A Pesquisa educacional no Brasil: Tendências e perspectivas
Por: bettoandrade • 21/5/2018 • Resenha • 482 Palavras (2 Páginas) • 2.185 Visualizações
FERREIRA, Liliana Soares. A pesquisa educacional no Brasil: tendências e perspectivas. In: Contrapontos, vol. 9 nº 1 – pp. 43-54 – Itajaí, jan/abr 2009.
Liliana Ferreira Soares é Doutora em Educação e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul, Brasil.
O Texto “A pesquisa Educacional no Brasil: Tendências e Perspectivas” apresenta em uma abordagem avaliativa as concepções de pesquisa em educação, de forma a entender como se configuram estas concepções sob o ponto de vista histórico e sugere algumas dificuldades do trabalho neste campo da atualidade, incluindo as dificuldades nos desenvolvimentos educacionais no país.
Neste âmbito o artigo mostra diante da visão da autora a importância da pesquisa bem como a necessidade de uma boa elaboração desta. Uma vez que para desenvolver uma boa prática desta atividade é preciso buscar respostas para questionamentos já existentes que contribuirão para a compreensão de problemas do cotidiano, devendo não só garantir o relato, mas também levar o pesquisador a reflexão do tema. Assim a pesquisa surge como uma oportunidade de discussão de conflitos sociais e educacionais.
A prática da pesquisa acadêmica iniciou-se em países como França e Inglaterra e posteriormente expandiu-se para outros. Porém no Brasil o desenvolvimento desse tipo de pesquisas sejam elas no ramo da educação, ou não, era algo que não se destacavam nas universidades. Por uma questão cultural costumava-se importar pesquisas e desenvolvimento educacional de outros países para se aplicar no ensino do país. No entanto com o surgimento de movimentos como o Realista, Naturalista, Impressionista, Positivismo e o processo de industrialização do país, começaram-se a acentuar o aparecimento de tendências científicas no Brasil que colaboraram diretamente para a exploração de novos métodos educacionais e desta forma a aumentar programas educativos e pós-graduações em várias áreas do conhecimento tentando assim estabelecer planos nacionais no âmbito da educação mesmo que de forma lenta.
A partir da análise do artigo, nota-se a importância que as pesquisas acadêmicas trazem para a expansão da educação do país. Percebesse também que apesar das dificuldades houve um desenvolvimento significativo nas pesquisas educacionais no Brasil com o decorrer dos anos, principalmente nos quesitos: financiamento e qualidade na produção, inclusive o último demonstrando a capacidade do pesquisador brasileiro de produzir ciência e não apenas reproduzir teorias desenvolvidas por outros.
O texto encaminha o leitor a observação de ideias e fatos históricos que demonstram a importância da existência e da prática de pesquisas acadêmicas e educacionais e as possibilidades que estas trazem para área pedagógica, a obra pode ser facilmente entendida por estudiosos na área de educação e outros interessados na relevância e expansão do tipo de pesquisas aqui citadas, sendo indicada principalmente para graduandos e pós-graduandos na área de pedagogia e licenciatura.
_______________________________________
Resenha apresentada pela aluna Dalila Comandante de Andrade, a professora Maria da Luz Olegário responsável pela disciplina de Metodologia do Trabalho científico.
...