TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 8

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor:eliude silva.

                                                               Maria ferreira

Prof. Orientador; Soraia Vitor

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED ) – Estágio II

11/03/2020

RESUMO

O planejamento escolar é muito importante na construção da avaliação, ao qual promove e desenvolve o aprendizado do aluno, garantindo assim o conhecimento dos conteúdos e verificando se o aluno está aprendendo aqueles assuntos que estão sendo ensinados pelo professor em sala de aula. O professor como mediador tem um papel fundamental em passar os conteúdos na sala de aula e fazer com o que isso envolva a todos, ou seja todos os alunos precisam obter conhecimentos daquilo que está sendo ensinado.

Palavras-chave: Avaliação, Ensino Fundamental, Professores.

1 INTRODUÇÃO

       O próprio professor deverá observar se os se seus assuntos estão sendo absorvidos pelos alunos. Fazer uma prova diagnóstica com os alunos é bem comum más no início do ano letivo é de extrema importância que os professores possam verificar, analisar e procurar localizar o que os alunos já sabem fazendo uma avaliação diagnóstica, onde ele irar perceber as maiores dificuldades dos alunos, onde ele possa elaborar seus planos de aula e utilizar metodologias que possam ajudar a esses alunos a uma compreensão melhor do que eles ainda não sabem e reforçar o que eles já sabem e com isso melhorar o desempenho dos alunos e trazer melhorias no rendimento escolar.

Avaliamos o êxito de qualquer ensino não pela capacidade de reprodução que o aluno tem do que lhe foi apresentado como informação ou caso exemplar, mas pela sua capacidade de construir soluções próprias a novos problemas, ainda que para isso ele recorra àquilo que lhe foi colocado como caso exemplar, ou seja, que ele lance mão das ‘soluções canônicas’ que lhe foram apresentadas. Demo (1996, p.186)

      Falar sobre planejamento já podemos observar que ele funciona como um norte onde o professor irá desenvolver, para que o professor consiga alcançar seus objetivos é essencial fazer um bom planejamento. Organizar as atividades e conteúdos elaborados para os dias de aula semanalmente, mensalmente ou até mesmo quinzenalmente o professor irá desenvolver sua metodologia baseada na realidade da sua turma ao qual ele já pode conhece-la através do diagnóstico.

"Para que a avaliação diagnóstica seja possível, é preciso compreendê-la e realizá-la comprometida com uma concepção pedagógica. No caso, considerarmos que ela deva estar comprometida com uma proposta pedagógica histórico-crítica, uma vez que esta concepção está preocupada com a perspectiva de que o educando deverá apropriar-se criticamente de conhecimentos e habilidades necessárias à sua realização como sujeito crítico dentro desta sociedade que se caracteriza pelo modo capitalista de produção. A avaliação diagnostica não se propõe e nem existe uma forma solta isolada. É condição de sua existência e articulação com uma concepção pedagógica progressista". (LUCKESI 2003, p.82).

2 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÕES

O planejamento é fundamental, tudo que envolve dentro de uma escola envolve planejamentos. O professor precisa está presente no processo de interação do aluno, utilizando a didática que possibilitam a aprendizagem do educando fazendo com que os alunos se forme cidadãos consciente.

 A Didática é um dos campos teóricos (ou teórico-metodológicos) mais específicos da função docente, pois dominar bem uma área de conhecimento não nos faz professores, mas especialistas naquela área; se adicionarmos saberes éticos e de cultura geral, passamos a ser pessoas interessantes especialistas em determinada área de conhecimento. Mas para que nos tornemos professores, educadores de profissão, devemos dominar ainda os saberes pedagógicos, que têm na Didática seu eixo articulador. Vasconcellos (2011, p. 33)

 

    O planejamento em si permite que o educador também se avalie, ele pode observar onde ele está falhando e onde pode melhorar, nem todos os planejamentos saem exatamente da maneira que foi elaborado, as vezes a turma pode estar mais agitada e o professor acabe não conseguindo passar todo o conteúdo, e faz com que ele retome aquela aula ou atividade em um outro momento. A avaliação é algo indispensável pois é com a avaliação que o professor pode observar em qual nível os alunos estão, se tem rendimento no processo educativo,

[...] uma ação ampla que abrange o cotidiano do fazer pedagógico e cuja energia faz pulsar o planejamento, a proposta pedagógica e a relação entre todos os elementos da ação educativa. Basta pensar que avaliar é agir com base na compreensão do outro, para se entender que ela nutre de forma vigorosa todo o trabalho educativo. Hoffmann (2008, p.17)

 Ao chegar na escola os alunos já trazem consigo conhecimentos da sua própria cultura, modo que vive, religião, cada um tem sua cultura o professor deve respeitar a todos e incluir a todos em seus planejamentos. O professor utiliza-se de diversas metodologias em sala de aula, seja em um jogo pedagógico, brincadeiras relacionadas ao conteúdo, logo percebemos uma forma de avaliar os alunos pois eles precisam estar em convívio com os outros colegas da turma. O professor deve sempre ensinar aos alunos de forma lúdica pois eles aprendem melhor pois conseguem desenvolver conhecimentos e a criatividade.

Diante disso, professor e estudante podem reconhecer que todas as pessoas têm sua própria forma de aprender, sendo que isso se constitui numa característica humana. E, principalmente, admitir que a criança rotulada como ‘incapaz para a aprendizagem’ pode possuir inteligências que, se forem devidamente reconhecidas e estimuladas, contribuirão para o seu desenvolvimento global. (SILVA; PICCOLO, 2010, p.197)

 O aluno aprende melhor pois é prazeroso e consegue absorver melhor na hora de fazer provas. O professor precisa estar com o intuito de que o educando realmente aprenda o que se é ensinado, para que ele não apenas decore os assuntos que irão cair na prova, mas sim aprendam realmente aquele conteúdo. A avaliação é uma aplicação de prova, avaliando a quantidade de acertos pelos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com