TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Estagio Supervisionado

Por:   •  31/8/2022  •  Dissertação  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do Estagio supervisionado

A formação inicial do docente vem evidenciando um papel muito importante no processo educativo, exigindo desse profissional dedicação e motivação. A formação deve ser centrada na escola e assim o futuro professor agregará o conhecimento teórico junto ao prático. Conforme Almeida (2006),a escola é o lugar onde os professores aprendem, é o lugar onde os saberes e as experiências são trocados, validados, apropriados e rejeitados. A importância do estágio para o docente objetiva consolidar o conhecimento teórico com o prático, se configura como um ensejo de extrema importância não apenas na vivência por dar sentido a todo conhecimento, mas trás um despertar para a reflexão, observação e um conceito do importar-se com o outro e a busca permanente por novas práticas ou melhorias delas e transportando o valor que o amor e o compromisso pela profissão executam para que haja transformação tanto do sujeito quanto do ambiente em que estão inseridos.

O estagiar auxilia na formação da identidade do futuro educador, pois primeiramente se capacita na observação para que assim possa atuar com mais segurança, não basta saber o tema a ser trabalhado é fundamental saber ensinar passar o conteúdo de forma que se possa ter um bom resultado. A observação para o pedagogo é olhar com atenção, examinar a criança como um ser ativo, um ser pensante em construção que tem impulsos, vontades, desejos, temperamentos, habilidades e capacidades, interesses, cultura, vida em família e essa observação se dá a olhar a criança como um todo e isso abrange a maneira de como ela se movimenta, fala, interage, se expressa se relaciona em grupo. O estágio é compreendido como a arte da reflexão, o olhar, o ouvir, o perceber são disciplinados, diferindo a teoria da prática, alcançando os sinais comunicativos da criança para adiante poder interferir com respeito na conduta da criança, com a chance de ter um contato direto com crianças e famílias. E através da instituição presenciar situações onde é necessário a atuação do professor no dia a dia das crianças. Trazendo segurança para vindoura atuação em sala de aula e ampliando o horizonte para possíveis atuação no setor da educação como supervisão de alunos, coordenação pedagógica, gestão escolar.

E ao futuro pedagogo tenciona ter a sensibilidade, autopercepção de ser um agente transformador, apto a auxiliar o desenvolvimento de seus alunos e intentar um estudo mais ativo e incluso, conduzindo o sujeito a um bem estar social e harmonioso. Se colocando sempre na posição de aprender, o educador estará sempre adquirindo algo novo sobre sua área, repensando suas iniciativas pedagógicas e aprimorando suas técnicas de ensino, o que auxilia para a construção de sua identidade profissional.

“Somente o que o educador conquistou em si mesmo pode ser transmitido à criança” Rudolf Steiner .

REFERENCIAS:

Almeida, Laurinda Ramalho de ;PLACCO, Vera M.N de Souza .O coordenador pedagógico e o espaço de mudança segunda edição São Paulo, setembro, 2002.

Rudolf Steiner, terceira edição 2021, 80pag. A condução espiritual do ser humano. Fundador da pedagogia Waldorf.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com