A LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO
Por: nohlopes • 30/5/2018 • Artigo • 877 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1]
UNEB: Departamento de Educação Campus XII
Componente Curricular: Literatura infanto juvenil
Prof.: Ginaldo Araújo
Discente: Noelma Nunes Lopes
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO
A criança por muito tempo teve seu lugar invisibilizado na sociedade, era tratada como um adulto em miniatura e a partir dos sete anos já era colocado para trabalhar com serviços braçais e/ou domésticos. Aos poucos devido a estudos acerca desses sujeitos é que foi surgindo a concepção deste ser ‘’frágil’’ e que precisa de cuidados. E pensando nestes cuidados é que por volta do século XVII surge a Literatura infantil com o objetivo de educar as crianças moralmente através de historias, contos, fábulas, entre outros destinados a esta categoria.
Os textos para esse público reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa. Na educação tem uma importância muito grande, pois a depender do tipo da obra que o professor escolher poderá ser um auxílio indispensável na sala de aula, contanto que tenha o cuidado e o zelo de escolher textos que atendam as demandas de cada turma. Esta importância de se trabalhar com a literatura na escola se dá porque muitas vezes o primeiro e único contato que a criança tem com a literatura é na escola, pois devido a diversas situações muitos pais não têm condição de ofertar a seus filhos o universo da leitura desde cedo.
Esse conato na escola, pela criança com a literatura deve ocorrer de forma prazerosa e não imposta como muitas vezes acontece, pois como já dito anteriormente poderá ser o primeiro contato dessa criança e a depender da forma como é abordado poderá despertar um desinteresse por todos os outros gêneros textuais. É importante o professor estar atento à idade das crianças e jovens, procurar saber o que mais chama a atenção destas, compreender que as obras precisam ser voltadas para as vivências, organizar textos que despertam a imaginação e a descoberta, com uma estética boa que de fato chame a atenção do público ao qual se destina.
Para um trabalho de qualidade em sala de aula é necessário três passos: planejamento: o que é indispensável em qualquer situação onde se quer alcançar um bom resultado; organização: o profissional não pode fazer seu trabalho de qualquer forma ou apenas para cumprir uma ordem na lei, porem é necessário se organizar e avaliar cada ação que deverá ser tomada mediante o conteúdo exposto; e interação, ou seja, a criança também deve ser ouvida, o professor precisa mediar o dialogo entre elas e com ele próprio garantindo segurança aos pequenos.
Para um trabalho efetivo do profissional é necessário que a escola, o todo, se organize para pensar as obras, pois isso não deve ser um trabalho apenas do professor de português ou de literatura, mas pode ser explorado em todas as áreas do conhecimento o que garante uma efetivação no aprendizado do aluno. Os livros devem estar sempre a disposição para a criança folhear, sentir o cheiro, estar perto. Os momentos e espaços de leitura devem ser disponibilizados no âmbito escolar.
Quando a criança e o jovem têm esse contato desde cedo na escola isso poderá facilitar uma leitura de mundo diferenciada, pois quando o indivíduo se apropria da leitura é formado um cidadão crítico capaz de compreender parte do mundo que o cerca. Com isso o profissional da educação deve sempre levar em conta a linguagem utilizada, pois o que atrai uma criança de nove anos pode não ser o mesmo que atrai um de 3anos ou de 12, é necessário se atentar a esta questão para que os alunos tenham uma melhor aquisição do conteúdo e entendam em sua própria linguagem o que está sendo abordado.
...