A Psicologia da Aprendizagem Humana
Por: Camilacfmaral • 16/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.595 Palavras (15 Páginas) • 282 Visualizações
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
LUCIA FERREIRA DO AMARAL
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM HUMANA
BALNEÁRIO CAMBORIÚ- SC
2018
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
LUCIA FERREIRA DO AMARAL
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Artigo Científico Apresentado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em (Alfabetização e Letramento)
BALNEÁRIO CAMBORIÚ- SC
2018
A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Lucia Ferreira do Amaral
RESUMO
O desenvolvimento da aprendizagem humana ocorre desde a primeira infância e engloba todas as fases da aprendizagem, em outros tempos não havia a valorização da infância e por este motivo as taxas da mortalidade infantil, o trabalho infantil, o próprio desenvolvimento era precário e nossas crianças sofriam com as consequências desta visão antiquada, pois eram vistas apenas como adultos miniatura, os quais não haviam importância, pois ainda não eram seres ativos na sociedade. A partir do reconhecimento da criança como ser social, único, diferente e portador de direitos e deveres iniciou uma longa busca em compreender o que é a infância e como ocorre o desenvolvimento humano. Com a contribuição de estudiosos que analisaram a criança e procuraram entender como ocorre a aprendizagem, tivemos inúmeros avanços a medida que se tornou nítida a importância desta fase. Piaget foi um destes grandes contribuintes que compartilhou seus conhecimentos e abriu uma nova visão a respeito da infância, através de seus estudos passamos a reconhecer a psicologia infantil e a aprendizagem. Assim como Vigotsky que ressalta a magnitude da capacidade de realizar tarefas e a aprendizagem humana, vários foram os atores na psicologia do desenvolvimento infantil. Nós educadores devemos através destas pesquisas e contribuições valorizar a infância e as fases do desenvolvimento reconhecendo a magnitude de nossa influencia na vida de milhares de alunos.
Palavras-chave: Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem.
Introdução
Neste artigo cientifico abordaremos a psicologia da aprendizagem humana de acordo com vários estudiosos importantes acerca da Psicologia e a infância como: Piaget, Vygotsky, Wallon que trouxeram suas inúmeras contribuições acerca nesta vasta área de conhecimento, desde a primeira infância até o seu pleno desenvolvimento conhecendo, a ampliação de seu repertório, a fim de compreender os saberes adquiridos e a importância do desenvolvimento humano. Nos dias atuais as crianças são reconhecidas como seres únicos com direitos e deveres já adquiridos, protegidos e pré-estabelecidos em nossa legislação, mas em outros tempos a criança não possuía tais proteções, afinal a criança não passava de um mero adulto em miniatura, ser este motivo não havia o discernimento do que é a infância, sua magnitude e a seriedade das diferenças entre crianças e adultos, com os avanços de nossa sociedade este paradigma se transformou através da valorização da infância e do estudo da psicologia do desenvolvimento humano.
A partir desta valorização da infância surge em nossa sociedade teorias e fases do desenvolvimento humano, cada estudioso contribui com seu conhecimento acerca deste ramo da psicologia infantil, em outros tempos acreditava-se que o conhecimento era inato do ser humano, mas através destas contribuições e estudos a respeito da interação da criança com o meio que se desenvolveu uma visão internacionalista como Piaget descreve. Durante todo este processo de conhecer o mundo que a cerca a criança passa por fases do desenvolvimento. Conforme Piaget: “Nesse processo, investigou o desenvolvimento intelectual humano (o desenvolvimento da inteligência), dividindo-o em quatro grandes períodos: período sensóriomotor; período pré-operatório; período das operações concretas e período das operações abstratas (ou formais). ” Assim também como Vygotsky também contribui ao ressaltar a importância da aprendizagem nos níveis de Desenvolvimento, potencial, real e a aprendizagem.
O seio familiar e todos os atores envolvidos na aprendizagem tem grande relevância e prestigio nesta fase de grande destaque no desenvolvimento. Tal magnitude deve ser cautelosa a partir do pressuposto da seriedade de sua dimensão em nossa sociedade, pois será capaz de gerar transformação. A infância é o momento este que ocorre não apenas o crescimento intelectual, mas cognitivo e afetivo de todos os seres humanos, tornando aptos para gerar o crescimento da sociedade.
Desenvolvimento
O ser humano se desenvolve em todas as etapas de sua evolução, desde microrganismos à organismos mais complexos até nossa atual espécie humana, há vários estudos que englobam o desenvolvimento e a aprendizagem, tema de extrema importância ao homem. Entende-se por desenvolvimento as mudanças físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais que ocorrem em processos graduais, consistindo em um progresso dos estágios mais simples aos mais avançados de complexidade.
Durante o processo de desenvolvimento, ocorre o surgimento e expansão das capacidades do indivíduo por meio do crescimento, da maturidade e do aprendizado. O desenvolvimento pode ser entendido, também, como mudanças nas funções corporais, influenciadas por fatores emocionais e/ou sociais (Chaves, Lima, Mendonça, Custódio, & Matias, 2013; Santos, Quintão & Almeida, 2010).
A Psicologia da aprendizagem e do Desenvolvimento Humano é um estudo acerca dessas funções psicológicas, emocionais, reações motoras e intelectuais em seus processos graduais. Neste Interim o desenvolvimento deve ser entendido em seu aspecto totalizado e sua magnitude, mas para intuito de estudo, tem sido abordado a partir de seus diversos aspectos. Para Bruner: “as teorias do desenvolvimento humano parte do pressuposto de os quatro aspectos são indissociáveis, mas elas podem enfatizar aspectos diferentes, isto é estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um dos aspectos quanto ao desenvolvimento intelectual. ” (BRUNER, 1989).
Segundo Piaget;
“O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). Resulta justamente das ações e interação do sujeito com o ambiente onde vive para ele o conhecimento é uma construção que vai sendo elaborados desde a infância através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, seja eles do mundo físico ou cultural.” (PIAGET, 1971).
Através de interações que nossa aprendizagem inicial é desenvolvida com estímulos variados. A criança através deste contato com o mundo passa a ter uma necessidade de exploração e descobertas para ter uma percepção do que a cerca. De acordo com os estudos de Piaget e de sua visão interacionista, conhecemos um pouco deste processo. Pois, “Mostrou a criança e o homem num processo ativo de contínua interação, procurando entender quais os mecanismos mentais que o sujeito usa nas diferentes etapas da vida para poder entender o mundo” (RAPPAPORT, 1981). Mas para ocorrer este desenvolvimento é fundamental que ocorra esta interação, pois toda a criança precisa ser estimulada, para assim ter suas habilidades mentais, motoras e sociais desenvolvidas com intencionalidade e finalidade.
...