A Prática Interdisciplinar: Relações Interpessoais
Por: kendracarv • 3/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.060 Palavras (9 Páginas) • 1.051 Visualizações
ESCOLA DEMOCRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE
Ana Elisa Azeredo 1
Fernanda Conceição dos Santos1
Kendra de Lima Carvalho 1
Tutor Externo Mireila de Souza Menezes 3
RESUMO
Este projeto tem como objetivo a democracia escolar, com a direção a participação da comunidade escolar para assim termos uma gestão democrática de qualidade, traz consigo o que é gestão democrática e quais seus benefícios para a educação, mostrando a influência da participação de todos e para seu alcance. Assim busca entender quais elementos que fundamentam a contribuição da comunidade escolar para o tão sonhado gestão democrático.
Palavras-chave: Escola; Gestão; Democracia e Sociedade
1. INTRODUÇÃO
Antes de entrar na escola democrática, vamos voltar a palavra democracia qual o significado desta palavra para podermos entender o que significa escola democrática;
Democracia trata-se de um regime político onde toda a população participa, implica no desenvolvimento e criação de leis, seja de forma direta ou por meio de representantes eleitos pelo povo
A ideia da gestão democrática na escola que se implica, a participação de toda a população nas decisões escolar na instituição, da mesma forma que acontece no regime político citado acima, todos os membros da comunidade devem participar de forma individual ou por representação na instância colegial.
No Brasil a escola democrática ganhou forma na segunda metade de 1980, quando o país entrou em processo de redemocratização, na escola a gestão democrática e um modelo de organização que implica, a participação de gestores, professores, funcionários, alunos para uma educação melhor.
Desta forma toda a comunidade deve atuar nas decisões que influenciam no trabalho pedagógico, elaboração de proposta educacional, uso de recursos financeiros e acompanhamento de ensino e aprendizagens.
Nesta forma é necessário criar um espaço de diálogo sobre o mencionado acima de forma que os projetos das instituições sejam cuidados por todos os envolvidos na comunidade escolar, vale ressaltar que a questão democrática na escola é definida pela lei de diretrizes e bases da educação (LDB).
Entre os princípios da (LDB) destacam-se a gestão democrática de ensino público “ (Art.3° Inciso VIII) “. Não adianta mostrar uma gestão democrática sem ter convicção plena nos princípios de igualdade, liberdade, fraternidade, respeito, solidariedade e empatia.
Instâncias colegiadas funcionam pela participação da comunidade escolar na gestão da instituição; Conselho escolar é composto pela comunidade externa e interna e tem a função de informar, deliberativa, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica.
Associação de pais e mestres: (APM) e a organização formada pelos pais e funcionários da instituição que buscam integração com a escola;
Grêmio estudantil: desenvolvem os interesses dos alunos e desenvolvem propostas que visam as melhorias das atividades estudantis. Ele tem uma proposta cívica, cultural, educacional, esportiva e social.
Representante de Classe: como já diz são alunos escolhidos pela turma para representar os interesses de todos os estudantes; uma das maiores vantagens é estimular os senso de responsabilidade e participação de jovens desde cedo.
2. A ESCOLA DEMOCRÁTICA.
Para termos uma escola democrática deve-se garantir a participação, transparência e autonomia da gestão alguns critérios deve considerados com vamos explicar:
Antes de mais nada, o planejamento escolar deve ter objetivos e metas, considerando todo o ano letivo para garantir o comprimento e a transparência das ações estratégicas.
Escuta ativa: outra forma de implementar a gestão democrática na escola é escutar a comunidade escolar por meio de instâncias colegiadas, desta forma todas as partes interessadas participem.
Acolhimento às demandas: umas das principais funções da gestão democrática é prestar atenção nas demandas da comunidade escolar e da sociedade em geral. Assim é possível melhorar o processo de ensino e aprendizagem e antecipar as demandas.
Na administração é necessário tanto na empresa quanto na escola que é considerada como qualquer outra instituição que precisa de administração porém com especialidade diferente de uma empresa, de tal modo que:
Embora propugnando pela aplicação da administração de empresas na escola, a maioria dos teóricos da Administração Escolar não vê uma identidade absoluta entre empresa e escola, identificando, nesta, características específicas que precisam ser levadas na devida conta. Primeiramente, consideram a peculiaridade dos objetivos da organização escolar. À diferença das empresas em geral, que visam à produção de um bem material tangível ou de um determinado, imediatamente identificáveis e facilmente avaliáveis, a escola visa a fins de difícil identificação e mensuração, quer devido seu caráter, de certa forma, abstrato, quer em razão do envolvimento inevitável de juízos de valor em sua avaliação (PARO, 2006, p. 17).
Assim a administração escolar se diferencia a administração empresarial já que possui uma natureza capitalista, com fins lucrativos, já a administração dentro da escola tem especificidades diferentes, pois o principal objetivo da escola de acordo com Paro (2006) e a transformação da sociedade.
No entanto a escola só poderá contribuir para transformação a partir do momento em que se voltar contra os interesses de conversão social, isto é, ajudando na cultura da classe trabalhadora, a administração escolar realmente comprometida com a transformação social ela acaba buscando meios que atinjam as classes menos favorecidas, entretanto se faz necessário que a escola esteja sempre de olhos bem abertos para explicação destes objetivos e o entendimento dos reais interesses deles.
...