A Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba
Por: Gilmar Luiz Da Silva Luiz • 14/3/2020 • Trabalho acadêmico • 604 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
JULIANA DO VALE SILVA
PRÁTICA PEDAGÓGICA 4
TIROS – MG
2019
JULIANA DO VALE SILVA
PRÁTICA PEDAGÓGICA 4
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Uberaba como requisito para aprovação na disciplina – Prática Pedagógica 4.
TIROS – MG
2019
ATIVIDADE I
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Visto que vivemos um momento de revolução tecnológica, utilizar as tecnologias na área educacional se tornou uma necessidade inadiável a todos os profissionais do ensino nas escolas. Seja por meio dos tradicionais laboratórios de informática ou do uso de lousa digital, projetores, tablets com recursos digitais, o avanço tecnológico tem acarretado mudanças significativas no espaço escolar e no processo de ensino e aprendizagem. Por exemplo, o uso das tecnologias vem favorecendo a interação entre os alunos, ao fazerem atividades virtuais em grupos, que lhes permite expressarem seus conhecimentos e opiniões, de forma significativa, que os leva a se sentirem partes ativas e importantes no seu processo de ensino aprendizagem, e de seus colegas de classe.
Porém, deve-se utilizar estas tecnologia no ambiente escolar de maneira responsável e criativa para que consiga trazer inúmeros benefícios aos alunos. Por isso, cabe aos professores pesquisarem e experimentarem maneiras de utilizar as tecnologias em seus planos de aulas, projetos ou atividades de forma que venha a melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos.
ATIVIDADE II
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Atualmente, o nosso sistema escolar modificou-se para uma proposta inclusiva, como um processo social, onde todas as crianças, em especial as portadoras de necessidades especiais, têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal, se esforçando para transformar a escola em um espaço para todos. Porém, infelizmente, muitas instituições de ensino que “adotam” a inclusão, mostram na prática não estarem preparadas para essa educação, evidenciando todas as barreiras pedagógicas, emocionais e físicas existente nessas instituições e, consequentemente, em seus profissionais de ensino.
São muitos os desafios vivenciados pelas instituições de ensino ao receberem alunos com necessidades especiais em uma instituição de ensino regular, como, problemas de infraestrutura no prédio educacional (acesso, locomoção e adequação), com os métodos educacionais, currículo e os recursos limitados, que impedem uma educação satisfatória ao aluno, além de, professores sem qualificações para trabalharem com crianças especiais, dificultando a permanência desse aluno na instituição, precisando e dependendo de frequentar uma escola especial que lhe dê o atendimento educacional especializado (AEE) fora da escola regular, para complementar a apoiar este aluno no formação e desenvolvimento de seus conhecimentos.
...