A Importância Do Movimento E O Espaço Na Aprendizagem
Por: IvoneteDalmeida • 23/3/2023 • Projeto de pesquisa • 547 Palavras (3 Páginas) • 64 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CORPOREIDADE
2022
Tema: A importância do movimento e o espaço na aprendizagem
Situação problema: Propiciar para que as crianças na educação infantil se adaptem ao novo meio de convivência, conheça seu corpo, desenvolvendo afeto, respeito, noção de espaço construindo assim a sua identidade e autonomia. Desenvolvendo sua linguagem corporal, além da fala, ser visto como um ser essencial para o meio que vive.
Justificativa e embasamento teórico: Este trabalho visa promover nas
crianças através de desafios motores e expressão corporal, criatividade, socialização, memória, imaginação, conhecimento de si e de suas limitações, paciência, respeito ao próximo, inclusão de crianças especiais ao meio, e as regras estabelecidas.
De forma lúdica a criança irá construir sua identidade, autonomia, confiança e segurança em si mesma. Empatia, estabelecendo mais confiança entre seus pares, para melhor desenvolver atividades em grupo.
Público Alvo: Crianças da Educação Infantil do 1º. ano.
Objetivo Geral: Através do movimento, de forma lúdica desenvolver na criança conhecimento do seu corpo e de suas limitações motoras.
Objetivo específico:
- Desenvolver coordenação motora fina e ampla.
- Trabalhar concentração, imaginação e equilíbrio.
- Superar as dificuldades e solucionar problemas
- Conhecer o corpo e suas limitações.
Percurso metodológico:
- Roda de conversa (identificando as brincadeiras preferidas, e apresentando as brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais) .
- Música identificando as partes do corpo trabalhando assim o equilíbrio Brincadeiras ao ar livre (Pega-pega, Amarelinha, Vivo ou Morto, Queimada, Balança caixão, Pula corda, Pula elástico, entre outras)
- Jogos com diferentes tipos de encaixe, quebra cabeça
- Recorte com jornais e revistas
Recursos: Os recursos utilizados serão playground e pátio da unidade escolar, cadeiras, bambolê, corda, bola, elástico, colchonetes (para cambalhota e brincadeira de rolar), jogos de encaixe, quebra cabeça e boliche, jornais, revista e tesoura sem ponta, massinha de modelar, cola e bexigas, tintas guache.
Cronograma: Projeto será elaborado durante o semestre, ampliando o grau de dificuldade de acordo com as habilidades demonstradas.
Cronograma Mensal: Mês Atividades a serem realizadas
- Roda de conversa identificando as brincadeiras preferidas das crianças.
- Apresentação dos responsáveis pelas as crianças de suas brincadeiras preferidas (resgatando memórias).
- Música do esquema corporal e jogos de imitação desenvolvendo a coordenação e concentração. Trava língua.
- Brincadeiras ao ar livre (pique, bambolê, jogos com bolas e bexigas entre outros) Jogos diversos (Quebra cabeça, boliche, encaixe) Desenvolver a arte através de recortes de jornais e revistas. Circuito com obstáculos.
Avaliação:
- A avaliação será realizada durante todo o projeto através de fotos, vídeos, durante as atividades realizadas.
- Registro dos processos de aprendizagem através de pequenas representações artísticas, dança, canto, superação dos desafios alcançados.
- Mencionando as aptidões e desenvolvimento, participação de cada aluno.
Produto final:
- Portfólio com fotos, vídeos das crianças durante as atividades e registro das avaliações, onde os pais poderão conhecer o projeto realizado.
Referências :
São Paulo, Ministério da Educação.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.vol.1,2002.
INSTITUTO AVISALÁ. A Criança e o Movimento – Questões para pensar a prática pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental.
...