A Influências do Capitalismo no Ideal Missionário da Educação
Por: estacio1981 • 3/12/2017 • Artigo • 6.444 Palavras (26 Páginas) • 250 Visualizações
INFLUÊNCIAS DO CAPITALISMO NO IDEAL MISSIONÁRIO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA
Luís Carlos Lisboa Gondim
Alice Varela Duarte Manica
Elaine Gama
Luciana Bento Freitas
Regiane Oliveira
Yoshie Kawasaki Nakahara
Resumo
O presente artigo busca estudar as influências do capitalismo nos ideais de missão da Educação Adventista. O trabalho tenta compreender as relações entre capitalismo e missão, identifica os ideais missionários e financeiros descritos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e analisa o olhar contemporâneo sobre o tema. A fim de atingir tais objetivos foi desenvolvida uma pesquisa de caráter qualitativo, onde se utilizou um questionário semi estruturado. O estudo deduziu que o fechamento de pequenas escolas tem sido uma atitude influenciada por ideais capitalistas e não missionários; que as diversas formas de produção do passado, nos internatos da IASD, foram substituídas por uma maior ênfase no academicismo e pelos desinteresses nas antigas áreas de produção; que o investimento no academicismo tem dado retorno através de maiores índices de aprovação em vestibulares e ENEM; que a construção de pequenas escolas paroquiais se constitui um importante imperativo para a manutenção da missão de salvar, típica da educação cristã; que apesar da forte influência do capital sobre a missão, muitos educadores diferenciados ainda insistem em que os princípios divinos devem ser o guia para todo esforço aplicado à educação cristã sob quaisquer circunstâncias.
Abstract
This article aims to study the influences of capitalism on the ideal mission of Adventist Education. The work attempts to understand the relationships between capitalism and mission, identifies the ideals missionaries and financial described by the Seventh-day Adventist Church and analyzes the contemporary look of the theme. In order to reach these objectives was developed a qualitative research, which used a semi-structured questionnaire. The study concluded that the closure of small schools has been an attitude influenced by capitalist ideals and not missionaries; the various production forms the past, in Adventist schools with full regime, were replaced by a greater emphasis on academic career and by the disinterest in production previous ; that investment in the academic career has given return through higher approval ratings in national examinations and ENEM; that the construction of small parochial schools constitutes an important requirement for maintenance of the mission to save, typical of Christian education; that despite the strong influence of capitalism on the mission, many differentiated educators still insist that the divine principles should be the guide for all the effort applied to Christian education under any circumstances.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tenta responder ao questionamento de como as influências capitalistas tem desviado o ideal missionário da Educação Adventista. Sabemos que a cultura capitalista permeia nossa sociedade e que esta está instalada em todos os âmbitos da mesma, pois o capitalismo transformou o homem e este transformou o mundo, portanto ele mudou seus valores e a maneira como se relaciona com ele mesmo e com os outros. Devemos lembrar que é este o homem da nossa sociedade, é este também o homem que administra nossas escolas, por isso, não podemos deixar de analisar até que ponto as influências capitalistas atingem a missão e ideais das instituições educacionais adventistas. Para a realização de tal estudo, ocorreu um processo de investigação científica que se deu nas seguintes etapas: fase aberta ou exploratória e trabalho de campo, ou seja, a coleta de dados. Para dar conta do objetivo principal, examinamos através de pesquisa semi estruturada o olhar de departamentais de educação, gestores da rede adventista e um tesoureiro, visando uma reflexão contextualizada. Este trabalho possui as seguintes sessões: capitalismo e missão, onde apresentam os conceitos de ambas variáveis e suas relações, a segunda sessão tem como título: ideais originais e financeiros, onde é exposta a visão de Ellen White sobre a missão e finanças da Educação Adventista, e na última sessão são exibidas as análises dos resultados obtidos pela pesquisa de campo.
2. CAPITALISMO E MISSÃO: CONCEITOS E RELAÇÕES
Antes de identificarmos as influências do capitalismo sobre a educação adventista, precisamos definir o capitalismo e a missão, pontos centrais deste artigo.
Dobb (1987, p.15) falando sobre capitalismo, menciona Weber afirmando que o capitalismo está “presente onde quer que a provisão industrial, para as necessidades de um grupo humano, seja executado pelo método de empresa”. Ele também usa a expressão ‘espírito do capitalismo’ para descrever a atitude que busca o lucro racional e sistemático.
Mais claramente, de acordo com Olanda (1999) capitalismo é definido como um sistema econômico e social que se baseia na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços.
Novaes (1991, p.200) apresenta as características do capitalismo, que são: “Propriedade privada dos meios de produção; o resultado da produção é propriedade do capital (não do trabalho); lucro máximo e exploração do homem pelo homem”.
Este desejo pela riqueza que o homem possui, para Ellen White (2007) é um sentimento inato, que está em nossa natureza, e que se manifesta com uma força extraordinária quando estamos distantes de Deus, pois buscamos preencher este vazio de outras formas, ela chama o homem que está nesta condição de ‘mundano’, o mundano capitalista é perseverante em acumular riquezas, e dispensa toda sua vida e energias para isso, este é o propósito pelo qual trabalha tanto, busca fazer provisões para o futuro e quanto mais o tempo passa, fica mais ávido em conseguir tudo o que deseja e tudo o que se possa ganhar.
Com este desejo constante em lucrar mais e mais é que se apresentam as consequências do capitalismo, este “[...] vê na acumulação de capital o motivo dominante da atividade econômica, e numa atitude de racionalidade sóbria e através dos métodos de cálculo quantitativo preciso, subordina tudo mais na vida a esse fim.” (DOBB, 1987; p.15).
O capitalismo influencia a economia e sociedade, deste modo, a escola
...