TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Por:   •  29/10/2021  •  Artigo  •  7.956 Palavras (32 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 32

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Josiane Lino da Silva[1]

Faculdade da Aldeia de Carapicuíba

José João Alencar[2]

Faculdade da Aldeia de Carapicuíba

RESUMO

Este trabalho de pesquisa tem como finalidade observar e analisar a importância do brincar na educação Infantil, pois muitos ainda não adquiriam a técnica do dos jogos e brincadeiras na escola e o quanto e importante trabalhar o desenvolvimento do aluno através dos jogos, esta pesquisa levou a entender melhor na necessidade de se trabalhar a brincadeira, pois ela é um meio de aprendizagem prático, portanto usar de métodos diferenciados colaboram com um conteúdo mágico na aprendizagem, pois se trata de uma descoberta maravilhosa para se fazer a diferença na construção da aprendizado, temos que ter uma visão pedagógica ampla, que possamos mudar as diferentes formas de educar. O brincar já é da natureza de todas as crianças, portanto ao analisar melhor a questão da brincadeira podemos acrescentar algo em seu desenvolvimento cognitivo. Nesta pesquisa percebemos que os jogos tem a função de educar e uma boa investigação será possível transmitir meio concreto da desenvoltura da criança.

Palavras-Chave: Brincar, Desenvolvimento, Lúdico.

ABSTRACT

This research aims to observe and analyze the importance of play in early childhood education, because many have not yet acquired the technique of the games and activities at school and how important working student development through games, this research led to better understand the need to work to play, because it is a means of practical learning, so use different methods work with a magical content in learning, because it is a wonderful discovery to make a difference in the construction of learning, we have that have a broad educational vision, we can change the different ways to educate. The play is already the nature of all children, so to better address the issue of play we can add something in their cognitive development. In this research we realized that the game has the function of educating and a good research will be possible to transmit through concrete child's resourcefulness.

Keywords: Playing, Development, Recreation.

INTRODUÇÃO

        Escolhi este tema pelo fato de que a importância da Brincadeira na Educação Infantil e muito importante onde, porque envolve a criança, pois devido algumas injustiças, quem acaba sofrendo com a má colocação de alguns educadores e as crianças, pois eles acabam sendo o alvo da falta de profissionalismo dos educadores, sendo assim e de total confiança ter Educadores mais capacitados para tal função, onde e preciso mais experiências e estudos e manter sempre profissionais qualificados de bom conhecimento para que  evite grandes erros e  assim obter êxito no desenvolvimento e sem afetar o Público Alvo, que seria o nossos pequenos aprendiz. E preciso que haja muita atenção, dedicação e carinho em suas devidamente funções. Com o apoio da Secretaria da Educação junto aos órgãos institucional e possível manter a organização no trabalho e projeto pedagógico dos Professores e para que não haja mais esses tipos de atividades sem um apoio de educadores que são capazes de fazer a diferença  na vida de uma criança, e preciso mais conhecimento e renovação em sua formação, pois hoje vivemos em um mundo renovado e cheio de novidades e cada vez mais vêm se multiplicando ao decorrer das mudanças. Precisamos acabar com a insegurança de alguns profissionais da área que acham que tudo é difícil de desenvolver e principalmente dar a oportunidade a novos formandos que vêm chegando para fazer a diferença em nosso meio educacional.

Nos anos pré-escolares a brincadeira é um meio fundamental para a criança resolver os problemas emocionais que fazem parte de seu desenvolvimento. A brincadeira é também um dos métodos característicos da manifestação infantil  um meio para perguntar e explicar. A professora precisa de uma compreensão intuitiva desses fatos se quiser auxiliar a criança nos problemas penosos que inevitavelmente existem e que os adultos tantas vezes ignoram e ela necessita desenvolver e usar sua compreensão do significado da brincadeira para a criança em idade pré-escolar.

Os objetivos deste trabalho foram realizar investigações sobre a importância do brincar para a aprendizagem, seu papel fundamental na socialização, assim como no enriquecimento do vocabulário e na aquisição de conceitos. Assim este trabalho visa transformar as brincadeiras infantis em um ato de amor aos nossos futuros aprendiz, crianças de varias gerações que nunca tiveram a oportunidade e nem o conhecimento do quanto às brincadeiras e tão importante quanto, para o seu desenvolvimento emocional e sentimental, na realidade muitas crianças não tem acesso ao mundo da diversão e do encantamento e acabam que achando que nunca terão este sonho realizado.

Na realidade o que podemos dizer é que devido ao respeito ao nosso público alvo as crianças e as opiniões de alguns educadores eles exigem que tenha mais atenção no desenvolvimento Infantil através dos Jogos e brincadeiras, pois ultimamente está havendo muita falta de compreensão e atitude da parte dos Educadores não levando em consideração a importância das brincadeiras dentro de uma instituição.

        Diante desta reflexão nos deparamos com a seguinte problematização: O que se pode fazer para melhorar a situação de algumas escolas que ainda, praticam as brincadeiras de um modo prático sem sentido e não levando a criança a pensar a agir e sentir o prazer da brincadeira em sua vida?

Neste sentido devemos perceber que

Uma das tarefas centrais do desenvolvimento nos primeiros anos de vida é a construção dos sistemas de representação, tendo papel-chave neste processo a capacidade de “jogar com a realidade”. É neste sentido que podemos dizer que o jogo simbólico constitui a gênese da metáfora, possibilitando a própria construção do pensamento e a aquisição. (KISHIMOTO, 2009, p. 46,47).

        No percurso teórico para realização deste trabalho, buscamos a fundamentação em Vigotsky, Kishimoto, Piaget, entre outros. Esta busca nos forneceu conteúdo para o entendimento do tema abordado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (483.8 Kb)   docx (373.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com