A Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Por: bekka • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CAROLINA – RA 426317
CLEIDE BECA SANTIAGO DOS SANTOS - RA 425824
MARIA LUCIA – RA 7930689213
OSVALDINA - RA 416865
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Nova Iguaçú-RJ
Março/2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CAROLINA – RA 426317
CLEIDE BECA SANTIAGO DOS SANTOS - RA 425824
MARIA LUCIA – RA 7930689213
OSVALDINA - RA 416865
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Trabalho apresentado como exigência parcial para a conclusão da disciplina de organização e metodologia do ensino fundamental, ministrada pela profa Maria Clotilde.--- sob a responsabilidade da Tutora presencial profa. Maria Aparecida Siqueira.
Pólo Nova Iguaçú - Nova Iguaçú - RJ.
Nova Iguaçú-RJ
Março/2015
[pic 3]
Introdução
A finalidade desta atps, é, mostrar alguns aspectos e conceitos que definem as características do Sistema de Ensino Brasileiro, observar como é a organização e a estrutura do sistema do ensino no Brasil, apontar os pontos positivos e os pontos a melhorar sobre o ensino fundamental de nove anos e apontar as atribuições do Ministério da educação(MEC ) juntamente com as diretrizes de ensino que contribuem para o funcionamento da educação no Brasil.
Alguns aspectos e conceitos que definem as características do Sistema de Ensino Brasileiro.
Para seu trabalho valer mais, deverá o professor resgatar a sua capacidade de pensar, organizar, produzir conhecimento e tecnologia em relação ao processo de produção do ensino-aprendizagem.
O magistério precisa construir uma ética profissional, necessária ao resgate da seu respeito junto a sociedade.
Julga-se fundamental que o professor possa perceber criticamente esta relação entre a escola, o sistema de ensino e o próprio contexto político, econômico e social.
Entende-se que é fundamental o professor conhecer como tem sido construído o sistema educacional. Tão importante quanto isto, é também, oferecer a possibilidade de o professor superar a sua atual condição e se constituir num agente decisivo de construção da escola e/ou do processo ensino-aprendizagem que concretize os compromissos que subjazem a toda a proposta curricular.
Sem o planejamento o trabalho coletivo vira um caos, por que carece de direção. De articulação entre as várias parcelas de trabalho, a cargo de cada profissional, de racionalidade e também, de compromisso institucional.
Pressupostos da análise/conhecimento da pratica pedagógica Escolar
Estrutura de produção do ensino-aprendizagem na forma escolar.
Trabalho coletivo e o planejamento escolar institucional.
A escola e a qualidade do ensino-aprendizagem.
Professor como agente da educação.
Organização e estrutura do sistema de ensino brasileiro
No principio a educação no Brasil era uma educação tradicional baseada em um professor que ensinava e o aluno aprendia passivamente, e era avaliado à medida do que se aprendia.
Com o surgimento da Escola Nova, iniciou-se uma grande mudança educacional, a partir daí em 1980, junto a Constituição federal e o ECA (Estatuto da criança e adolescentes) foi feita mudanças e avanços significativos na área educacional do país, mudanças essas que fundamentaram a LDB, Lei que rege a educação no Brasil, que tem em seus conceitos a estrutura da educação básica dividida em Educação infantil e Ensino Fundamental. Dentre essa divisão denominava-se que o ensino fundamental seria no mínimo de oito anos.
Observando a mudança social, e seus reflexos na educação houve uma nova reestruturação, implantando assim o ensino de nove anos, porque as necessidades das crianças teriam evoluído. O MEC propõe que o professor não só ensine o conteúdo, mas que as atividades sejam de modo produtivo e dinâmico, trabalhando assim a relação social entre o indivíduo.
Atribuições do MEC
O ministério da Educação, órgão do governo federal do Brasil, tem como atribuição estabelecer a sequência de como devem ser aplicadas as fases do ensino básico. Também possui atribuições para assegurar o desenvolvimento com qualidade do aprendizado nas escolas, contribuir para o espaço físico da escola, disponibilizar materiais didáticos, capacitação curricular para aprimoramento dos professores, alimentação, transportes e avaliação para analisar o andamento do aprendizado nas escolas
...