A INDISCIPLINA DENTRO DA ESCOLA
Por: Silvia Pereira Selhorst • 15/2/2016 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO[pic 1][pic 2]
GRADUAÇÃO EaD
Currículos e Programas
Silvia Pereira Selhorst
RA 1141366
Pedagogia
Currículos e Programas
Aluno: Silvia Pereira Selhorst
Pólo de São Miguel do Guaporé
Rondônia
19 de outubro de 2015
A indisclipina afeta todas as escolas, isso é um dos problemas que mais preocupam os educadores. Pesquisas apontam o quanto de tempo se perde em sala de aula por causa da disciplina dos alunos. A busca pelos quais motivos esse problema se manifesta, uma das hipóteses são os problemas familiares que afetam consideravelmente o aprendizado do aluno.
Pode ser visto diversos fatores pelos quais a indisciplina: conversas paralelas; falta de respeito com os professores em sala de aula; negam-se a participar das aulas; fazem bagunça na sala de aula no horário em que não tem ninguém; professores sem autonomia em sala de aula;
Um dos fatores que levam a ocorrer à indisciplina em sala de aula, atribuída à falta de limites pela família, a qual por vários motivos deixou de ter controle sobre seus filhos, assim o respeito deixou de fazer existir em casa e muito menos no âmbito escolar.
A falta do interesse em sala de aula pode ser retratada pelo que o aluno vive em casa, porém os conteúdos podem fazer com que os alunos se desinteressem também. Os métodos de aprendizagem que os professores podem fazer com que o aluno seja indisciplinado, métodos antigos não fazem com que o aluno se dedique a aprender. Com as novas tecnologias ou novas formas de ensinar conduz ao aluno uma vontade de aprender e a sua criatividade e força de vontade em aprender aumente.
Os currículos afetam o trabalho de ensinar e o aprender dos educandos, uma forma é repensar e reinventar os currículos e explorar as novas possibilidades dos docentes para com os educandos.
Os educandos são condicionados pelos conhecimentos a serem aprendidos e, sobretudo, pelas lógicas e tempos predefinidos em que terão de aprendê-los, muitos podem ter problemas de aprendizagem e com isso o aluno se revolta e se torna indisciplinado.
Cada aluno tem seu tempo de aprender, uns aprendem com maior facilidade e outros nem tanto. Porém, o professor em sala de aula de tem papel fundamental nesses casos, com o dialogo entre aluno e professor. Se não houver o dialogo em sala de aula, podendo acabar com a harmonia em sala de aula. A indisciplina deve ser tratada com dialogo, não adianta punir. A punição faz com que o aluno se revolte e isso não é bom.
...