A Prevenção de tabagismo na escola
Por: João Lemos Novais • 22/12/2017 • Trabalho acadêmico • 913 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA – UNILAB
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA – ICEN
LICENCIATUTA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LCB
João Lemos Novais Ferrer
Prevenção do tabagismo na adolescência.
Acarape-Ce 2017
João Lemos Novais Ferrer
Prevenção do tabagismo na adolescência.
Atividade acadêmica apresentada como parte dos requisitos necessários para aprovação da disciplina: Instrumentalização III do 4º Semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, conduzida pelo Professora Dra. Viviane Pinho de Oliveira.
Acarape-Ce
2017
INTRODUÇÃO
Na disciplina de Instrumentalização para o ensino de Ciências e Biologia II trabalha-se a elaboração de formas diversificadas e lúdicas de ensino, com o objetivo de cativar e roubar a atenção dos alunos para a aula, de forma que o mesmo, aprenda com facilidade e espontaneamente. Sendo assim, como atividade avaliativa foi proposto a aplicação de um projeto abrangendo ciências exatas e matemática direcionadas à alunos do fundamental 1 e 2, e ensino médio.
A iniciação do tabagismo na infância e adolescências pode estar diretamente associada a diversas razões, tais como mais frequentes a imitação do comportamento do grupo, amigo próximo tabagista, ou até mesmo pelos pais que são tabagistas. O que mais acaba contribuindo para o quadro frequente dessa situação de fácil acesso, sendo apontado como um fator de iniciação e indução ao consumo.
Além da exposição a prática de fumo na adolescência possui inúmeras e importantes implicações para bem-estar e a saúde do adolescente a curto, médio e longo prazos. Jovens fumantes quando comparados aos não fumantes, consomem 3 vezes mais álcool, usam 8 vezes mais maconha, 22 vezes mais cocaína e ainda apresentam comportamento de risco como sexo sem proteção e agressão física (WHO, 2001). Os comportamentos de risco em saúde na adolescência predizem menos nível educacional na vida adulta, contribuindo para as desigualdades em saúde.
É importante salientar que nem todos os adolescentes que experimentam tabaco tornam-se dependentes, mas a partir da experimentação o risco já se torna estabelecido
.
A presente proposta é de se trabalhar a prevenção do tabagismo na adolescência, por meio da aplicação de palestras que mostrem as crianças e adolescentes os maléficos que podem trazer o tabagismo a saúde e aplicação de um instrumento no qual vai ajudar a trabalhar essa temática. Como a utilização de recursos como internet como forma de abordagem vem sendo desenvolvidas, na expectativa de maiores taxas sucessos se adicionadas as já existentes, a proposta de aplicação é um jogo interativo que promove o combate ao tabagismo desenvolvido pelo Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com o Ministério da Saúde.
Conscientizar as novas gerações sobre os malefícios obtidos pelo o uso do cigarro. Esse é o objetivo do jogo online “Agentes da Saúde por um mundo livre do cigarro”. A ideia do jogo surgiu durante a elaboração da campanha “Fumar faz mal pra você, faz mal para o planeta” para dar continuidade aos trabalhos de prevenção e combate do tabagismo do Inca. A escolha de usar uma tecnologia foi feita para a obtenção de um maior número de acesso a informação por meio dos jovens.
METODOLOGIA
...