A MUSICALIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Cida Souza • 14/4/2021 • Projeto de pesquisa • 2.073 Palavras (9 Páginas) • 367 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo da Vinci | |||
NOME DO (A) ACADÊMICO (A): THAIZ CARDOSO FERRAZ CURSO: PEDAGOGIA TURMA: 2762/5 TUTOR EXTERNO: DAILAN S. DE OLIVEIRA FEITOSA [pic 2] PROJETO DE ESTÁGIO: A MUSICALIZAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL JACOBINA 2021/6º SEMESTRE |
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 4
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 4
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 5
2.1 METODOLOGIA 5
2.2 CRONOGRAMA 6
REFERÊNCIAS 7
APÊNDICES 8
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área de concentração: Educação Inclusiva
Programa de Extensão: Acessibilidade e Inclusão Educacional
Projeto de Extensão: A arte e o seu papel como promotora da inclusão
Produto Virtual: Trilha Pedagógica
Tema: O uso da musicalização na Educação Inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental.
O objetivo dessa pesquisa consiste em relatar a importância da Educação Inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental, que será nossa área de concentração norteadora para a construção desse projeto e seus desafios no processo de inclusão no ambiente escolar. Este processo envolve muito mais que a pessoa com deficiência, envolve também a família, a escola e a sociedade. A escolha por esse tema se dar por a sua extrema importância, e pelas vivências na mediação de práticas inclusivas com alunos em sala de aula, penso o quanto posso estudar e me capacitar para contribuir na inclusão de crianças de séries iniciais nos espaços educativos. Esta pesquisa foi desenvolvida com bases em livros, sites e artigos. Estudei alguns teóricos como, Lev Vygotsky, Maria Montessori e Maria Teresa Eglér Montoan, que tiveram grandes contribuições para educação inclusiva, através de seus estudos foi possível entender que cada criança é diferente e única, que cada criança aprende de forma diferente e com práticas diferentes, pois cada uma possui suas especificidades e singularidade. A educação inclusiva perpassa por todas as fases da educação, ela vem crescendo e se transformando cada dia mais, com a criação de políticas públicas.
Pessoas portadoras de deficiências puderam garantir seus direitos na educação, conforme a Lei nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. DO DIREITO À EDUCAÇÃO Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
1.2 OBJETIVOS
- Evidenciar a importância da musicalização na educação inclusiva.
- Destacar os benefícios da musicalização nas aulas de educação inclusiva nos anos iniciais.
- Trabalhar a música como ferramenta pedagógica de inclusão, inseri-la no processo de aprendizagem dos alunos de educação inclusiva.
- Utilizar a música nas aulas de musicalização de forma lúdica e interdisciplinar desenvolvendo a linguagem.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 A INCLUSÃO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
A música tem sido uma grande ferramenta pedagógica, além de possuir uma linguagem que, se compreendida desde cedo, ajuda o ser humano a expressar com mais facilidade suas emoções sentimentos e principalmente a ser criativo, quando a criança começa a ter contato com a música ela começa a despertar seu lado cognitivo com mais facilidade porque a música tem essa capacidade de desenvolver na criança uma relação de múltiplas aprendizagens, ela traz muitos benefícios a criança, um dos principais motivos é que ela trabalha múltiplas habilidades, estimulando a parte motora, a audição, o raciocínio, as noções de proporção e a sensibilidade, assim, faz com que várias áreas do cérebro funcionem simultaneamente, ajudando no desenvolvimento infantil, isso significa ampliar a variedade de linguagens que pode permitir a descoberta de novos caminhos de aprendizagem. Nas series iniciais principalmente na educação infantil a música torna-se um poderoso recurso educativo, ela representa uma importante fonte de estímulos e equilíbrio contribuindo para felicidade da criança, tendo um contato mais íntimo criando oportunidades de desenvolver sua criatividade, alfabetizar-se tornado seus conhecimentos mais amplos, e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo de uma forma mais prazerosa. Trabalhar com música em sala de aula proporciona para as crianças momentos de muita interação, e alegria, desperta a sensibilidade, imaginação de concentração, autodisciplina, respeito ao próximo, socialização e afetividade, sendo assim, a música é uma grande e valiosa aliada no processo de ensino e aprendizagem, ela auxilia no desenvolvimento das habilidades e potencialidades, faz com que a criança explore seu mundo vivenciando experiências vivas agradáveis e enriquecedoras.
...