A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS EXIGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE
Por: Carla Barros • 28/11/2016 • Resenha • 523 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CED
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA GESTÃO
PROFESSOR: KELLYNIA FARIAS
RESUMO:
A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS EXIGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE
CARLA BARROS DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 1289161
FORTALEZA – CEARÁ
2016
A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS EXIGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE
O texto trata, em suma, da educação nos dias atuais. E quando se fala em educação não se resumo ao professor e ao aluno, mas sim, a educação como um todo, que engloba a estrutura física da escola, a filosofia educacional, o planejamento, as relações de poder e a verdade nas instituições escolares.
Ao longo do tempo a sociedade e o espaço sofreram transformações e, consequentemente, as instituições escolares também. No princípio da criação dos Estados, a escola era um meio de “repasse” informações necessárias ao controle administrativo e religioso. Essa prática era exclusiva de um grupo bem específico, aqueles que tinham poder, e os responsáveis pelo ensino eram os sacerdotes, pois estes tinham consigo um conhecimento absoluto, uma verdade absoluta.
Tem-se também, na Idade Média, os intelectuais, estes tinham como função escrever e ensinar. Nesse período começa a se romper a exclusividade da Igreja em relação a transmissão do saber, outros passam a ter acesso a escola.
O autor enfatiza a quebra dos tabus que ocorreram no passar do tempo. Ele mostra como os valores mudam, ou se adaptam, de acordo com o desenvolver de cada sociedade. No que diz respeito a escola, enfatiza a mudança notória que esta teve. Antes tida como um lugar de disciplina, verdades inquestionáveis e professores extremamente tradicionais, hoje vemos verdadeiros shows, vemos propagandas com escolas que possuem espaços de lazer, elevando todo seu aparato tecnológico, professores qualificados, etc. Essas características são as que seduzem a sociedade moderna.
Em contrapartida, o autor destaca, o grande objetivo das escolas atualmente: colocar seus alunos em primeiro lugar de concursos, vestibulares, para exibir o nome da escola e para ser “a melhor”.
E há o grande embate, escola pública ou escola privada? Qual oferece a melhor educação? A melhor estrutura? Qual a que prepara melhor para o vestibular? Infelizmente, em nosso país, a escola particular oferece mais do que a pública pode oferecer. Existem escolas públicas tão boas quanto as particulares, mas estas se utilizam de exame de seleção para conseguir uma vaga, ou seja, só os “bons” entram. Isso acontece porque as escolas estão mais preocupadas com o lugar que elas vão ocupar no ranking das melhores escolas, do que na real aprendizagem do aluno. Essas criam robôs que replicam tudo aquilo que lhe são cuspidos dentro de uma sala e não conseguem ver situações que caem numa prova, por exemplo, numa situação cotidiana, é o velho “sei ler, mas não interpretar”.
...