A Importância do Caminho do Aprender
Por: domm • 26/4/2017 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
CEAP CURSOS
Psicopedagogia
DIDÁTICA
Arapiraca, 2014
Manoel Costa
A Importância do Caminho do Aprender
Trabalho apresentado ao
Professor Paulo Mendes, junto
ao curso de Psicopedagogia da
(Ceap Cursos)
Arapiraca, 2014
A Importância do Caminho do Aprender
Educação familiar e o meio de convivência é a principal base para o desenvolvimento na Importância do Caminho do Aprender.
O início e todo o percurso do aprendiz terá sempre um recomeço, deixando sempre assim novas formas e maneiras diferente do aprender. É muito importante conhecer o meio familiar e a rotina do dia-a-dia de nossas crianças e dos nossos jovens, como também dos adolescentes e adultos. Só assim podemos detectar competências, habilidades motivação para aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, estratégicas, metodologias que facilite e medi um desenvolvimento qualitativo na aprendizagem.
Como sempre, a escola é e vai ser o segundo lugar mais importante no preparo da aprendizagem da criança, em sua vida: Pessoal e Profissional. No ambiente familiar e entre amigos a criança desenvolve conceitos e aprendizagem rotineiras; já na escola onde passa a ser o segundo ponto de partida, o mesmo busca a interação entre colegas e professores, aperfeiçoando pensamentos e ideologias. A escola passa a ser um ambiente de construção do saber, auxiliando no caráter do indivíduo.
O papel do professor como educador tem a função de interagir nos conhecimentos do aluno, influenciando assim em seus conceitos e amplitude de seus atos e comportamento, podendo realizar as diversas possibilidades de desenvolver valores positivos, os quais os jovens necessitam para o seu crescimento Social, Profissional e Intelectual.
Ao longo de minha vida tive momentos de grandes dificuldades para o desenvolvimento de minha educação escolar, pois meus pais eram muito rígidos e viviam em situação de baixa renda. Eu, tive que trabalhar muito jovem, ainda criança, mas não perdi a oportunidade de frequentar uma escola. Meu primário, da alfabetização até 4ª série, tive o privilégio de estudar com uma única professora, a qual me alfabetizou e me educou preparando-me para enfrentar o ensino fundamental de 5ª a 8ª série.
Nesta época era mais difícil, mesmo assim aprendi e tive oportunidade de crescer e ser muito grato a todos os professores, os quais fizeram e fazem ainda hoje parte dos conhecimentos que tenho e que tento adquirir.
Ao concluir, posso dizer que o ensino aprendizagem não é simplesmente transmitir conhecimentos ao educando, mais sim, estimular o aluno a pesquisar, questionar, refletir, formando assim pessoas críticas, capazes de aumentar sua autoestima, se tornado cidadãos, responsáveis, críticos e de ideias construtivas. Onde eles possam crescerem juntos ao conhecimento, visando suas perspectivas de sonhos e realidades.
“A humanidade muda a cada momento, de visão, de conceitos, de personalidade e de ideologia. É preciso que nossos jovens estejam preparados para enfrentar essas mudanças continuas”.
...