TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática na geografia

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

EQUIPE N.º

A PRÁTICA NA GEOGRAFIA

  1. APRESENTAÇÃO

A situação problema apresentada supõe que em uma escola, tenha sido analisado como os alunos se portam perante as disciplinas apresentadas no currículo escolar  e qual delas eles mais se identificam , deste modo é necessário que um projeto seja elaborado de forma que os problemas atuais fossem resolvidos de maneira eficiente e satisfatória.

As escolas atuais exigem do docente ainda mais dedicação e empenho, em salas onde se encontra jovens desmotivados pelo estudo e com sua capacidade intelectual voltada para outras coisas que não seja a escola é necessário determinação, empenho e muita motivação.

Em muitas escolas assim como na qual a professora Berenice coordena, há certo desinteresse pela disciplina de Geografia, que sempre possuiu como objetivo mostrar aos alunos que cidadania é também o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado.

Assim cabe a disciplina despertar o sentimento de que ele se integra em um ambiente social, portanto, precisa conhecer e sentir-se como membro participante, afetivamente ligado, responsável e comprometido historicamente.

Desta forma durante o projeto será possível acompanhar uma explicação com intuito de melhorar e enriquecer a matéria, cativando os alunos e fazendo com que eles se interessem não só pela matéria mais pela vida social fora do ambiente escolar.

  1. JUSTIFICATIVA

 

Elaborar um projeto que seja considerado não é fácil, é preciso que toda a escola se disponibilize para que este tipo de iniciativa gere resultados promissores dentro da sala de aula.

Adentramos em uma matéria de difícil compreensão, é preciso de paciência e observação para que se possa interpretar um mapa de maneira eficiente, é necessário saber os pontos cardeais e do que aquele mapa trata, é necessário uma leitura de forma que as informações não sejam perdidas durante este exercício.

O que muitas vezes é considerado complicado pelos docentes é como mostrar que aquele pequeno desenho se refere a uma enorme área e que ele retrata o que aquela região possui.

Assim os alunos acabam apenas reproduzindo o que escutaram sem realmente interpretar e entender o que aquilo realmente se trata, é para mostrar esta importância que o projeto se aplica, de maneira que eles possam ver mais do que linhas e mapas e sim fazer jus a disciplina de ter a consciência que eles integram uma sociedade e um mundo.

Explorar o desconhecido é uma das formas mais brilhantes de impressionar uma criança, mostrar a ela coisas que ela ainda não sabe e que a internet ainda não divulgou se torna cada vez mais difícil. Em um mundo aonde a informação vem com um clique pensar se torna algo complicado e difícil.

Procuremos leva-los a lugares que eles ainda não visitaram, lugares que embora saibam, nunca viram de perto. Um lugar que seja um parque ecológico, ou uma localidade específica onde possa contemplar o que cerca sua cidade e região.

  1. OBJETIVOS

Ampliar e explorar o que eles sabem através do ensino prático, mostrar a eles o mapa da região que estão e fazer com que eles encontrem pontos de referência e demais características citadas no mapa, ampliar o conhecimento topográfico, geográfico e trabalhar a cartografia para que isso seja consolidado de forma eficiente.

Analisar as legendas e debater sobre o porquê ela indica a seguinte situação. Assim a sala será envolvida facilmente no tema, de maneira que o professor explique para eles usando a realidade e a visão para que percebam o ambiente, entendam que ele faz parte da vida cotidiana de todos os moradores da cidade, consequentemente faz parte de toda disciplina de geografia integrar o aluno e ampliar seu conhecimento geral, global e social de forma geográfica, seja estudando o nível do mar ou as placas tectônicas que sustentam o continente em que estamos.

Registrar todo o ambiente com fotografias para que elas possam ser usadas futuramente em uma exposição, em sala de aula os alunos retratariam o que aprenderam desenvolvendo mapas da região com o seu ponto de vista, o que foi considerado  e o que não foi considerado no mapa que observaram, o que a região apresentou de mudanças durante este tempo que o mapa foi criado, e que poderia ser modificado e porque foi.

  1. PÚBLICO ALVO

Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental.

5. METAS

As metas se estabelecem como citadas anteriormente, o aprendizado é o mais importante, a visita a algum lugar, a análise do mapa e logo após sua comparação com as fotos, à criação de um novo mapa que possibilite abranger uma nova visão.

A ideia de citar para que sejam sempre considerados os pontos cardeais de referência assim treinando sua maneira de se ver novamente naquele ambiente, revisar quesitos simples de coordenadas para que possam utilizá-las nos mapas e auxiliar para que a criatividade seja sempre usada para gerar novas formas de aprender e ensinar a geografia.

  1. AÇÕES PROPOSTAS
  1. ETAPAS DE REALIZAÇÃO
  1. RECURSOS

8.1 HUMANOS 

8.2 MATERIAIS

  1. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Item

Atividade

MÊS

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Ago

Set

Out

Nov

Dez

1

2

3

4

*Devem ser incluídos os itens que forem necessários.

  1. AVALIAÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com