TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - A INDISCIPLINA NA ESCOLA

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 9

INDISCIPLINA NA ESCOLA

Danubia Patrícia da S. Leite

Graduando em Pedagogia/Unimontes

danubiapathi@gmail.com

danubiapati@yahoo.com.br

Fabrício Silva Vieira

Graduando em Pedagogia/Unimontes

fsv@hotmail.com 

Eloisa Mendes Rodrigues

Graduando em Pedagogia/Unimontes

eloisamendes22@yahoo.com.br

Juliana Santana Mendes

Graduando em Pedagogia/Unimontes

julianaepedro67@gmail.com 

Maikon klismmem Oliveira Rocha

Graduando em Pedagogia/Unimontes

maikonklismmen@yahoo.com.br

Willian Ramos Ferreira

Graduando em Pedagogia/Unimontes

dudur906@yahoo.com.br

1. Introdução

           A pesquisa situa-se no campo de estudos da indisciplina escolar. Conforme Dayan (2009), a indisciplina é um dos maiores obstáculos pedagógicos dos tempos atuais e transformou-se em um pesadelo para o professor. A maioria dos educadores não sabe como interpretar um ato de indisciplina.  Mais que uma infração ao regulamento interno ou um ataque às boas maneiras, a indisciplina na escola é a manifestação de um conflito e ninguém está protegido de situações desse tipo. Dayan (2009) defende que, por trás do ato indisciplinado, está a urgente necessidade de repensar a relação do professor com o aluno e os problemas pedagógicos que são decorrentes dela. Ao fazer isso, a escola chama para si a responsabilidade de debater o comportamento inadequado (e, em casos mais extremos, a violência), em vez de tratá-los apenas como interferências externas. "A disciplina é importante no ambiente escolar não para haver um controle sobre os estudantes, mas como um elemento para facilitar as relações interpessoais e o processo de aprendizagem. E assim deve ser construída com os alunos" (2009, p. 22). De maneira geral podemos dizer que, o que hoje se exige como disciplina não é a mesma coisa que tradicionalmente se pedia em colégios.

           Neste contexto, o estudo tem por objetivo discutir as concepções e práticas de alunos acerca da indisciplina e o modo como esta se manifesta na escola. A investigação orientou-se pelo seguinte problema: a indisciplina escolar se constitui como um problema na escola? Por quê?

          O trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que, no processo de coleta de dados foram aplicados questionários. Os sujeitos pesquisados são alunos do 7ͦ ano, do ensino fundamental. O lócus de pesquisa foram escolas pública e privada. Os sujeitos entrevistados foram adolescentes, sendo 40 de escola pública e 40 matriculados em escola privada.

2. Apresentação e análise dos dados

 

          Visando compreender as concepções dos alunos sobre os comportamentos e atitudes que consideram como atos indisciplinados na escola e na sala de aula, obtivemos respostas que apontam para diferentes dimensões. Entre os estudantes da escola pública, os posicionamentos se constituem como um grande mosaico, que podem ser categorizados em três dimensões. Na primeira, encontra-se o desrespeito às regras: Fazer bagunça na sala (21 alunos, 52%), Conversas paralelas (18 alunos, 45%), Vandalismo (8 alunos, 20%), Irresponsabilidade com a realização de atividades (7 alunos, 17%), Sujar a sala (7 alunos, 17%), Brincar durante as explicações (7 alunos, 17%), Demonstrar desinteresse (6 alunos, 15%), Falta de higiene (5 alunos, 12%), Desperdiço de merenda (3 alunos, 7%), Usar celular durante as aulas (2 alunos, 5%), Sair da sala sem permissão (2 alunos,5%), Namorar em sala (1 aluno,2%), Pular muro (1 aluno, 2%). Na segunda dimensão, encontram-se as incivilidades: Desrespeitar os demais (26 alunos, 65 %), Falar palavrões (9 alunos, 22%), Gestos obscenos (2 alunos, 5%). Por fim, na terceira dimensão, encontra-se a violência que, no caso dos alunos investigados, se apresentou no ato de brigar (15 alunos, 37%).

          Na comparação com os estudantes da escola pública, os alunos da escola privada apresentaram uma menor quantidade de atos que consideram como ações indisciplinadas. Com três dimensões Na primeira, encontra-se o desrespeito às regras: Bagunça em sala (11 alunos, 27%), Conversas paralelas (28 alunos, 70%),  Vandalismo (1 aluno, 2%), Irresponsabilidade (9 alunos, 22%), Brincar na explicação (7 alunos, 17%), Sujar sala (4 alunos, 10%), Desinteresse (2 alunos, 5%), Sair da sala (1 aluno, 2%). Na segunda dimensão, encontram-se as incivilidades: Desrespeito (27 alunos, 67%), Falar palavrões (26 alunos, 65%), Gestos obscenos (3 alunos, 7%). Por fim, na terceira dimensão, encontra-se a violência que, no caso dos alunos investigados, se apresentou no ato de Brigas (35 alunos, 88%), como indicaram os alunos da escola pública.

Avaliando o grau de indisciplina na sala de aula, na escola pública encontramos as seguintes respostas: a) 7 alunos dizem que a turma é muito indisciplinada, sendo difícil realizar as atividades normais de aula;  b) 2 alunos dizem que a turma é composta por alunos bastante disciplinados, que  respeitam os colegas e a autoridade do professor; c) 12 alunos consideram que desrespeitar os demais, fazer bagunça na sala, e conversas paralelas; d) para 8 alunos consideram que, em algumas situações a turma apresenta comportamentos indisciplinados; e) para 4 alunos, a turma apresenta comportamentos incivilizados (respondem de forma grosseira, são desrespeitosos, apresentam conversas paralelas, etc); por fim, f) 5 alunos dizem que a indisciplina causa muito desconforto para a sala tanto quanto para a escola. Vale destacar que nenhum aluno considerou que a sua turma é muito indisciplinada e que alguns alunos cometem atos considerados violentos;

Já na escola privada encontramos os seguintes posicionamentos: a) 2 alunos dizem que a turma é muito indisciplinada, sendo difícil realizar as atividades normais de aula.; b) 5 alunos dizem que a turma é composta por alunos bastante disciplinados, que  respeitam os colegas e a autoridade do professor; c) 21 alunos afirmam que desrespeitar os demais, fazer bagunça na sala e as conversas paralelas sejam atos indisciplinas presentes na turma; d) para 12 alunos, em algumas situações, a turma apresenta comportamentos indisciplinados; e) 2 alunos dizem que a indisciplina causa muito desconforto para a sala tanto quanto para a escola; f) 1 aluno considera que sua turma é muito indisciplinada, sendo que alguns alunos cometem atos considerados violentos; g) para 1 aluno, a turma apresenta comportamentos incivilizados (respondem de forma grosseira, são desrespeitosos, apresentam conversas paralelas, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com