TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  1/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome Completo:Halyne da Silva Ribeiro

RGM:27650570

Instituição:UNICID

Data:18/04/2022

Curso:Pedagogia

Disciplina:Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Atividade: Unidade I

Referindo-me as competências da BNCC vou falou sobre a metodologia ativa, gamificação que nada mais é que trabalhar com os alunos e com jogos sejam eles digitais remotos ou em sala usando um simples recurso como as cartas, onde podemos ler uma história e responder perguntas usando estratégia de jogos para vencer as etapas.

POR:

Débora Garofalo, Gislaine Batista Munhoz26 de Março | 2018

As estratégias de gamificação permitem que crianças e adolescentes atuem como protagonistas e também autores. Essa metodologia ativa ajuda a promover o protagonismo e engajamento. Considerando que o objetivo seja promover a leitura, você pode começar com narrativas curtas, que explorem uma fábula. Após promover a leitura do texto, explique aos alunos que há elementos da história espalhados pela escola – e que a missão deles é encontrar as pistas que levarão ao objetivo final. As pistas podem ser colocadas em cartas, caixas de papelão ou até mesmo objetos. O formato pode ser de uma caça ao tesouro ou de pequenas missões, que exigiriam primeiro uma pesquisa na internet ou livros da escola. Percebeu como funciona? O tempo todos os alunos são instigados a trocar idéias com os colegas, rever o objetivo do jogo, ver se a pista encontrada faz sentido. A gamificação incentivará alunos a vivenciar essa lógica da experimentação e descoberta, que podem ter como suporte narrativo, textos curtos ou longos, dependendo da proposta e da intenção do processo. Referencias: É importante que o professor traga referências de jogos, desenhos animados, filmes e histórias para ampliar a imaginação e criatividade dos estudantes. Objetivos: É importante determinar qual o objetivo para a aplicação do jogo, definindo uma lista com as habilidades e competências que se pretende alcançar com o processo. No caso de uma narrativa de leitura, explore repertório, conhecimento sobre o assunto, inferências e os aspectos que não estão implícitos, mas que fazem toda a diferença para compreensão de um enredo. Tema: Junto aos estudantes escolha um tema, idéia, desafio ou narrativa de leitura, que será utilizada até o final do processo de aprendizagem, amarrando bem todas as etapas. Jogo: Realize um roteiro com a estrutura do jogo, desde o seu início, até as atividades práticas. Por exemplo: se você escolheu uma fábula para trabalhar com os estudantes, repasse as informações necessárias e deixe que cada equipe produza um tabuleiro com um formato de trilha. Ao cair em determinada casa, o jogador deverá responder perguntas sobre a fábula ou resolver alguma questão sobre o assunto. Materiais: Explore os mais diferentes tipos de materiais, que vão de cartolina, papelão, canetinha, massinha de modelar, material de sucata e o que mais vier. O importante é vivenciar uma aprendizagem criativa. Aprendizagem: Converse com os estudantes sobre as atividades de aprendizagem, realizando conexões com a narrativa ou currículo estudado. Você deve determinar o que é necessário ser lembrado e tratar das questões que vão facilitar a compreensão do grupo. Espaços: Você e seus alunos podem ocupar espaços variados da escola. Dessa forma, você criará um vínculo de pertencimento, além de oferecer liberdade no processo de construção da aprendizagem Roteiro: Estabeleça o roteiro a ser cumprido, juntamente com a as missões a serem desvendadas pelos estudantes. A idéia é despertar a curiosidade, aguçando e correlacionando o objeto de ensino a ser estudado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com