Organização do Referencial Curricular Nacional para a educação infantil
Por: cri2016 • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.592 Palavras (11 Páginas) • 644 Visualizações
UNIUBE
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA
TRABALHO EM GRUPO
ESTUDO SOBRE O RCNEI
Laiana Cristina dos Santos Fantim, Luzia Chiarelli (líder), Maria Cristina Zanol de Oliveira, Marta Pereira da Silva (líder suplente) e Valéria Carrasco de Paula.
Nova Venécia, Abril
2015
UNIUBE
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA
Laiana Cristina dos Santos Fantim, Luzia Chiarelli (líder), Maria Cristina Zanol de Oliveira, Marta Pereira da Silva (líder suplente) e Valéria Carrasco de Paula
Trabalho em Grupo apresentado a Universidade de Uberaba turma 06, do curso de Pedagogia, etapa 5 da UNIUBE, sob a orientação da Preceptora: Eliane José Roncatto.
Nova Venécia, Abril
2015
INTRODUÇÃO
Tem por objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos nos capítulos iniciais do Volume 1: Procedimentos Metodológicos da Educação Infantil e de seus estudos sobre o RCNEI-Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.E de grande relevância estudar sobre o RCNEI (Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil), pois o mesmo irá direcionar os professores nas práticas educativas, incluindo as atividades lúdicas, pois as crianças elas aprendem mais com as brincadeiras, fala também sobre o cuidar, brincar e educar, isso tudo relacionado a educação infantil que tem como finalidade o desenvolvimento integral da crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando assim a ação da família e da comunidade.
Tópicos:
1 Organização do Referencial Curricular Nacional para a educação infantil
1.1 Organização por idade
1.2 Organização em âmbitos e eixos
2 Componentes curriculares
2.1 Objetivos
2.2 Conteúdos
2.2.1 Seleção de conteúdos
2.2.2 Integração dos conteúdos
3 Orientações didáticas
3.1 Organização do tempo
3.1.1 Atividades permanentes
3.1.2 Sequências de atividades
3.1.3 Projetos de trabalho
3.2 Organização do espaço e seleção dos materiais.
3.3 Observação, registro e avaliação formativa
A intenção do referencial é indicar caminhos que contribuam para que as crianças desenvolvam integralmente sua identidade e para que possam ser capazes de crescer como cidadãos, com direitos à infância reconhecida. Além disso, serve para que se possa realizar, nas instituições de educação, um trabalho que contribua com a socialização dos alunos dessa faixa etária, além de tornar o ambiente escolar propício ao acesso e à ampliação dos conhecimentos da realidade social e cultural. Eu não tinha conhecimento da evolução que a educação havia tido desde muitos tempos atrás, ate hoje, pois o referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticos para os profissionais que atuam diretamente com as crianças de zero a seis anos respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira. Pois a criança agora passa a ser valorizada como um ser completo, que precisa não só de cuidado, mas também de se formar como cidadão dotado de inteligência e sabedoria.O RCNEI destaca a importância do brincar na vida da criança. A partir deste tema (brincadeira na Educação Infantil) é que eu falarei um pouco. O livro nos mostra que brincar é a melhor forma para a criança aprender e que é indiscutível sua presença dentro da escola infantil. A partir deste "fala" do livro eu entendo que a brincadeira fez e faz parte da vida do ser humano enquanto criança, pois é através da brincadeira que a criança faz relação da sua vida com a sociedade, é através da brincadeira que a criança descobre sua identidade, sua profissão, entre outros.
Organização do Referencial Curricular Nacional para a educação infantil: Organização por idade: crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos. Esta faixa etária faz parte da Educação Infantil que deve ser organizada em maternal, 1° período e 2° período. O RCNEI esta destinado à Educação Infantil. Ha muito tempo atrás, existia sim educação infantil, mas não era como hoje com grandes quantidades de Ceims, muitos ainda reclamam, mas antes era bem pior, hoje as crianças são separadas por idade. A opção de organização dos objetivos conteúdos e orientações didáticos são por faixa etária e não pela designação institucional, “creche e pré escola".
Os âmbitos são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil define dois âmbitos de experiências: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. O âmbito de Formação Pessoal e Social refere-se às experiências que favorecem, prioritariamente, a construção do sujeito. Destacam-se os seguintes eixos de trabalho: Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, Matemática. Estes eixos foram escolhidos por se constituírem em uma parcela significativa da produção cultural humana que amplia e enriquece as condições de inserção das crianças na sociedade.
Componentes curriculares: Os objetivos explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades que as crianças poderão desenvolver como consequência de ações intencionais do professor. Os objetivos auxiliam na seleção de conteúdos e meios didáticos. Para que se possa atingir os objetivos é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento de varias capacidades. É importante marcar que não há aprendizagem sem conteúdos, Os conteúdos abrangem, para além de fatos, conceitos e princípios, também os conhecimentos relacionados a procedimentos, atitudes, valores e normas como objetos de aprendizagem. A explicitação de conteúdos de naturezas diversas aponta para a necessidade de se trabalhar de forma intencional e integrada com conteúdos que, na maioria das vezes, não são tratados de forma explícita e consciente.
...