Sandra Locatelli.
GOVERNADOR VALADARES
2015
[pic 4][pic 5]
A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COLABORATIVAS ENTRE GESTORES E PROFESSORES
Fabiana Rodrigues da Costa [1]
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das relações interpessoais colaborativas entre gestores e professores. Trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório. A importância deste estudo se justifica pela necessidade de formação de atitudes colaborativas no interior das escolas, promovendo relações interpessoais capazes de promover um ambiente educativo mais acolhedor e estimulador do conhecimento. Os resultados bibliográficos mostram que a escola em um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas colaborativas entre gestores, professores e alunos. O trabalho realizado em equipe ou em colaboração entre todos os envolvidos no processo pedagógico favorecerá a melhoria da aprendizagem e a consolidação da gestão democrática. Dessa forma, as práticas colaborativas são importantes para a formação de uma escola comprometida com a gestão democrática escolar. Alunos, professores, especialistas e gestores devem discutir e aprender a trabalhar de forma colaborativa, tendo em vista as finalidades da educação que traz consigo a transformação social de cada educando e o exercício da cidadania.
PALAVRAS-CHAVE: Escola. Atitudes Colaborativas. Gestores. Professores.
THE IMPORTANCE OF INTERPERSONAL RELATIONS BETWEEN COLLABORATIVE MANAGERS AND TEACHERS[pic 6]
ABSTRACT
This article aims to discuss the importance of collaborative interpersonal relationships between managers and teachers. This is a bibliographic and exploratory study. The importance of this study is justified by the need to form collaborative attitudes within schools, promoting interpersonal relationships that promote a more welcoming educational and stimulating environment of knowledge. Bibliographic results show that the school in a privileged space for the development of collaborative practices between managers, teachers and students. The work as a team or in collaboration between everyone involved in the educational process would allow better learning and the consolidation of democratic management. Thus, collaborative practices are important for the formation of a school committed to democratic school management. Students, teachers, experts and managers should discuss and learn how to work collaboratively, in view of the purposes of education that brings a social transformation of each student and the exercise of citizenship.
KEYWORDS: School. Collaborative attitudes. Managers. Teachers.
[pic 7]
SUMÁRIO[pic 8]
INTRODUÇÃO 6
1 RELAÇÕES COLABORATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR 7
2 RELAÇÕES COLABORATIVAS ENTRE GESTORES E EDUCADORES 12
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo discutir a importância das relações interpessoais colaborativas entre gestores e professores. A educação implica numa relação entre pessoas para alcançar determinado fim pedagógico, podendo ser este a promoção do conhecimento, formação de atitudes, exercício da cidadania e melhoramento do ser humano, no entanto, estes fins somente podem realizar na colaboração entre os agentes educativos.
Trata-se de um estudo bibliográfico e exploratório. A pesquisa bibliográfica é uma forma de levantamento de livros sobre o assunto, artigos, revistas através da realização de leituras, fichamentos, anotações e resumos sobre os autores pesquisados. A pesquisa exploratória, por sua vez, tem como proposta prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o problema de pesquisa a ser investigado. Este tipo de pesquisa é utilizado para aumentar o conhecimento do autor sobre o tema. (MATTAR, 2005).
A importância deste estudo se justifica pela necessidade de formação de atitudes colaborativas no interior das escolas, promovendo relações interpessoais capazes de promover um ambiente educativo mais acolhedor e estimulador do conhecimento.
A colaboração e a cooperação surgem como conceitos importantes a serem interpretados numa educação dialógica, esta que tem a proposta de libertar o ser humano da ignorância, da opressão, que valoriza a qualidade do ensino desde uma proposta conjunta, unificada de ação entre pedagogos e professores.
Dessa forma, a gestão democrática pode se efetivar com prática de relações interpessoais colaborativas. A escola aberta a todos e principalmente com o princípio de respeito e valorização da diversidade terá o desafio de construção coletiva e conjunta de uma proposta educativa democrática.
1. RELAÇÕES COLABORATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR
O trabalho pedagógico tem em sua organização e essência a dimensão da coletividade. A escola é construída a partir de relações entre alunos e alunos, alunos e professores, professores e professores, diretores e comunidade escolar.
...