A Influencia da Tecnologia no Ensino Superior
Por: Tatiagt • 29/5/2020 • Projeto de pesquisa • 21.047 Palavras (85 Páginas) • 175 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SUMÁRIO
RESUMO ................................................................................................ 03
I- PROJETO DE PESQUISA
1.1 INTRODUÇÃO ................................................................................. 05
1.2 OBJETIVOS ..................................................................................... 06
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...................................................... 07
1.4 MÉTODO ......................................................................................... 15
1.5 RECURSOS .................................................................................... 17
1.6 ORÇAMENTO ................................................................................. 18
1.7 CRONOGRAMA .............................................................................. 19
II- DESCRIÇÃO DA PRÁTICA DE PESQUISA
2.1 MÉTODO .......................................................................................... 21
2.2 RESULTADOS ................................................................................. 22
2.3 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS ................................................. 32
2.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................. 38
III – REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA DISCIPLINA
3.1 APRENDIZAGENS ......................................................................... 42
3.2 DIFICULDADES ............................................................................. 42
3.3 FACILIDADES ................................................................................ 43
3.4 OUTROS ASPECTOS A CRITÉRIO DOS GRUPOS .................... 43
REFERÊNCIAS ......................................................................................44
ANEXOS ............................................................................................... 46
APÊNDICES ......................................................................................... 51
RESUMO
A revolução tecnológica vem se manifestando nas últimas décadas como um processo de contínua aprendizagem, aperfeiçoamento e mudança de paradigmas, bem como recursos indispensáveis em tempos de isolamento social. Na área educacional, há aspectos positivos que podem ser analisados como benefícios para quem educa e quem aprende, entre eles a inovação nas aulas, o aprimoramento da qualidade de ensino, interação, incentivo à pesquisa, entre outros. Este trabalho objetivou a coleta de informações sobre as mudanças percebidas pelos professores de ensino superior com aulas mediadas pela tecnologia, como os professores estão se capacitando e as mudanças no relacionamento professor–aluno. A metodologia utilizada foi a inicialmente a pesquisa teórica sobre o assunto e a realização de entrevistas com professores de ensino superior de Instituições particulares e públicas. Cada pesquisadora-estudante buscou profissionais que se dispusessem a participar da pesquisa, e cada participante assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para na continuidade ser agendada a entrevista que foram coletadas por meio de aplicativos como Zoom e WhatsApp. Os resultados mostraram que todos os entrevistados utilizam a tecnologia no processo de ensino aprendizagem, alguns têm a oportunidade de capacitação mais ampla, diferenciando de professores que ainda estão num processo básico de utilização tecnológica. O professor ao perceber principalmente neste tempo de pandemia o uso tecnológico como único recurso para a efetivação acadêmica das atividades tornou-se um aprendiz para levar sua bagagem de conhecimentos e o os alunos por sua vez buscam a aprendizagem que possa ser eficaz na prática cotidiana. A tecnologia não veio para substituir o professor, mas para ampliar sua atuação, seu relacionamento com os alunos e balizar um processo de formação contínua dos recursos tecnológicos que diariamente se renovam e que exigem o modus operandi adicionada ao conhecimento acadêmico.
Palavras-chave: Tecnologia; Professores; ensino superior.
I – PROJETO DE PESQUISA
1.1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema proposto a utilização de tecnologias como ferramenta na didática de professores a nível superior. A pergunta a ser respondida é ‘’quais mudanças são percebidas pelos professores de ensino superior com aulas mediadas pela tecnologia?”. Este tema apresenta grande relevância, pois com o advento da tecnologia ocorreram diferenças modificações em nossas vidas, dentre elas o modo de ensinar, o qual não é mais apenas com a utilização de livros físicos e o quadro negro, mas também com a utilização de tecnologias como computador, tablets, celular, softwares, estão cada vez mais presentes nas aulas, sendo aproveitados por professores para deixar as aulas mais dinâmicas.
A relevância social é constatada que a utilização da tecnologia é cada vez mais presente em nosso cotidiano, não somente como utilização de lazer e passatempo, e sim como uma ferramenta de conhecimento, como já presente em muitas universidades, com softwares de aplicação de atividades e aulas remotas.
A relevância científica é a forma de utilização da tecnologia pelos professores, se os mesmos, possuem capacitação e acesso a tais. O professor não deixa de exercer seu papel se utilizar a tecnologia, mas ganha uma ferramenta para expor seu conhecimento.
1.2 OBJETIVO (S)
OBJETIVO GERAL: Verificar se na visão do professor ocorrem mudanças em sala de aula com a inserção de tecnologias de apoio para o ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar como é realizada a capacitação de professores para a utilização de tecnologias para como apoio para as aulas.
Analisar a maneira como se dá a relação aluno-professor com a inserção de tecnologias no seu trabalho docente.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos anos 60 a inserção de equipamentos tecnológicos dentro do âmbito escolar era dotada de uma visão tecnicista (educação como universo fechado) e passa a mudar ao longo dos anos, principalmente nos anos 80 a tecnologia educacional começa a ter uso sobre a educação, visando à integração das questões sociais. Uma das maiores relevância dessas pesquisas acredita-se serem os benefícios dessa inserção dentro das escolas, assim como uma necessidade de capacitação dos professores na adaptação com os novos materiais e vinculação com a parte pedagógica.
...