A PRELIMINAR SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Por: Bethdelmiro • 11/4/2015 • Relatório de pesquisa • 870 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIAN
UNIDADE OSASCO
PEDAGOGIA
NOME: ELIZABETH BATISTA DELMIRO RA: 3708615463
NOME: MICHELE DE SOUZA SANTOS RA: 4200054037
NOME: RUTH FERNANDES DOS SANTOS RA: 3880754669
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO DE AMBIENTES NÃO ESCOLARES
RELATÓRIO PRELIMINAR SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
OSASCO
2015
NOME: ELIZABETH BATISTA DELMIRO RA: 3708615463
NOME: MICHELE DE SOUZA SANTOS RA: 4200054037
NOME: RUTH FERNANDES DOS SANTOS RA: 3880754669
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO DE AMBIENTES NÃO ESCOLARES
RELATÓRIO PRELIMINAR SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Professor: Vicente Cândido
OSASCO
2015
Relatório Preliminar sobre a Educação Não - Formal
A forma de se educar na educação não formal é um pouco diferente da educação formal e educação informal, vejamos:
Na educação formal, os saberes são ensinados em espaços/ territórios físicos, como: as escolas, instituições regulamentadas por lei, certificadoras, organizadas segundo diretrizes educacionais na educação. O individuo aprende conteúdos previamente demarcados, com regras e padrões comportamentais, também definidos previamente, ou seja, na educação formal a organização da aprendizagem, faz com que o aluno aprenda aquilo que esta sendo passado, conforme as normas da escola, universidade.
Na educação informal, o individuo começa a aprender desde quando nasce, pois é com seus familiares (pais, irmãos, avós), que ele terá seus primeiros aprendizados, seu processo de socialização, seu convívio com a sociedade, seus valores e culturas. O individuo carrega em sua bagagem seus conhecimentos adquiridos com pessoas próximas, principalmente a família.
A Educação não – formal, portanto, se diferencia um pouco, pois o individuo aprende na “escola da vida”, em seu cotidiano, no dia a dia, aprende conforme seus desafios diários, onde seu educador é aquele com quem se interage ou se integra, mas também pode ser vista em lugares não escolares, que estão fora do âmbito escolar, tais como: hospitais, projetos não governamentais, ambientes interativos construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de circunstâncias da vivência histórica de cada um. Há na educação não – formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. Por isso, a educação não formal situa-se no campo da Pedagogia Social, aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com processo de construção de aprendizagem e saberes coletivos.
...