A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM
Por: Dinalva Correia • 16/10/2019 • Artigo • 3.895 Palavras (16 Páginas) • 232 Visualizações
A INFLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA APRENDIZAGEM
MORAES, Dinalva Cristina Correira de
[1]
RESUMO
A moderna sociedade brasileira tem buscado acompanhar as diversas transformações sociais e econômicas em todo o mundo. O problema de pesquisa pretende responder à seguinte questão: “Qual a importância da tecnologia nos dias de hoje, e como podemos inserir a tecnologia em escolas carentes”. A tecnologia na aprendizagem é um tema importante para debater, pois infelizmente muitas escolas públicas não disponibiliza acesso a computadores a seus alunos. O objetivo dessa pesquisa é incentivar, o uso tecnológico nas escolas contribuindo assim para tornar as aulas mais atraentes e inovadora, auxiliando para a diminuição das reprovações e evasão escolar. O objetivo específico é como facilitar a aprendizagem por meios tecnológicos. A metodologia de pesquisa escolhida para desenvolver o presente artigo foi a análise de referencial bibliográfico.
Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Para início de conversa vale dizer que a linha de pesquisa escolhida para este estudo é a Tecnologia, sendo que a subárea é a Prática Docente (como exatamente o professor utilizará de seus conhecimentos e das ferramentas da tecnologia para melhorar e ampliar os conhecimentos de seus alunos). Sendo assim, é necessário, discorrer sobre a aprendizagem no Ensino Fundamental, especificamente nos primeiros anos. E para que o tema venha a ser mais uma proposta de pesquisa para outros educadores, o ponto inicial sobre aprendizagem e como ela se efetiva, é mister que o professor observe algumas características no aluno que está passando pelo processo de aprender. O que está sendo significativo para esse aluno naquele momento, dentro do ambiente escolar.
A moderna sociedade brasileira tem buscado acompanhar as diversas transformações sociais e econômicas em todo o mundo. Com a globalização, a evolução da tecnologia (que influencia o modo de pensar e o comportamento das pessoas) aumentam as oportunidades das escolas de encontrarem caminhos que as insiram em patamares mais elevados no que diz respeito ao atendimento aos alunos – às suas expectativas de aprendizagem.
O problema de pesquisa que gerou o tema deste estudo, pretende responder ao seguinte questionamento: “Qual a importância da tecnologia nos dias de hoje, e como podemos inserir a tecnologia em escolas carentes”.
É de suma importância a tecnologia na aprendizagem, diante o avanço tecnológico o professor ganha um novo recurso para tornar sua aula mais estimulante e prazerosa, o mundo esta em constante mudança e a função da escola não é só transmitir o conhecimento em si, mas trazer problematizarão, discussão em grupo sobre o ritmo desse processo, influenciando seus alunos a terem atitudes criticas e reflexiva, com a tecnologia á vários recursos que o docente pode utilizar para facilitar a aprendizagem e compreensão de seus alunos,como aplicativos educativos, e vários outros ,vale lembrar que a tecnologia faz parte mas não é tudo para uma boa aprendizagem.
A tecnologia na aprendizagem é um tema importante para debater, pois infelizmente muitas escolas públicas não disponibiliza acesso a computadores a seus alunos, por simplesmente não ter computadores no ambiente escolar , ou quando tem não funciona como deveria, tendo em vista que o avanço tecnológico não para de crescer é relevante que os nossos alunos precisam ter acesso a novas tecnologias, boa parte de nossos alunos já tem esse conhecimento tecnológico, mais sabemos que ainda temos muito aluno carente que infelizmente não tem acesso a esses meios no seu ambiente familiar, tendo essa tecnologia na escola publica disponível para nossos alunos facilitaria a aprendizagem é todos teriam a oportunidade de ter o mesmo conhecimento.
O objetivo dessa pesquisa é incentivar, o uso tecnológico nas escolas, onde podemos ver que o avanço é grande e temos que atualizar nossos alunos visando que a facilidade de pesquisas é mais rápida tanto para o aluno quanto para o docente, seria algo bom que traria agilidade e avanço para a sala de aula, contribuindo assim para tornar as aulas mais atraentes e inovadora, auxiliando para a diminuição das reprovações e evasão escolar,ajudando os alunos com dificuldades de aprendizagem através da educação personalizada despertando o interesse deles para o estudo, e ainda despertar a curiosidade e as novas descobertas estimulando novas experiências através da cultura digital, construindo novas competências e contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
O objetivo específico é como facilitar a aprendizagem por meios tecnológicos.
A metodologia de pesquisa escolhida para desenvolver o presente artigo foi a análise de referencial bibliográfico, onde as assertivas de autores como Colomer (2002), Kato (1994) e Ferreiro e Teberosky (1989), contribuíram bastante para explicar e expor as ações sobre a utilização das tecnologias para contribuir com o processo de aprendizagem da leitura, da escrita, dos conceitos matemáticos e como protagonista para ampliar o processo criativo e interativo do aluno.
