TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdisciplinaridade de um Projeto Educacional

Por:   •  18/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.779 Palavras (16 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 16

A PRÁTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE DO PROJETO.

Juliana Stephan Lucon

Resumo

O presente projeto demonstrará a experiência contemplada por alunos do 3º ano de Pedagogia do Unasp, Campus Engenheiro Coelho, no que concerne à observação e regência de uma sala de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Básico Unasp. Os alunos primeiro observaram o funcionamento de uma sala de aula, e depois planejaram aulas a fim de ver na prática os problemas que o professor enfrenta e as soluções que deve alcançar. No primeiro momento do trabalho, discorreremos sobre indisciplina e a importância da rotina conforme analisado na observação. Apresentaremos alguns teóricos que falam sobre este ponto a fim de obter uma melhor compreensão do processo. Em um segundo momento, abordaremos nossa experiência em dar aulas para a mesma turma e salientaremos alguns pontos merecedores de atenção tais como trocas sociais entre sujeitos, a necessidade do projeto em sala de aula, preparo e criatividade do professor etc. O foco na interdisciplinaridade direcionou o projeto à contextualização das práticas, trouxe maior entendimento dos conteúdos e instruiu os estagiários a mesclar diferentes assuntos sob um só eixo. Este processo foi um requerimento da matéria de Projeto Integrador e trouxe a todos os envolvidos muitos conhecimentos necessários para obter sucesso na hora da prática pedagógica.  

Palavras chave: Interdisciplinaridade; Projeto; Didática.

INTRODUÇÃO

O Projeto didático interdisciplinar constitui-se em prática vital para desenvolver uma aprendizagem significativa. Essa prática tem sido adotada atualmente pelos professores visando explorar a ideia de interdisciplinaridade na escola, promovendo vias de comunicação entre as disciplinas que estabelecem a relação dos conteúdos com base em um tema específico. Neste sentido foi proposto aos alunos do terceiro ano de pedagogia da faculdade Unasp, participar de um projeto pedagógico interdisciplinar no Colégio Unasp, de Engenheiro Coelho SP. Num primeiro momento os grupos faziam uma semana de observação da rotina de sala de aula e no segundo momento houve a aplicação do projeto didático interdisciplinar.

O trabalho de um professor em sala de aula e sua relação com os alunos se constitui como base fundamental para o direcionamento da aprendizagem dos alunos. Portanto a análise da rotina do processo de ensino é parte fundamental para direcionar a prática e o planejamento que será feito com base nos procedimentos realizados pelo professor em sala. Buscar-se-á enfocar as questões que envolvem a postura do professor e a reação dos alunos em relação à sua metodologia.

Visamos destacar como principais pontos de avaliação a questão da indisciplina, metodologia de ensino, os projetos aplicados e aplicação das atividades. No relato da prática será abordada a maneira como se deu aplicação do projeto interdisciplinar em sala, os resultados, como os alunos interagiram, se comportaram e os procedimentos utilizados para realizar o planejamento do projeto e o desenrolar das aulas envolvidas.

RELATO DE OBSERVAÇÃO

A seguir iremos abordar algumas situações que julgamos interessantes para nosso próprio saber pedagógico referentes a observação feita.

Rotina

Ao iniciar a observação pode-se perceber que a sala possuía uma rotina bem planejada, o que facilitava o trabalho da professora e o desenvolvimento do aluno. Essa rotina era iniciada com o cântico de dois hinos projetados na lousa, a leitura da meditação feita por um aluno e o término do culto com uma breve oração. A professora, (já dando início a sua aula) fazia uma recapitulação da matéria que estava sendo trabalhada. Após reverem os conceitos já estudados na aula anterior, ela começava novos conteúdos. Antes dos alunos irem para a casa participavam do momento cívico, no qual cantam o hino nacional e hasteiam a bandeira, e nos outros dias, durante o mesmo espaço de tempo, acontece o chamado “cultura na fila”, na qual são apresentadas curiosidades e historias.

        Vygotsky afirma que

O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. ( Vygotsky, 1987, p. 101)

Portanto, a rotina é um agente necessário no ensino, ajuda a criança a se orientar, facilita a aprendizagem, dá segurança ao discente, desenvolve a autonomia e a identidade escolar.

A observação feita da rotina e procedimentos metodológicos utilizados pela professora para ministrar a aula, auxiliou a desenvoltura das informações e procedimentos pedagógicos durante os momentos de regência.

A questão da indisciplina

Durante os momentos de observação, pode-se perceber que para manter a disciplina a professora destacava os valores em obedecer às regras para se ter uma boa aprendizagem. De acordo com Estrela (2005), a indisciplina exerce efeitos negativos sobre a socialização e a aquisição de conhecimento escolar pelos alunos, na medida que vem se constituindo a cada dia, em paralelo ao fracasso escolar, um problema grave enfrentado pela escola. Os estudos realizados por Estrela trouxeram informações sobre a indisciplina e os efeitos que provocam no professor foram resenhados e indicam que este fenômeno,

[...] ao romper com as normas da classe e da escola, interfere em alto grau com o processo pedagógico, já que além de afetar a aprendizagem do aluno faz o professor perder um tempo valioso, interropendo seu trabalho e obrigando-o a desempenhar papéis que não deseja representar (ESTRELA, 2005, p. 114).

Em episódios de indisciplina, a professora fazia uma pausa nas aulas e enfatizava as diretrizes estabelecidas por todos no início do ano. Para os alunos, estes momentos eram de caráter reflexivo a fim de que ponderassem as suas atitudes em relação às regras. O intuito disso é que eles viessem a entender e a praticar a disciplina, fazendo com que futuramente o tempo gasto em chamar a atenção fosse diminuído e que estes valores fossem interiorizados. Estrela (2005, p. 26), afirma que “Uma pessoa sem valores definidos fica sujeita a toda a espécie de influências, uma pessoa sem valores claros é uma pessoa dividida, mal consigo própria e com os outros”. A falta ou a indefinição de valores, na escola, implicam na geração de conflitos que levam à indisciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com