A IMPORTÂNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS NTICS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Por: Rosangela39tod • 17/8/2020 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
A IMPORTÂNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS NTICS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Tema: A importância e a contribuição das NTICs para a prática docente em uma escola pública de Limeira.
Problema:
Qual é a importância e que contribuições o uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) podem trazer para a prática docente em uma escola pública de Limeira?
Objetivo Geral:
Conhecer o uso das NTICs como recurso didático e que contribuições as mesmas trazem para a prática docente em uma escola pública de Limeira.
Objetivos Específicos:
Definir o que são NTICs.
Descobrir como os professores podem utilizar as NTICs para melhorar a qualidade da aula e resgatar o interesse dos alunos para a mesma.
Diagnosticar quais as principais dificuldades encontradas pelos profissionais da educação na utilização desse recurso e que atitudes são necessárias para saná-las.
Investigar como a equipe gestora da escola pode auxiliar e incentivar os docentes para o uso desses recursos.
Justificativa:
Muitas escolas públicas possuem equipamentos tecnológicos, entretanto, muito docentes, inclusive as equipes administrativo-pedagógicas, encontram dificuldades para utilizar estes novos recursos. Dessa forma, estes equipamentos adquiridos acabam tornando-se obsoletos, já que, apesar de presentes, não são usados.
Ao contrário do que ocorre na escola, esses recursos tecnológicos são muitíssimos usados na sociedade em que vivemos hoje, conhecida como “sociedade do conhecimento” e quem não detêm conhecimento sobre o uso dos mesmos acaba sendo excluído dessa sociedade.
Afirma Delors ( apud Farfus 2008) no relatório apresentado a UNESCO que:
“A educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver junto, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas. Finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”
Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) em seu 2º artigo esclarece que:
“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
A pessoa para exercer cidadania, ou seja, ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres precisa de um pleno desenvolvimento e para que isso seja possível é necessário que seu processo de construção de conhecimento seja alicerçado de forma a atender as necessidades da sociedade em que vive inclusive se tornando um agente transformador em busca de uma sociedade justa. De igual modo a qualificação para o trabalho implica em obter conhecimentos relevantes para enfrentar os desafios de uma sociedade globalizada, onde os meios tecnológicos evoluem em uma velocidade crescente.
...