A Influência da EaD na Disseminação da Linguagem Regional
Por: Jucinete Pereira Coelho Reis • 18/2/2020 • Trabalho acadêmico • 759 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
A Influência da EaD na disseminação da linguagem regional
DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
COMPONENTES: JANAINA LÚCIA COELHO MENDES
JUCINETE PEREIRA COELHO REIS
POLO: PORTO NACIONAL
PORTO NACIONAL
2014
A Influência da EaD na disseminação da linguagem regional
Mendes, Janaina Lúcia Coelho
Reis, Jucinete Pereira Coelho
INTRODUÇÃO
Abordaremos neste trabalho a influência da EaD na disseminação da linguagem regional.
É importante abordarmos esse assunto para identificarmos que a inserção de novos meios de comunicação pelo sistema Ead, possibilitou a disseminação de alguns vocábulos próprios de regiões longínquas tornando-os conhecidos mundialmente, pois a linguagem é uma forma de expressão dos seres humanos.
Temos como objetivo identificar as ferramentas utilizadas pela EaD para alcançar estudantes em áreas afastadas dos centros educacionais; Compreender como é a disseminação da linguagem regional através das tecnologias e entender que o acesso às informações veiculadas em diferentes lugares possibilita a disseminação cultural.
A Educação a distancia acontece com alunos separados geograficamente dos professores. Surgiu em meados do século XIX, com cursos por correspondência, com o passar dos anos foi se aprimorando para atender a demanda.
LEFTA (2012) entende “EaD como uma caixa de ferramentas que faz a mediação entre o aluno e o conhecimento”. Concordamos com esse entendimento, mas ressaltamos que deve haver interação entre professores e alunos.
No Brasil, a EaD surgiu a partir da década de 40 e inicialmente, utilizava somente material impresso e o estudo era realizado por correspondência, o aluno era somente um receptor das informações. A partir da década de 70, passou por transformações ao serem inseridos outros meios de comunicação e já na década de 90, com a proliferação da internet foram introduzidos mecanismos de ampliação dos meios de comunicação, o aluno passou a interagir com professores e tutores, possibilitando, portanto, a disseminação da linguagem regional; é através da língua que se aprende uma cultura.
KOELLING e LANZARINI(2009) afirmam que “as mudanças socioculturais observadas na sociedade e os novos paradigmas educacionais tiveram reflexos no sistema de ensino. Esse passou a adaptar-se às novas teorias e tecnologias desenvolvidas, o que favoreceu a democratização do processo e a comunicação dos envolvidos”.
O conjunto de características de uma língua; são vocábulos, sinônimos, gírias e sotaques próprios de um lugar. A linguagem regional acontece em qualquer língua e faz parte da riqueza cultural de um país e de um idioma.
A disseminação da linguagem regional pela EaD se dá através do uso das mídias digitais, proporcionando o diálogo entre diferentes linguagens. KOELLING e LANZARINI(2009) ressaltam que “com a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), os programas voltam-se à democratização da aprendizagem, promovendo a interlocução entre professores-estudantes-tutores num processo horizontal de construção do conhecimento.
A introdução de mecanismos tecnológicos foi muito importante para a disseminação da linguagem regional, pois os chats, e-mails, fóruns, videoconferências, teleconferências, plataforma Moodle, AVA, entre outros, permitem a propagação da linguagem entre professores e estudantes da educação a distancia.
...