A Importância Da Contação De História Na Educação Infantil
Por: luana.ely • 22/6/2023 • Trabalho acadêmico • 8.975 Palavras (36 Páginas) • 70 Visualizações
Página de
ANHANGUERA UNIDERP
PEDAGOGIA LICENCIATURA
LUANA CAROLINE GIACOMONI ELY
A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Passo Fundo
2022
LUANA CAROLINE GIACOMONI ELY
A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Pedagogia da instituição Anhanguera Uniderp, como requisito parcial para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.
Tutor(a): Camila Rodrigues Gonçalves
Machado
Passo Fundo
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. TEMA 7
3. JUSTIFICATIVA 7
4. OBJETIVOS 8
4.1 Objetivo Geral 8
4.2 Objetivos Específicos 8
5. PROBLEMATIZAÇÃO 9
5.1 Formulação do problema 9
5.2 Exposição do problema 9
6. REFERÊNCIAL TEÓRICO 10
6.1 O gênero narrativo na formação inicial 10
6.2 Papel da narrativa infantil nos primeiros anos 11
6.3 A narrativa de histórias infantis como principal recurso na oralidade 12
6.4 A narrativa de histórias infantis uma ferramenta para compreensão da linguagem oral 13
6.5 Evolução da linguagem oral na primeira infância 15
7. METODOLOGIA 15
7.1 Modelo de Pesquisa 15
7.2 População e Amostra 16
7.3 Coleta de dados 16
8. RESULTADOS E DISCUSSÕES 19
9. CONSIDERAÇÕES FINAIS 22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22
RESUMO
Esta pesquisa foi realizada para determinar o efeito de diferentes métodos de contar histórias sobre a compreensão e atenção das crianças no período de educação infantil. A pesquisa é um estudo quantitativo que ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa, com o modelo descritivo de triagem, determinou-se qual dos diferentes métodos de contação de histórias foi utilizado por um total de 3 professores da educação infantil durante o período de formação. No segundo estágio, a eficácia dos quatro métodos diferentes de contar histórias que os professores mais afirmaram foi examinada usando um design pós-teste não sincronizado comparativo. A etapa experimental foi realizada com 15 crianças, com idades entre sete e nove anos, recebendo educação infantil. Na pesquisa, cada uma das quatro histórias separadas foi apresentada com quatro métodos diferentes de contar histórias. Como resultado da pesquisa, determinou-se que o método de contar a história mais frequentemente utilizado pelos professores era “Lendo o livro de contos de histórias”, e o método que menos usavam era contando com o “Fantoche de sombra”. Ao analisar o nível de compreensão das histórias pelas crianças, determinou-se que o método mais eficaz era o método de contar "Lendo o livro de contos de histórias", e o método menos eficaz era o método de contar com o "Cartão de história”. Quando os efeitos das histórias sobre o foco e a capacidade de atenção das crianças foram analisados, determinou-se que o método mais eficaz era o método de "contar histórias usando o computador", e o método menos eficaz era o método de contar histórias com a história cartão.
Palavras-chave: educação, histórias, aprendizagem, literatura.
INTRODUÇÃO
As crianças começam a se interessar pelos livros desde os primeiros anos de vida. Histórias lidas, contos, canções cantadas ajudam a desenvolver o interesse da criança pela linguagem falada e pela escrita. Ler livros para crianças auxilia no desenvolvimento da linguagem (ISBELL et al., 2004) e também é um dos métodos mais populares e permanentes usados para promover o desenvolvimento da alfabetização (DICKINSON & TABORS, 2001; KLEECK & WOUDE, 2003). As histórias utilizadas no processo de leitura de livros na educação infantil são as fontes preferidas de literatura infantil na primeira infância (MERCHANT & THOMAS, 2013). As histórias desenvolvem a criatividade e a imaginação das crianças. Elas ampliam a mentalidade das crianças e oferecem diferentes experiências de vida (COHRSSEN et al., 2016; TURLA, 2015). Embora as histórias apoiem o desenvolvimento da percepção visual e dos valores estéticos das crianças (Merchant & Thomas, 2013), também contribuem para a descoberta de novas palavras ou informações significativas (WALSH & BLEWITT, 2006). Os livros de histórias permitem que as crianças criem sequências de causa e efeito e, assim, as crianças aprendem que os eventos seguem uma determinada ordem, e que há uma relação de causa-efeito entre situações (ALPÖGE; 2003). As atividades de leitura no período de educação infantil permitem que as crianças explorem seus mundos internos, desenvolvam sua criatividade e melhorem suas habilidades de resolução de problemas (ZEMBAT & VE ZÜLFIKAR, 2006).
...