A QUESTÃO SOCIAL
Por: CRICEI • 21/6/2017 • Projeto de pesquisa • 424 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
A QUESTÃO SOCIAL
A questão social mostra suas dificuldades desde o início do século XIX, quando começou a se destacar na economia, sociedade e política através da industrialização da Europa. Naquela época o movimento por melhorias nas questões sociais teve início por parte de trabalhadores da sociedade inconformados com a exploração que vivia.
Esse relato nos mostra que a questão social se destacou notadamente no século XIX por causa da extrema pobreza, porém esta é só mais uma das diárias expressões que atinge a sociedade. Dentre essas expressões podemos citar a criminalidade, a educação de baixa qualidade, a falta de acesso ás informações aos indivíduos de baixa renda, a dificuldade no exercício de seus direitos, falta de saneamento básico, ineficiência da saúde pública e muitos outros.
Em relação á pobreza o que é bem característico é a falta de emprego e qualificação profissional, itens essenciais para manter ás necessidades básicas de um ser humano e lhe proporcionar dignidade. O aumento da pobreza é o fluxo alto do índice da criminalidade e isso se explica obviamente pela falta de recursos, principalmente financeiro. A conseqüência de uma educação de baixa qualidade está ligada a falta de boas escolas que tenham profissionais qualificados e com bom desempenho de atuar como verdadeiros educadores, sem falar nos baixos salários que recebem e na situação precária das escolas que trabalham. Anulando-se a qualidade na educação o acesso á informação torna-se quase impossível, pois como o cidadão pode pleitear seus direitos ou benefícios sem conhecê-los?
Concluiremos estas expressões apresentando o problema da falta de saneamento básico que ainda existe com mais precariedade nas áreas pobres da nossa sociedade. A saúde da população brasileira mais pobre é sacrificada com os índices alarmantes de falta de cobertura e de saneamento e as doenças q poderiam ser evitadas com esses investimentos na rede de abastecimento de água de coleta de esgoto, é um problema q irá persistir por várias gerações do Brasil. Esta carência do item citado leva à população a procura de atendimento nos órgãos públicos de saúde que infelizmente não podem os amparar, pois lhes faltam investimentos por parte dos nossos lideres políticos.
Resumindo, o governo deve criar políticas publicas com mais atenção a área social, pois a “questão social” atinge a vida dos sujeitos na sua garantia de direitos civis, sociais, políticos e levando a lutarem por sua “cidadania”.
...