A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA VIDA ESCOLAR
Por: janainaalgomes • 14/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.584 Palavras (7 Páginas) • 364 Visualizações
2015[pic 1]
IESA - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SAMAMBAIA
PEDAGOGIA
JANAINA ALVES GOMES
JAQUELINE ALVES GOMES
A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA VIDA ESCOLAR
SAMAMBAIA-DF
2015
[pic 2]
IESA - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SAMAMBAIA
PEDAGOGIA
JANAINA ALVES GOMES
JAQUELINE ALVES GOMES
A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM AUTISMO NA VIDA ESCOLAR
Trabalho de Conclusão de Curso – exigência parcial para obtenção do Grau de Licenciado pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia - IESA.
SAMAMBAIA-DF
2015
SUMÁRIO
1 TEMA..................................................................................................................... 2 TÍTULO.................................................................................................................. 3 PROBLEMA........................................................................................................... 4 HIPÓTESE............................................................................................................. 5 OBJETIVOS........................................................................................................... 5.1 Objetivo Geral................................................................................................. 5.2 Objetivos Específicos..................................................................................... 6 JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 7 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................... 8 METODOLOGIA................................................................................................... 9 CRONOGRAMA................................................................................................... 10 REFERÊNCIAS................................................................................................... | 03 04 05 06 07 07 07 08 09 10 11 12 |
- TEMA
O Desafio da inclusão social da criança com autismo na educação de ensino regular.
2. TÍTULO
A inclusão da criança com autismo na vida escolar.
- PROBLEMA
Quais os desafios encontrados na inclusão da criança autista no ensino regular? Como inserir a criança com autismo no âmbito escolar regular sem atrapalhar no seu desenvolvimento social?
- HIPÓTESE
Uma vez que a escola regular atual não consegue receber a criança autistade forma a atender todas as suas necessidades, o sistema de ensino opta por medidas facilitadoras, como cuidadores, professores de reforço e salas de aula de aceleraçãoo que não resolve, muito menos atende o desafio da inclusão. Pois construir uma escola de qualidade que receba todas as crianças implica em medidas de outra natureza, que visam reestruturar o ensino e suas práticas usuais e excludentes. Na inclusão não é a criança que se adapta à escola, mas a escola que para recebê-la deve se transformar.
- OBJETIVOS
5.1 Objetivo Geral
Identificar qual a melhor forma de enfrentar os desafios da inclusão da criança autista no ensino regular.
5.2 Objetivos Específicos
- Conhecer a realidade das escolas regulares com relação à inclusão da criança autista;
- Diagnosticar as principais dificuldades encontradas pelas escolas regulares ao receber o aluno com autismo;
- Verificar a visão da sociedade quanto a inclusão da criança no ciclo escolar regular.
- JUSTIFICATIVA
A presente pesquisa terá como proposta analisar e discutir a inclusão da criança autista no ensino regular. Todos nós vivemos em constante interação com o meio e é através dessa interação que nos constituímos como pessoas e dessa forma construímos as relações básicas que estruturam a vida dentre elasas sociais, afetivas e cognitivas.
No autismo, por outro lado, parece que vemos a “imagem negativa” da interação social, como um negativo de um filme (HOBSON, 1993, p. 21). É certamente uma das síndromes mais desconcertantes e desafiadoras da atualidade. Sendo que os déficits apresentados na interação social e na comunicação são suas principais características.
A escolha do referido tema deve-se a vontade de descobrir como é realizada a inclusão da criança autista na vida escolar bem como os desafios que enfrentam desde a relação com as outras crianças até àsformas de aprendizado. Como as escolas de ensino regular se preparam para atender essas crianças também está no foco da pesquisa. Portanto o tema abordado visará descobrir quais são esses principais obstáculos enfrentados tanto pelas crianças autistas quanto pelos profissionais da escola ao recebê-los.
- REFERENCIAL TEÓRICO
Para Marcelli (2009), o tema inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, mais precisamente com portadores de autismo, tem chamado a atenção de muitos pesquisadores na área da educação e da psicologia nos últimos tempos.
A inclusão nos contextos educacionais requer uma intervenção psicopedagógica que enfatize a mediação semiótica na relação com o educando com deficiência (VYGOTSKI, 1997).
Em contrapartida, Bosa (2002) diz que o isolamento das crianças com autismo pode ser decorrente apenas de uma incompreensão do que está sendo solicitado. Em muitos casos, isolar-se é um recurso para não interagir, que desencadeia rupturas em suas possibilidades de interação social e essa barreira comunicacional prejudica as interações sociais bem como as práticas pedagógicas e as relações familiares, e estão presentes em todos os contextos nos quais a criança está inserida.
...