A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: nilmara2015 • 19/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 424 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
NILMARA GONDIM SANTOS RA: 8514843615
DAIANE AP.BRANCO DOS SANTOS RA: 409385
ELIANE BATISTA DOS SANTOS RA: 8742130116
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Pesquisa apresentado á disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para elaboração do Artigo científico do Curso de Pedagogia do 7º Semestre – Centro de Educação à distância– Anhanguera/UNIDERP.
RIBAS DO RIO PARDO – MS
2017
SUMÁRIO
2 – JUSTIFICATIVA.......................................................................................................3
3 – OBJETIVO..................................................................................................................5
4 – REVISÃO TEÓRICA..................................................................................................6
5 – METODOLOGIA........................................................................................................8
6 – CRONOGRAMA .......................................................................................................9
7 – BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................10
2 – JUSTIFICATIVA
O grupo escolheu este tema, pois e um assunto de grande valia, para todos nós estudantes de pedagogia e também para as pessoas que já atuam como professora na Educação Infantil, compreende o desenvolvimento da criança.
Nós e a maioria dos acadêmicos já atua na área de Educação Infantil e essa pesquisa os ajudara entender melhor o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças por meio do ato de brincar, pode ser com brinquedos ou através de brincadeiras.
Constata-nos uma grande felicidade ao ver uma criança brincando, então escolhemos esse tema tão importante na vida de uma criança “ a importância do brincar na aprendizagem da criança na educação infantil”. Como nós acadêmicos estamos inseridos na Educação Infantil e achamos muito relevante o grande desenvolvimento da criança durante e depois do ato de brincar e interagir com outras crianças da mesma idade.
Como muitos pais pensam que o papel da Educação Infantil é só cuidar, não eles estão muito enganados, durante o brincar as crianças aprendem umas com as outras a se socializarem, com novas atitudes, geram novas capacidades que desenvolvem habilidades extraordinários da descobertas desse novo mundo cheio de oportunidades. Para comprovar meu pensamento, Vigotski afirma que a brincadeira proporciona aprendizado fazendo com que a criança se relacione com o outro, entenda as relações humanas, seu papel nela, construindo sua identidade.
A fase do brincar é a mais importante na vida de uma criança, não importa se são jogos, com brinquedos ou em brincadeiras, todos desenvolve a criança em algo especifico e desenvolvimento cognitivo e o prazer proporcionado por eles.
O brincar é uma característica da infância, traz prazer e satisfação a criança, além de desenvolver todos seus aspectos cognitivos, afetivo, motor e social, favorecendo o aprendizado, pois é brincando que o ser humano se toma apto a viver em sociedade em um mundo com múltiplas culturas, é o mais completo dos processos educativos, porque desenvolve o intelecto, o emocional e o corpo da criança. Brincar oportuniza a criança a se desenvolver seus conhecimentos sobre o mundo, ai entra o papel do professor de suma importância desenvolver e aplicar as atividades pedagógicas lúdicas com múltiplas possibilidades para ser utilizada como recurso de aprendizagem e desenvolvimento.
Nessas oportunidades de brincar a criança desenvolve a imaginação que lhe permite entrar e criar objetos para mundos imaginarias de extrema felicidade e prazer, nas brincadeiras as crianças também desenvolve os aspectos motores do corpo, aperfeiçoem movimentos, melhoram muito a concentração, equilíbrio e raciocínio desenvolve seus músculos e desenvolve seu próprio corpo.
Esperam –se contribuir com a realização deste trabalho para a formação acadêmica dos autores do trabalho, como também para a sociedade entender que a criança precisa brincar para aprender e se desenvolver seu corpo e seus conhecimentos também por meio da ludicidade.
Aprende- nos por meio desse estudo que a Educação Infantil abre portas para que as vivencias em grupos desta faixa etária torne –se significativa no processo de aprendizagem atual e futuras. Por meio deste comprovamos e os autores nos ajudaram a confirmar ainda mais que as crianças precisam de momentos em suas vidas de aprendizagem prazerosa para um grande desenvolvimento através do brincar.
3 – OBJETIVOS
- Objetivo geral: Identificar a importância do brincar na aprendizagem e desenvolvimento da criança de educação infantil, conscientizando sobre a necessidade de estar sempre realizando brincadeiras com as crianças.
- Objetivos específicos: os objetivos pretendem primeiramente constatar sobre o uso de brincadeiras no aprendizado das crianças, depois oportunizar atividades lúdicas para se tirar um proveito educativo das crianças e refletir sobre o brincar considerando-o um modo de aprender.
4 – REVISÃO TEÓRICA
A fundamentação é baseada em teórica Lev S.Vygosti, pois ele afirma que o brincar ajuda na aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Pelo brincar, diz Vigostsky (1991), “a criança reorganiza suas experiências. Oferecer oportunidades para a criança brincar é criar espaço para a reconstrução do conhecimento”.
Outra teoria utilizada será o filósofo Friedrich Froebel 1996, foi ele quem introduziu o brincar para educar e desenvolver a criança da pré escola, pois para ele as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem das crianças e não apenas diversão.
De acordo com Kishimoto (1994) ele diferencia brinquedo, brincadeiras e jogo ao considerar brinquedo como objeto, suporte de brincadeira, brincadeira como a descrição de uma conduta estruturada, com regras e jogo para designar tanto o objeto e as regras (brinquedo e brincadeira). È necessário, então considerar o jogo dentro do contexto em que é utilizado, a atitude daquele que joga e o significado dado ao jogo pelo observador (professor, psicólogo, pais, dentre outros).
...