A ORGANIZAÇÃO E O PLANEJAMENTO DO CURRICULO
Por: anelim_21 • 24/6/2017 • Resenha • 383 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
2. A organização e o desenvolvimento do currículo
Sobre o currículo, os autores destacam que se trata da concretização das orientações expressas no projeto pedagógico, um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade para formação dos alunos. Destacam-se 3 tipos de manifestações para o currículo:
- Formal: aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
Ex: os PCN’s e as propostas curriculares dos estados e municípios.
- Real: aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência do projeto pedagógico e dos planos de ensino. É tanto o que sai das ideias e da prática dos professores, da percepção e do uso que eles fazem do currículo formal, como o que fica na percepção dos alunos.
- Oculto: refere-se aquelas influencias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no ambiente escolar, ou seja, das práticas e das experiências compartilhadas na escola e na sala de aula. É oculto porque não aprece no planejamento, embora seja um fator importante de aprendizagem.
Embora as escolas trabalhem sempre com o currículo oficial, o que acaba se desenvolvendo na prática é o currículo real, porque na verdade são os professores o corpo técnico e os pais que acabam por definir o currículo. Se entendemos que currículo é o que fica, o internalizado, independente do prescrito oficialmente, então, com efeito, o que influi na vida escolar dos alunos é o currículo real. A consideração deste currículo, ao lado do oficial, no planejamento pedagógico-curricular, leva a escola e os professores a confrontar a cultura elaborada do currículo formal e as situações de fato vividas no ambiente escolar e nas salas de aula. Com isso, é importante insistir no entendimento da cultura da escola (cultura organizacional) como importante elemento curricular.
No planejamento do currículo na escola é necessário considerar os seguintes princípios: ele precisa ser democrático; garantir cruzamento de culturas, com conhecimentos e experiências diversificadas; incluir a interculturalidade, o respeito e a valorização da diversidade cultural e das diferentes origens sociais dos alunos; respeito à cultura local; analisar a dinâmica especial da cidade; fortalecer a identidade pessoal, a subjetividade dos alunos e prever tentativas de enriquecimento curricular.
...