A Importância da Escola na Educação
Por: Kethelen Martins • 30/3/2020 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 153 Visualizações
A importância da escola na educação
A escola é uma instituição com papel essencial na sociedade. É nela que a criança começa a conviver com o diferente, entra em contato com outras culturas, aprende a respeitar as diferenças, cria o primeiro círculo de amigos fora da família e se percebe como parte integrante do meio social. Um dos papéis importantes da escola é a formação de jovens críticos, tornando-os capazes de refletir sobre a realidade e fazendo com que encontrem maneiras de atuarem nela, valorizando a cultura e a vida, e utilizar os estudos como ferramentas do desenvolvimento pessoal e coletivo, ou seja, a formação de valores como: aprende a dialogar, ouvir, discutir, levantar hipóteses e achar soluções. Vale ressaltar que a família educa e a escola ensina, em casa a criança aprende a dizer: “Bom dia, Boa tarde, Boa noite, Com licença, Desculpa, Por Favor, e Obrigado” e também se aprende a ser honesto, ser pontual, não falar de boca cheia, etc. Já a escola ensina matérias que são importantes para a formação deles.
É papel da escola se responsabilizar pela preparação desses jovens para o futuro, desenvolvendo conhecimentos e habilidades necessárias para exercer sua cidadania ao sair da escola. A necessidade de uma educação formal no processo de desenvolvimento humano, é essencial porque o homem é considerado um ser histórico e social que, ao adquirir conhecimento, contribui para construção de um sujeito capaz de transformar a realidade. Entendemos que educar não é apenas “formar” sujeitos para a sociedade, mas para que possam transformá-la. O discurso de que a educação muda a sociedade deve ser aprimorado. Isso porque é por meio da educação que ocorrem tomadas de consciência que desencadeiam processos de transformação social.
A educação é um direito fundamental e essencial ao ser humano e existem vários documentos que afirmam isso, um deles é a LDB, que diz "é direito de todo ser humano o acesso a educação básica" e também na Declaração Universal dos Direitos Humanos diz "toda pessoa tem direito a educação". A educação é um fator diferencial, uma vez que através dela os indivíduos têm maiores chances de conseguir trabalhos qualificados, além de participação ativa na vida democrática podendo desta forma pleno conhecimento dos seus direitos e deveres. Infelizmente vivemos numa profunda crise principalmente na educação escolar, onde ainda grande parte da população não tem acesso ao ensino de qualidade e os que têm não adquirem conhecimentos considerados essenciais, por este apresentar insuficiências com relação a investimentos, má remuneração aos docentes que nele atuam a inexistência de comprimento dos governantes com relação a esta causa.
Podemos dizer que o compromisso da escola em nossas vidas vai além de somente ensinar conteúdos de matemática, português, história e intermediar a entrada no vestibular, a sua importância é como um ponto de partida que atua diretamente na formação da base de uma sociedade. Pois é nela que os jovens e adolescentes dão os primeiros passos como um cidadão, que direcionará o aluno a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor de toda sociedade. Mas a grande maioria das escolas públicas da atualidade têm se comportado de forma passiva
...