A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Por: GLAUCE1 • 2/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.820 Palavras (12 Páginas) • 363 Visualizações
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM
GLAUCE ALVES TONELLI
A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM
GLAUCE ALVES TONELLI
A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Artigo Científico encaminhado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do Título Especialista em Docência no Ensino Superior.
BAURU/SP, SETEMBRO DE 2015.[pic 1]
Resumo
Considerando as diversas formas e práticas avaliativas no ensino superior, bem como a mobilização de valores e a promoção de uma visão ampla sobre o modo de educar, os objetivos do presente estudo foram: (a) realizar uma revisão bibliográfica crítica sobre a prática avaliativa no ensino superior e (b) identificar como as práticas avaliativas utilizadas pelos professores podem influenciar a aprendizagem dos universitários. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico com base em uma pesquisa qualitativa. A busca pelo material científico ocorreu através das bases de dados do Scielo e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: “práticas avaliativas no ensino superior”, “avaliação no ensino superior”, “métodos avaliativos para alunos de graduação” e “métodos avaliativos no ensino superior”. A partir do levantamento de cinco artigos científicos, constatou-se que nem sempre os docentes do ensino superior privilegiam ações avaliativas que refletem em uma boa progressão curricular e sucesso profissional dos alunos. Nesse sentido, notou-se que as escolhas avaliativas podem tanto ampliar quanto limitar as oportunidades de aprendizagem em universitários. Diante disso, há a importância de cursos de pós-graduação/especialização/capacitação profissional, que promovam momentos de auto-reflexão sobre suas práticas nessa etapa de ensino, a fim de que desenvolvam um melhor comprometimento com a formação de outros futuros profissinais, sejam eles dos cursos de licenciaturas ou bacharéis.
Palavras-chave: Ensino Superior. Docência. Prática avaliativa.
Introdução
Considerando que nas últimas décadas o número de alunos nos centros universitários aumentou consideravelmente, assim como o quadro de docentes, várias são as questões didáticas que devem ser refletidas sob esses aspectos. O ensino nas universidades necessita partir de uma atitude inovadora e investigativa, ou seja, fundamentar-se os saberes reflexivamente, analisando sempre a sociedade em que o sujeito faz partea fim de não proporcionar respostas, mas sim desenvolver o espírito crítico dessa população (GARCIA, 2001).
Os métodos e instrumentos avaliativos são quesitos fundamentais nesse processo de investigação e elaboração de conhecimentos. A forma de avaliar conduz o professor para algumas imprecisões em relação as seguintes questões: O que avaliar?; Como avaliar?; Quais os melhores métodos para avaliar a aprendizagem dos estudantes na graduação, considerando as diretrizes atuais para a educação superior?.
Seguindos tais demandas, para que os estudantes cultivem o pensamento crítico/reflexivo, assim como o desenvolvimento de capacidades de elaboração teórico-conceitual, de aprendizagens necessárias para resolver problemas complexos, e a aquisição de competências coerentes com as novas exigências do mercado de trabalho, deve haver uma revisão nos fundamentos e nas práticas de avaliação da aprendizagem dos estudantes no nível superior (GARCIA, 2009).
Nesse sentido, com base em tais práticas pedagógicas constata-se que há diversas formas e combinações no ato avaliativo. No entanto, o professor deve atentar-se para a intenção com que são realizadas tais medidas, pois elas podem resultar em uma aprendizagem efetitiva ou não dos alunos no percurso de sua formação (VASCONCELLOS; OLIVEIRA; BERBEL, 2006). Além disso, a escolha por uma delas acaba sendo complexa e subjetiva passando a envolver mais do que instrumentos e métodos, pois mobilizam valores e promovem uma visão bastante ampla sobre o ato de educar (GARCIA, 2009).
Ressalta-se ainda, que as formas avaliativas predominantes no ensino superior refletem não somente as escolhas pedagógicas exercidas pelos docentes, mas, também, as diretrizes curriculares dos cursos universitários, ou seja, a própria cultura institucional acaba influenciando tal processo. A fim de aprofundar essas questões os objetivos do presente estudo foram: (a) Realizar uma revisão bibliográfica crítica sobre a prática avaliativa no ensino superior e (b) Indentificar como as práticas avaliativas utilizadas pelos professores podem influenciar a aprendizagem dos universitários.
Desenvolvimento
O presente estudo tem por base a pesquisa qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Segundo Costa e Zoltowsi (2014), a revisão bibliográfica se refere ao processo de reunião, avaliação crítica e sintética de resultados de múltiplos estudos, permitindo inclusive, maximizar o potencial de uma busca encontrando o maior número possível de resultados de uma maneira organizada.
A partir desse tipo de pesquisa torna-se possível conhecer temáticas, enfoques teóricos, além de apontar o que vem sendo produzido na área nos últimos anos. Ainda para Costa e Zoltowsi (2014), a pesquisa bibliográfica se remete a etapas básicas, a considerar: delimitação da questão a ser pesquisada; escolha das fontes de dados; eleição das palavras-chave para busca (descritores); busca e armazenamento dos resultados; seleção de artigos pelos resumos, a partir dos critérios de inclusão e exclusão elencados pelo autor; extração dos dados das produções científicas selecionadas; avaliação crítica dessas produções e, por fim, síntese e interpretação dos dados.
Partindo destas questões, o tema abordado por esta pesquisa “A prática avaliativa no ensino superior”, contou com a busca de material científico através das bases de dados do Scielo e Google Acadêmico. Os descritores utilizados foram: “práticas avaliativas no ensino superior”, “avaliação no ensino superior”, “métodos avaliativos para alunos de graduação” e “métodos avaliativos no ensino superior”. Os materiais encontrados (artigos científicos) foram armazenados e selecionados por meio dos resumos, ou seja, a partir da leitura dos resumos foram separados os que estavam relacionados aos objetivos do presente estudo.
...