A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS
Por: Alexandre Monteiro Gonzaga • 2/7/2018 • Artigo • 4.839 Palavras (20 Páginas) • 312 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO USO DAS TECNOLOGIAS COMO [a]FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM[1]
GONZAGA, Alexandre Monteiro[2]
VALLE, Andreia Elicker de Oliveira do3
RESUMO
O uso das tecnologias em sala de aula, principalmente as de informações e comunicações, poderá ajudar de forma eficiente, a resolver problemas decorrentes da falta de modernização e adequação das metodologias frente a uma sociedade que está cada vez mais tecnológica. Problemas esses que vão da falta de interesse dos alunos nos conteúdos propostos a evasão escolar, passando pela indisciplina em sala de aula. Esse artigo vem com o objetivo de esclarecer sobre a importância das tecnologias para um processo de ensino aprendizagem cada vez mais eficiente e significativo para os alunos, onde o uso desses recursos tecnológicos, no ambiente escolar, se torne uma importante ferramenta na construção do conhecimento e na formação de sujeitos críticos, participativos e éticos. Para tal realizei uma pesquisa de cunho bibliográfico, dando uma maior ênfase aos pesquisadores e defensores do uso das ferramentas tecnológicas na educação. Já é notório que a internet é uma das principais ferramentas para essa transformação e sua utilização tem a capacidade de aumentar consideravelmente a motivação e participação dos alunos, porém sua utilização deve ser feita de forma planejada com objetivos claros e em espaços propícios e que sejam desafiadores para os alunos.
Palavras-chave: Tecnologias. Celular. Internet. Computador. Ensino-aprendizagem.
.
1 INTRODUÇÃO
Não há dúvida de que a tecnologia mudou a forma como as crianças aprendem na sala de aula. O uso das tecnologias alterou a forma como os alunos se envolvem nas atividades de aprendizagem, o formato dos materiais de aprendizagem que eles usam, como as tarefas são concluídas e como elas demonstram o que sabem. A forma como os professores projetam e entregam experiências de aprendizagem, e quais os materiais de instrução que usam para aprimorar a aprendizagem dos alunos, também mudaram.
Em meio a essas mudanças surge um grande desafio para os profissionais de educação, que é a inclusão dessas tecnologias em sala de aula, de maneira eficiente e que possa contribuir para o processo de ensino aprendizagem, entender como funciona o raciocínio das crianças nessa era tecnológica e saber até que ponto o uso desses recursos podem auxiliá-los.
O desafio desses profissionais se dá, muitas vezes pela falta capacitação e preparo para a utilização dessas tecnologias, pela falta de apoio na implantação e manutenção de toda uma estrutura que permitam trabalhar com essas ferramentas que são muito atrativas para os alunos. Esse obstáculo precisa ser superado para que se tenha um progresso tanto do aluno quanto da sociedade, pois eles serão os futuros cidadãos atuantes em nosso país.
Sabemos que para que processo de ensino-aprendizagem aconteça são necessários alguns fatores como: Condições da escola, ações e atitudes do professor diante os desafios diários, conseqüentes desse avanço tecnológico e das mudanças comportamental da sociedade contemporânea.
Atualmente o mundo esta passando por transformações, aceleradas, em torno de todos os campos da sociedade, desde os primórdios da civilização o homem esta em constante busca de adaptações, mudanças, novos conhecimentos, aliás, fato este implícito em sua inabalável e incansável busca do saber e aprender.
Essas transformações do mundo modificaram as gerações atuais para uma realidade bem diferente da que estávamos acostumados. Nesse novo mundo o aluno não consegue mais ser mero receptor passivo dos conhecimentos prontos e acabados transmitidos pelo professor através de conteúdos e aulas maçantes e sem significado algum para eles. As características desses alunos é a necessidade de interação e de participar mais ativamente do seu processo de ensino-aprendizagem.
Algumas características dessa mudança são observadas nos dados do senso do IBGE 2016, como por exemplo, que o uso do celular ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil e também a capacidade média de concentração, agora é de 3 a 5 minutos.
Perante de tantas mudanças de geração para geração a ensino também se transformou, não tanto quanto deveria, adequadamente em relação ao a utilização das tecnologias como uma ferramenta educacional. Modificações estas que partem desde as técnicas mais tradicionais e antigas como as das palmatórias, até o uso dos computadores com seus programas e softwares direcionados ao ensino. SANCHO explicita bem isso em sua obra que: “A interação do indivíduo com suas tecnologias têm transformado profundamente o mundo e o próprio indivíduo (1998, p.30)”.
A importância da educação no desenvolvimento e contemporaneidade é enfatizada por DEMO ao afirmar que:
A educação é componente substancial de qualquer política de desenvolvimento, não só como um bem em si e como eficaz instrumentação da cidadania, mas igualmente como investimento tecnológico (...). Tal aproximação entre educação e modernidade tecnológica viabilizou, ademais, colocar, de modo tranquilo e fecundo, o desafio da modernidade: ser moderno é ser capaz de definir e comandar a modernidade (1999, p. 22) e ainda que “um dos fatores mais decisivos para as oportunidades de desenvolvimento é a produção de conhecimento próprio e sua disseminação popular” (id. Ibid.).
No século passado o Brasil, ao contrário de outros países, nada ou pouco fez para acompanhar o enorme desenvolvimento da época. A consequência disso pode ser explicitamente constatada na pouca qualidade de ensino, no grande número de analfabetos, até mesmo funcionais, no enorme índice de evasão escolar e nos espantosos números de repetentes.
Os modelos pedagógicos brasileiros, na maioria tradicional, não se adéquam com toda essa mudança tecnológica e comportamental dos tempos atuais. Levando em consideração esses aspectos, muitos educadores contemplaram a possibilidade de inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação como uma importante e necessária ferramenta para um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz:
Entendemos que uma nova mídia, como a informática, abre possibilidades de mudanças dentro do próprio conhecimento e que é possível haver uma ressonância entre uma dada pedagogia, uma mídia e uma visão de conhecimento (BORBA; PENTEADO, 2001, p.45).
Através das tecnologias de informação e comunicação os alunos são sujeitados a um conhecimento obtido cada vez mais rápido e de forma atraente, interativo, fácil e seguido de um raciocínio lógico que pode ser trabalhado juntamente com essa evolução tecnológica excluindo assim quaisquer limites existentes em nossa sociedade cada vez mais globalizada.
...