REVISÃO DA LITERATURA
Como tudo começou
Para MAXIMIANO (2005, p. 479) a aplicação dos computadores na administração das organizações começou na década de 1960, para o processamento de transações financeiras e folhas de pagamento. A partir daí, a aplicação evoluiu para alcançar todos os tipos de controle e decisão em praticamente todas as áreas. Esses softwares funcionavam como decisões programadas para administrar o sistema de suprimento do processo produtivo.
Ainda nos estudos do pesquisador nos anos 90 surgiram softwares integrados de gestão. Cada um dos sistemas é chamado de módulo de recursos humanos, módulo de manufatura, módulo de contabilidade e finanças, módulo de projetos e assim por diante).
Como num efeito corrente, surgem também empresas especializadas em fabricar esses softwares e assim ampliam o mercado e também a busca pelos melhores produtos e serviços.
As empresas ou organizações excelentes sabem se adaptar e responder às constantes mudanças da informática através da prática do planejamento estratégico orientado para o mercado, produto ou serviço á que se destina. (KOTLER, 1991, p. 93).
O planejamento estratégico da tecnologia de informação aliado ao empreendedorismo deve ser organizado de maneira que se compreenda os aspectos que vêm relacionados ao objetivo da empresa, aplicando então a tecnologia da informação conforme se contemplam na filosofia de trabalho da instituição escolar.
A tecnologia de informação é uma forma organizada e necessária que possibilita o funcionamento de todas as engrenagens dentro de uma instituição. Como os problemas tendem a aumentar caso a velocidade e ‘veracidade’ das informações não cheguem em tempo hábil, é necessário que haja uma continuidade nas formas inovadoras de organização.
As tecnologias no espaço escolar
Para fundamentar teoricamente o presente estudo, buscou-se nas considerações de Colomer (2002) as premissas para que se possa compreender melhor como o uso das tecnologias na educação contribui com o desenvolvimento do aluno.
O professor alfabetizador, diz a autora, no Ensino Fundamental, deve, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, gerar e implementar instrumentos que viabilizem o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio sobre a leitura e a escrita (COLOMER, 2002, p. 12).
A tecnologia é uma ferramenta dinâmica e que motiva as pessoas a querer aprender a utilizá-la e assim facilitar o dia a dia. No caso da educação, as crianças já chegam à escola com habilidades e conhecimento sobre tecnologia uma vez que atualmente na maioria dos lares encontram-se esses avanços, mesmo com seus pontos negativos a manipulação de celulares, tabletes, televisão, controle, etc. é uma prática que a criança aprende e em certos casos consegue se sair melhor que um adulto.
Porém, o foco principal desse trabalho é como essa ferramenta contribui para que a criança desenvolva outras competências, como a escrita e a leitura.
Na metodologia de pesquisa escolhida para desenvolver este artigo realizou-se estudos na obra de Kato (1994), dizendo que aprender a utilizar a escrita é um ato de descoberta (Temple et alii, 1982 citado por Kato, 1994). As crianças fazem basicamente as mesmas descobertas sobre a escrita – um complexo sistema de sinais –, mesmo quando não foram ensinadas a escrever e isso não é resultado de mera coincidência.
O que a autora nos diz é que, se antigamente as crianças buscavam maneiras para aprender conceitos relativos à escrita e à leitura, hoje, com as tecnologias propõem questionamentos sobre o que é significativo para elas no meio educacional. Ou seja, ela vê a professora escrevendo na lousa, mas em casa, alguém usa o tablet para se comunicar. A tela do celular, o computador.
Diversificar a prática em sala de aula é uma das principais características de um bom profissional, pois, ao participar de situações de interatividade, vai também expondo determinados assuntos que ampliam o repertorio do aluno. Dando-lhe um grande acervo de informações sobre qualquer tema. Por isso que a escola deve dar ao docente o suporte necessário para que se possa realizar um trabalho onde o aluno participe e
E com a globalização, o avanço e a velocidade dos meios de comunicação, em especial a Internet Chiavenato (2003, p. 15) orienta que devem ocorrer: “Mudanças rápidas e inesperadas no campo do conhecimento e da explosão populacional, impondo novas e crescentes necessidades a que as atuais organizações (no caso a escola) não têm condições de atender. ”
Uma das últimas competências destacadas por Gardner e não presente em suas primeiras obras é a inteligência naturalista ou biológica, que, como seu nome indica, está ligada à compreensão do ambiente e paisagem natural, uma afinidade inata dos seres humanos por outras formas de vida e identificação entre os diversos tipos de espécies, plantas e animais.
...