A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Por: Rayssa Santos • 18/3/2020 • Relatório de pesquisa • 3.439 Palavras (14 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Feclesc
Darlene Maria Nobre Lima
Maria Das Dôres Nobre Lima
Erika Almeida Moreira
Raissa Dos Santos Pinheiro
Jônatas do Carmo Santos
Comportamento dos Adolescentes no Ensino Médio
Quixadá-CE
2019
Darlene Maria Nobre Lima
Maria Das Dôres Nobre Lima
Erika Almeida Moreira
Raissa Dos Santos Pinheiro
Jônatas do Carmo Santos
Comportamento dos Adolescentes no Ensino Médio
Artigo Científico apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia, como Trabalho de conclusão da disciplina Metodologia do Trabalho Científico da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Feclesc.
Professora: Isadora Barreto Paiva.
Quixadá – CE
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. RELATO DE OBSERVAÇÃO 6
3. DISCUSSÃO A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA 9
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
6. ANEXOS 13
RESUMO
A escola é o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo, durante boa parte de nossas vidas, um lugar onde se exercita o pensamento, aprende-se coisas novas, ensina-se tantas outras, realiza-se a troca de experiências, ideias e opiniões, é um dos primeiros ambientes que somos introduzidos no começo de nossas vidas. A função da escola é formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores, ensinar a ouvir, pensar, analisar, questionar, opinar, entender, decidir, resolver, ser ético, solidário e participativo e ir de encontro aos seus anseios futuros. A escola também nos apresenta uma série de coisas para nos habituar, como aprender a conviver com diversas pessoas de realidades diferentes, de culturas, crenças e gêneros sexuais diferentes. O respectivo trabalho se trata de relatar observações feitas diante do comportamento de adolescentes do ensino médio e através dessas observações, por meio da teoria de Erik Erikson em duas escolas da rede pública, busca também tentar compreender o comportamento deles, em teorias de Dayrell, como de diversos outros atores como, Leão, Silva, Reis e Watson, B.F Skinner, etc. Além de psicólogos como Elaine Ribeiro e Paulo Henrique, especialistas no assunto. Os métodos utilizados para o aprofundamento da pesquisa bibliográfica se deram por meio de observação em equipe e observação não participante, com base em (Marconi e Lakatos 2017). Desse modo, conclui-se que o mal comportamento dos adolescentes vem de diversos fatores diferentes, como os fatores socioeconômicos que visam a maturação dos jovens para que enfrente o mercado de trabalho e que isso varia culturalmente; e que a psicologia é uma grande aliada nessa fase, por isso se utilizamos de vários artigos relacionados a psicologia, pois ela contribui explicando as causas dos comportamentos adotados pelos adolescentes, que são tidos como inadequados pela sociedade e que causam sofrimento para quem está passando por esse processo que vai do final da infância até a fase adulta.
Palavras-chaves: Escola, Ensino médio, Comportamento, Adolescentes
- INTRODUÇÃO
A escola faz parte da construção de identidade juvenil. Entendemos a juventude como uma categoria social que pode estar relacionada a uma condição geracional, ou enquanto juventudes, no plural, que compreende a diversidade de condições em que os jovens se apresentam e produzem identidades múltiplas (SILVA, 2013), com isto, a equipe buscou compreender o comportamento dos jovens no Ensino Médio, em duas escolas, (Assis Bezerra e Liceu de Banabuiú – Jacob Nobre de Oliveira Benevides. Percebemos que, a fase da adolescência, a fase que os adolescentes entram no ensino médio, é a fase mais difícil e complicada para eles, pois nessa fase eles tendem a fazer várias escolhas, tomar diversas decisões, além de trazer consigo as suas experiências vividas, dentre outras variáveis, que vão interferir no comportamento deles nas instituições de ensino.
A juventude se constitui como um momento delicado de escolhas, de definições, no qual o jovem tende a se defrontar com perguntas como: “pra onde eu vou?”, “Qual rumo devo dar à minha vida?”, questões estas cruciais para o jovem e diante das quais a escola teria de contribuir de alguma forma, no mínimo na sua problematização. (LEÃO, DAYRELL & REIS 2011, p. 257)
A escolha do tema surgiu a partir das observações feitas na visita a campo, onde observamos as várias formas que os jovens têm de se comportarem na escola. Com isto, surgiu a curiosidade e o desejo de buscarmos compreender o comportamento deles. Neste contexto, o presente trabalho mostrará nossa percepção diante das observações feitas pela a equipe. O principal objetivo da equipe para o trabalho foi relatar as observações feitas diante do comportamento dos adolescentes do Ensino Médio, por meio da teoria de Erik Erikson, além de observar como é o comportamento dos adolescentes durante o período escolar, buscar compreender o comportamento dos adolescentes do Ensino Médio e inserir a Psicologia como aliada na compreensão do comportamento dos adolescentes.
A metodologia se deu mediante a pesquisa bibliográfica, por meio de observação em equipe e observação não participante, com base em (Lakatos e Marconi, 2017). As observações foram feitas em duas escolas de ensino médio, da rede pública - Assis Bezerra e Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides.
- RELATO DE OBSERVAÇÃO
- Observação do Comportamento dos Adolescentes no Ensino Médio
Observações feitas no Liceu de Banabuiú Jacob Nobre de Oliveira Benevides:
Logo na entrada da escola, podemos perceber que a maioria dos alunos, chegam de transporte público, ou seja, de ônibus. Outros chegam a pé, acompanhados de colegas. Boa parte deles, chegam de moto com seus familiares ou mesmos sozinhos. Foi notável vê que os alunos chegam desanimados, gastos do fim de semana, se encontram dispersos, sonolentos, mau humorados, com preguiça e desencorajados.
...