A Live Diped
Por: Roseli Oliveira Silva • 24/11/2021 • Dissertação • 386 Palavras (2 Páginas) • 114 Visualizações
Este projeto foi realizado em parceria da Coordenadoria Pedagógica/ Divisão da Educação Infantil (COPED-DIEI), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Instituto Aliance e a Fundação Lemann, e o Instituto Avisa Lá.
O objetivo do projeto foi colaborar na construção de protocolos e na produção de documentos norteadores para a volta às atividades na Educação Infantil, na cidade de São Paulo, elaborados de forma participativa e promovendo interlocução setorial e de entidades interessadas, por meio de formação continuada a distância, das equipes de creches e pré-escolas.
A professora Jaqueline Resende explicou que as formações foram para apoiar a unidade escolar e na criação de Comitês da Infância, compostos pelos diferentes profissionais da escola e famílias para diagnosticarem e planejarem o possível retorno, quando as condições sanitárias permitirem, com foco nas áreas:
Gestão participativa (equipe/ família);
Cuidados promotores da saúde e bem estar;
Cuidados promotores da qualificação da alimentação; Acolhimento pedagógico e de bem estar
Acolhimento afetivo-social.
Carla Cugolo falou sobre a formação do comitê, os vínculos com a família, atendimento as crianças e sobre um vaso de flor em um dos espaços do Cei como disparador para as reflexões, e mudanças elaboradas para o retorno segundo o protocolo de retorno volta ás aulas.
Teresa Andreia Ferrara (coordenadora Cei Maria Laura ) e Aparecida Francisca( Diretora Cei Maria Laura) falaram sobre disponibilizar o PPP para a família e sobre o acolhimento das crianças junto a família. Valorizaram também o acolhimento das professoras, com momentos de formação e apoio psicológico.
Relatou novos desafios com o inicio da Pandemia e a forma para conseguirem em conjunto , trabalhar com as crianças e a família.
Citou o projeto da criação de bonecos de pano e a boneca Zoraide que aparecia nas lives para informa- los sobre o Covid 19.
Construiram o próprio protocolo de espaços no cei, dividindo e modificando os ambientes para o momento do retorno.
E por fim tivemos a participação de Rachel de Campos Ferreira mãe da criança Daniel, matriculado no Cei Sônia Maria Silvestrini , que nos trouxe uma mensagem de esperança e agradecimento a equipe do Cei.
Foi uma live difícil, pois todos os comentários estavam negativos . Cristiano teve que por diversos momentos parar a live para explicar e responder comentários maldosos.
Temos que entender que o retorno irá acontecer e que temos que nos preparar!
...