A MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR: JOGOS
Por: lurosa1234 • 4/8/2017 • Projeto de pesquisa • 1.650 Palavras (7 Páginas) • 250 Visualizações
ESCOLA RURAL MUNICIPAL
ROSA
A MANEIRA LÚDICA DE ENSINAR: JOGOS
2017
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o lúdico como ferramenta de grande importância na influencia do processo de ensino e aprendizado, toda criança em formação necessita de brincadeiras e jogos para poder aprender a viver em sociedade. Jogar é inerente ao ser humano e estabelecer uma relação entre jogar e aprender pode tornar o processo de aprendizagem prazeroso. Por meio da participação em jogos, o aluno interage e se socializa com os outros. Os jogos são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento e o uso dos mesmos tem o objetivo de fazer com que os educandos gostem de aprender e possibilita aos que têm dificuldades ultrapassarem seus limites. Utilizá-los como ferramentas no cotidiano escolar possibilita a produção do conhecimento e o desenvolvimento da leitura, pois eles auxiliam na transposição entre a linguagem oral e a escrita.
Para Vygotsky “o jogo é uma atividade muito importante, pois através dele a criança cria uma zona de desenvolvimento proximal, funções que ainda não amadurecem, mas que se encontra em processo de maturação, o que a criança ira encontrar em um futuro próximo. A escola deve ser rica de experiências para a exploração ativa, compartilhada por crianças e por adultos onde através das brincadeiras e jogos a criança exercita vários papeis com os quais interage no cotidiano”. (VIGOTSKY, 1994, p.67).
A brincadeira não significa só recrear, pois é uma forma complexa que a criança tem de interagir com os outros evoluindo de acordo com seus interesses conforme sua necessidade em relação à sociedade.
O professor no seu trabalho deve permitir a criança espaços para brincar, proporcionando interação que vem realmente ao encontro do que ela é, aliado as tentativas no sentido de compreendê-las, mostrando respeito e que saibam a importância do brincar no âmbito escolar.
JUSTIFICATIVA
O lúdico promove uma alfabetização significativa na prática educacional, sendo de extrema importância o professor valorizar os jogos e as brincadeiras, pois são objetos indispensáveis para a aprendizagem da criança, assim eles aprendem brincando e se comunicando consigo mesmo e com outras crianças construindo conhecimentos múltiplos. Assim o jogo não pode ser visto apenas como divertimento. Através dele se processa a construção do conhecimento. O educando fica mais motivado para usar a inteligência, pois quer superar seus obstáculos. Com as atividades lúdicas de jogos como alfabeto móvel, adivinhas, dominó de letras e outros, espera-se que as crianças passem a ter um aprendizado positivo. Jogar é uma fonte de lazer, de conhecimento, o que nos leva a considerá-lo parte integrante da atividade educacional.
OBJETIVO GERAL
* Proporcionar às crianças a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos através de atividades lúdicas envolvendo jogos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o raciocínio lógico por meio de jogos, nas diversas modalidades de ensino como leitura e escrita;
- Ampliar as possibilidades de aprendizagem dos educandos;
- Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos.
Seja qual for o jogo, por mais simples que pareça, ajudará a criança no seu desenvolvimento visando sempre o processo de aprendizagem dando oportunidade para que isso ocorra de forma simples e espontânea. É importante saber que o bom jogo é aquele que atende as necessidades da criança e que propicia a ela uma maior harmonia com a ferramenta usada. Os mesmos podem e devem ser objetos de crescimento, possibilitando ao educando a exploração do mundo, descobrir-se, entender-se e posicionar-se em ralação a si e à sociedade.
O jogo enriquece o desenvolvimento intelectual. Quando o professor recorre aos jogos ele está criando uma atmosfera de motivação que permite aos seus educandos participarem ativamente do processo ensino-aprendizagem, assimilando experiências e informações. Mas é preciso respeitar a bagagem de conhecimento de cada criança.
METODOLOGIA
Com a prática de atividades ligadas ao jogo, podemos exercitar estimular e levar o educando a participar, interagir com os colegas, porque a dúvida de um pode ajudar a turma toda. Ao relacionar o jogo com alguma outra atividade as crianças passam a ter autoconfiança e prestam mais atenção aos seus erros.
...