A Igualdade e Desigualdade
Por: MStancati • 29/11/2020 • Trabalho acadêmico • 958 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
No dia 23/08/2020, realizei entrevista de forma remota com a professora Elaine Cristina Pereira Guimarães, de 57 anos que atua no ensino fundamental, em escola Pública no estado de São Paulo, que é formada em Pedagogia e cursou Magistério por 4 anos e que atua no 5° ano B do Ensino Fundamental, alfabetizando crianças há 27 anos.
Quanto ao planejamento das atividades pedagógicas ela relatou que isso está sendo feito coletivamente com suas outras colegas, também professoras dos 5° anos e com o apoio e as orientações do coordenador pedagógico da escola.
Quando questionada sobre como tem sido o trabalho realizado durante a pandemia, a professora disse que tem organizado sua rotina semanal de trabalho por sequencias didáticas de aprendizado, as atividades permanentes propostas são as indicações de leituras. Ainda não foi iniciado nenhum projeto.
Sobre os materiais e recursos utilizados para planejar as atividades ela relatou que usa muito os livros didáticos do EMAI Ler e Escrever e do Aprender Sempre e as atividades em PDF relacionadas as aulas online do Centro de mídias. Na parte tecnologia utilizo os recursos do Google Forms, Google Meet, e do Centro de mídias, nesse momento de pandemia está utilizando apenas espaços virtuais e está em constante contato com os alunos via grupos de Whatsaap e Google Meet.
A professora salientou que as avaliações de atividades são feitas através da participação das aulas online pelo Google Meet, pelo envio das atividades solicitadas que são salvas e registradas em planilha de acompanhamento e pela devolutiva das avaliações bimestrais. Quanto à forma de interagir com os familiares dos alunos ela explicou que procura sempre envolver os pais em grupos de Whatsapp e torna-los presentes nesse momento.
Quando questionada sobre como tem organizado o seu trabalho docente nesse período de pandemia a professora relatou que, organiza seu trabalho docente totalmente fora dos seus horários de antes desse momento de distanciamento, realizando aulas online no período da noite para poder completar a mais alunos que precisam utilizar os celulares de seus pais que trabalham durante o dia, mesmo assim existe um grande desafio pois dificilmente ela consegue atingir 100% dos alunos devido as dificuldades das famílias por falta de recursos tecnológicos ou de consciência.
” Isso nos causa impotência diante dos fatos, muita preocupação e ansiedade”, observa a professora.
Quando lhe perguntei sobre o que ela acredita que daria maior qualidade em relação a aprendizagem dos seus alunos ela me respondeu que acredita que a conscientização das famílias seria o maior dos passos para a qualidade em relação ao aprendizado, pois esta incentivo tem que vir primeiramente de casa, mesmo no retorno de aulas presenciais ainda era comum ver alunos perder o interesse na escola e os familiares não tomarem atitudes sobre isso, e em segundo lugar e não menos importante principalmente nesse momento são os recursos tecnológicos e o acesso a internet que muitos ainda não tem.
Finalizando ela conclui que como professora ela acredita que um aspecto que faltou ser abordado foi o de como o poder publico tem auxiliado ou procurado sanar as dificuldades apresentadas pelas famílias e professores.
Com isso concluo que o planejamento da escola é o fator inicial para que se possa ter organização durante o ano escolar, essa orientação é através do coordenador da escola para os professores
Os professores entre si, fazem o planejamento juntos apresentado a importância do coletivo para se ter ideias e clareza nas atividades pedagógicas que serão passadas para os alunos ,o trabalho remoto tem sido um desafio para professor e aluno mesmo sendo disponibilizado algumas plataforma de estudo e aulas online há alunos que não se tem nenhum acesso a internet ou que tenha um aparelho próprio que possa ter acesso a essas plataformas digitais, assim alguns alunos precisam da ajuda de seus pais ou familiar para poder fazer suas atividade, fazendo então o uso do celular de terceiros, mas também relatos de que alguns alunos não fazem nenhum esforço para participar.
...